Você já está começando a aquecer o seu e-Commerce para a Black Friday?

Neste ano (2017) a Black Friday será realizada no dia 24 de outubro. Segundo uma pesquisa realizada pela Google, está previsto que a Black Friday irá movimentar mais de R$2.2 bilhões de reais no comércio eletrônico.

E de acordo com os relatórios do e-Bit, o e-Commerce já teve um crescimento neste primeiro semestre, e que o crescimento do e-Commerce durante a Black Friday é eminente, já que na Black Friday de 2016 foi alcançado a marca de R$1,9 bilhões movimentados.

Este evento que ocorre tanto em lojas físicas como no mundo online, possui em cada tipo de mercado seus clientes característicos e estratégias para atrair mais clientes, e é sobre isso que estarei escrevendo neste post.

Continue lendo e confira quais os principais tipos de compradores deste evento e algumas dicas para melhorar a conversão de vendas da sua loja Magento durante a Black Friday.

Alguns conteúdos que podem te ajudar:

Principais tipos de compradores

Em datas que há uma grande movimentação no comércio como é o caso da Black Friday é muito importante preparar o seu site para atração e conversão de compradores.

Porém há alguns perfis de visitantes que se destacam durante a Black Friday e que podem dar insights diferentes para sua análise de mercado. Alguns dos tipos de compradores mais comuns durante essa data são:

Os que buscam informação

É aquele típico visitante que chega em seu site sem a intenção de comprar algo. O seu principal objetivo é encontrar as informações sobre o produto que está em busca antes de decidir comprá-lo.

Embora eles não possam ser convencidos imediatamente, uma página de produto organizada aumenta a chance desse tipo de comprador voltar a comprar em seu e-Commerce.

Alinhando um layout organizado com estratégias de remarketing você consegue trazer esse tipo de público novamente para seu eCommerce em um possível momento de compra.

Utilize a ferramenta de remarketing do Google Adwords para te ajudar nesse processo.

Que buscam pelo melhor preço

Esses visitantes procuram realizar a compra de um produto, somente se ele estiver à venda abaixo de determinado preço.

Esse tipo de comprador é atraído por promoções e ou ofertas em seu site, se esse é o seu tipo de público foque nessas estratégias. O próprio Magento já possui configurações para preço dos produtos com e sem desconto, então é só configurar em sua loja.

Indecisos

Esses visitantes entram em seu site com a intenção de comprar algo, mas… Não sabem muito bem qual produto comprar.

Eles usam o seu site como uma ferramenta para encontrar o produto certo para levar. Esse tipo de comprador é propenso a considerar Upsells e vendas cruzadas, isso significa uma oportunidade de aumentar o ticket médio e o faturamento do seu eCommerces.

Compradores em massa

São os compradores que tentam fazer o maior número de compras com o menor número possível de pedidos. Preferem comprar em um site por conta da simplicidade. A facilidade de uso e a conveniência de comprar sua loja são alguns dos elementos do site mais importantes para este tipo de comprador.

Comprador “vapt-vupt”

Esse é o tipo de comprador que tenta comprar o mais rápido possível. Ou eles encontram o que procuram e compram, muitas vezes no primeiro site que visitam independente do preço, ou senão procuram no próximo site.

Os layouts das páginas de produto e a arquitetura da informação do site são fundamentais para esse tipo de compradores. Sem contar que uma loja bem ranqueada nos motores de busca contribui bastante para o aumento no número de visitas.


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Dicas para aumentar a conversão das páginas

Uma loja virtual com muitos acessos consequentemente deveria ter mais vendas, mas para muitos eCommerces as coisas não são bem assim.

Para melhorar o número de vendas no seu eCommerce é importante tomar algumas ações. Algumas delas que podem ajudar a sua loja virtual na conversão durante a Black Friday são:

Melhorar a visibilidade da página

Isso não é uma tarefa que se dá do dia para a noite se você tem pouco investimento. Uma das melhores medidas para melhorar a visibilidade da sua loja é deixando-a nas primeiras posições dos motores de busca.

Para resultados rápidos você pode utilizar do recurso do Google Adwords para por o link de seus produtos mais vendidos nos links patrocinados apresentados no resultados de pesquisa.

Da mesma forma que você também pode integrar o Google Shopping a sua loja Magento e aparecer com destaque nos resultados de pesquisa. Este recurso também é utilizado por diversos outros grandes eCommerces como Magazine Luiza, Americanas, Submarino entre outros.

Mas também é possível adquirir os melhores resultados de pesquisa sem investir muito dinheiro, por meio da produção de conteúdo e otimização de busca das páginas de produto, por meio do uso de palavras-chaves em meta tags, meta descriptions, títulos, imagens e afins. Para saber mais confira o post entenda por que o seu concorrente tem posições melhores no Google que você.

Não esqueça do mobile

O tráfego em dispositivos móveis aumentou consideravelmente ao longo dos últimos anos.

Porém, ainda é possível encontrar eCommerces que não são adaptam aos smartphones. Esse fator além de ser um atraso para o visitante será, com certeza, um atraso para suas vendas, uma vez que grandes partes das compras por impulso são feitas pelos celulares.

É muito importante que sua loja Magento forneça aos visitantes de dispositivos móveis uma experiência de usuário de fácil usabilidade.

Se você quer receber insights do seu site na versão responsiva eu te recomendo duas ferramentas de análise do Google, o PageSpeed Insights e o Test My Site do Think With Google (Pense como o Google).

Tente aumente o ticket médio, mas com cuidado

O aumento na taxa de conversão do último semestre mostra que os visitantes estão mais propensos a comprar, uma tendência que você pode usar para refinar suas páginas com mais produtos sugeridos.

Uma dica é você usar CTAs chamativas em pop ups na página de produto ou antes do Check-out, como: “Vai levar [produto X]? Ele fica ótimo com [produto Y]” ou “Você ainda não colocou este produto em seu carrinho?” (levando em consideração algum produto que ele tenha visualizado anteriormente).

Essas técnicas podem servir para aqueles compradores que querem aproveitar os descontos e fazer as compras para mais pessoas.

Conclusão

Em datas de grande movimentação no comércio eletrônico, você varejista, precisa preparar sua loja para atração e conversão de visitantes em clientes.

Alguns fatores dependerão do seus público, principalmente do seu comportamento durante a compra. Utilize ferramentas para recolher insights do seu site e veja se ele está de acordo para com o seu público.

Velocidade, disponibilidade em dispositivos móveis, qualidade do site e de seus produtos são essenciais para qualquer eCommerce que queira se destacar durante a Black Friday.

Lembrando que se no dia da Black Friday você for fazer alguma campanha de marketing que gere acessos em seu site, lembre-se de que você precisará de hospedagem otimizada e de um time de suporte especializado evitar que seu site caia por conta de muitos acessos simultâneos.

Afinal outra forma de perder dinheiro é um eCommerce fora do ar. Uma hora fora do ar é uma hora sem vender.

Se você gostou deste conteúdo, peço que ajude mais pessoas a prepararem seus eCommerces para a Black Friday, compartilhando este artigo com seus amigos.

Caso tenha alguma dúvida sobre o assunto, por favor deixe seu comentário que terei o prazer de conversar com você a respeito.

Abraço e até a próxima!

Fonte:

Magento.com

G1.Globo.com