Seja um membro da maior Comunidade Wordpress do Brasil:

A data de lançamento do WordPress 5.0 está se aproximando. Se você ignorou todas as atualizações deste ano, agora é a hora de apertar os cintos e ter em mente que esta será a maior atualização dos últimos tempos.

O WordPress está renovando completamente a forma como os usuários e desenvolvedores utilizam a plataforma (CMS) com o novo editor Gutenberg. Agora, tudo se resume a Blocos. Você também receberá o novo tema Twenty Nineteen, que será o padrão nas novas instalações.

Lançamento do WordPress 5.0 - SECNET

O WordPress 5.0 tem seu lançamento agendado para 27 de Novembro de 2018.

Ansioso? Bem, é provável que a nova versão do WordPress traga uma revisão completa da plataforma. Será que tudo vai mudar?

No dia 27 de Novembro, o WordPress anunciou que a nova versão do Plugin JetPack será compatível com o novo editor, o Gutenberg.

Lançamento do WordPress 5.0 - SECNET

A nova versão do JetPack terá recursos disponíveis apenas para aqueles que ativarem o editor Gutenberg.

“O novo editor do WordPress, o Gutenberg, estará disponível para você assim que o WordPress 5.0 estiver disponível. Se você gostaria de testar o editor hoje, você pode instalar o plugin Gutenberg em seu site. Depois disso, você terá acesso a todos os blocos.”

Desenvolvimento WordPress 5.0

Na versão 5.0 do WordPress versão de testes, ainda há muitos bugs e problemas a serem resolvidos. Você pode ver os problemas atuais na publicação da atualização do WP 5.0.

As versões anteriores não causavam grande impacto na plataforma, porém o WP 5 terá alguns objetivos:

  • Gutenberg, o novo editor do WordPress
  • O tema WordPress Twenty Nineteen

Por mais que pareça que não há mudanças, a mudança no editor tem como objetivo criar o CMS um construtor de Websites.

A equipe do WordPress também pretende criar lançamentos maiores, fugir do que é feito agora, atualizações pequenas.

WordPress 5.0 vs PHP 7.3

Para complicar ainda mais o lançamento do WP 5.0, a data coincidiu com a data de lançamento da nova versão do PHP. Como o WordPress é desenvolvido com a linguagem seria necessário uma nova atualização após o lançamento. Parece que o lançamento do PHP será feito em 6 de Dezembro.

Data Oficial de Lançamento do WordPress 5.0

Você deve estar se perguntando: quando o WordPress 5.0 será lançado? A equipe principal do WordPress definiu como data prevista de lançamento o dia 19 de novembro de 2018. Entretanto, ainda é uma data provisória. Se tudo não estiver pronto até este dia, eles definirão também duas datas reservas de lançamento:

  • Primeira data: 27 de novembro de 2018
  • Segunda data: 22 de janeiro de 2019

Para a maioria de vocês, as duas primeiras datas não parecem muito boas, já que elas caem próximas ao Natal. Se você está trabalhando com clientes cujos sites rodam no WordPress, isso é algo a se ter em mente. Obviamente, você pode instalar o Editor Clássico ou simplesmente adiar a atualização por algum tempo.

Como se preparar para o WordPress 5.0

Recomendo que teste o WP e o editor antes em um ambiente paralelo. Você precisa testar que todos os plugins e temas serão compatíveis.

Faça Download do Plugin Gutenberg

Mesmo que ainda o WP 5.0 não foi lançado, você pode testar o editor Gutenberg. Além disso, você pode testar a nova plataforma.

Lançamento do WordPress 5.0 - SECNET

Ambiente atual – tem mudança?

O que acontece com o conteúdo que você já criou com o editor clássico com o novo editor? Bem, todo o conteúdo será exibido como caixa de edição TinyMCE. Com isso, toda a formatação do conteúdo será mantida.

Com a opção “Converter para Blocos” irá utilizar os novos recursos do Gutenberg.

Faça Backup

Caso esteja fazendo as atualizações no ambiente de produção certifique-se de fazer um backup completo do seu site WordPress, além dos arquivos de banco de dados.

Verifique Plugins e Temas

Certifique-se de que todos os plugins e o tema funcionem com a nova versão. Fique atento, pois tudo que possui interação com o editor do WordPress pode ser afetado.

Um exemplo é o plugin Yoast SEO. Ele possui caixas (meta boxes) personalizadas, que podem ser prejudicadas.

Como atualizar – pós lançamento

Assim que o WP 5.0 for lançado oficialmente você será notificado no painel de administração do CMS. Basta clicar no ícone de atualizações na barra lateral.

Em seguida clique no botão “Atualizar agora”. Enquanto for atualizado, seu site estará em modo de construção, e assim que finalizado, voltará ao normal.

Se tudo der certo, a famosa tela de “O que há de novo” aparecerá.

Conclusão

Assim como qualquer atualização, recomendo que faça testes antes. Os lançamentos destaques podem impactar no seu ambiente atual. Recomendo que faça uma cópia do seu ambiente em paralelo e atualize para a nova versão, a fim de garantir que nenhum erro ocorra.

Esse lançamento (WordPress 5.0 e o editor Gutenberg) é a maior atualização do WordPress nos últimos anos. Ela afeta a todos, desde a forma como os usuários interagem com o editor e escrevem conteúdo até a maneira com a qual os desenvolvedores codificam plugins e temas.

Só o tempo dirá se o projeto Gutenberg será um sucesso. Mas independentemente disso, o melhor a fazer é começar os testes o mais breve possível para garantir que nada vai parar de funcionar no seu site WordPress.

E aí, qual a sua opinião sobre WordPress 5.0 ou Gutenberg? Adoraria ouvir a sua opinião.

Você pode consultar mais informações na página oficial do lançamento do WordPress 5.0.