Agilidade e organização são essenciais para empresas que atuam no e-commerce. Como muitos lojistas têm mais de um canal de vendas, inclusive mais de uma plataforma de e-commerce, a dica é utilizar um ERP online com integração multiplataforma.
Essa é uma tendência que vem ganhando cada vez mais adeptos, pois visa o gerenciamento amplo do negócio – desde o estoque até o faturamento, emissão de NF-e e relatórios gerenciais – sem haver desencontro de dados.
Neste post abordaremos especificamente a vantagem de adotar um ERP online que permite gerenciar múltiplas lojas Magento em um único local. A Magento é bastante utilizada pelas lojas virtuais brasileiras, especialmente as que possuem amplo acesso mensal.
Papel do ERP online no e-commerce
ERPs, também conhecidos como sistemas de gestão empresarial, vêm ganhando cada vez mais espaço entre os empresários, especialmente os do e-commerce, pois reúnem diversas ferramentas necessárias para melhorar a gestão do negócio.
Um bom software de gestão torna o armazenamento de dados seguro e acessível, simplificando o gerenciamento do negócio e reduzindo despesas com manutenção de equipamentos, equipe especializada e até mesmo energia elétrica.
Integrado às plataformas de e-commerce, o ERP online agiliza processos como gestão de estoque, fluxo de caixa, emissão de nota fiscal e boletos, acompanhamento de logística, cadastros (clientes, produtos e vendedores), além de relatórios gerenciais que organizam a contabilidade da empresa, tornam o trabalho do contador mais assertivo e auxiliam na tomada de decisões.
A facilidade da atualização automática
O ERP online proporciona respostas rápidas e simples por meio de atualizações automáticas, ou seja, o lojista não precisa desperdiçar horas do seu dia realizando downloads do software. Outra vantagem é quando a empresa de ERP online atualiza o software de graça.
Controle preciso do estoque
O sistema de gestão reúne dados de diferentes setores da empresa, proporcionando mais praticidade e segurança à administração do negócio.
Ademais, o ERP integrado diminui consideravelmente os problemas com erro no balanço de estoque, especialmente em lojas virtuais que atuam em mais de uma plataforma.
O software também acompanha reposição de mercadorias, processos de logística e cadastros de clientes e fornecedores.
Por exemplo: as compras são centralizadas e a empresa vende produtos diferentes em mais de uma loja Magento por razões diversas, como produtos específicos para públicos diferenciados, B2C e B2B.
Você pode centralizar a venda no mesmo sistema de gestão, importando os pedidos das diferentes lojas, emitindo as notas fiscais e dando baixa no estoque.
Assim, concentra as informações da empresa em um único software, dando agilidade e economia aos processos.
ERP com multiplataforma Magento
Para os e-commerces multiplataforma, é vantagem escolher um sistema de gestão online com integração de produtos e que possibilite vincular esses itens ao mesmo tempo, denominando-se “Produto Multiloja”.
O ERP permite que o lojista integre mais de uma loja Magento e tenha produtos específicos vinculados a estas lojas (além dos oriundos de outras plataformas). Com bom custo e benefício, o sistema também importa os pedidos de cada loja para emissão das notas.
Além de poder ter mais de uma loja Magento (por webservice com todas as funcionalidades), o ERP ainda oferece a opção de integração com marketplaces – ampliando as possibilidades de atuação no mercado virtual.
E então, viu como é prático administrar multiplataforma Magento por um ERP online?
Sidney Zynger
Formado em Administração de Empresas e Propaganda e Marketing pela ESPM, é diretor de marketing do Bling. É apaixonado por e-commerce e já trabalhou na implantação de várias lojas virtuais.
(sidney@bling.com.br)