Seja um membro da maior Comunidade Wordpress do Brasil:

Os E-commerces se tornaram uma das melhores e mais populares formas de vender qualquer tipo de produto. Graças a disponibilidade da internet, ficou muito mais fácil atingir um número grande de pessoas para a venda de mercadorias e cada vez mais novas lojas aparecem para fazer uso dessa situação.

Cada loja virtual é diferente de outra: Seu design, seu público, suas necessidades e até mesmo sua hospedagem de sites. Vendo isso, diversas empresas desenvolveram diferentes tipos de plataformas para E-commerces, sendo elas pagas ou gratuitas.

Para tirar algumas dúvidas e te ajudar a decidir vou fazer um comparativo entre duas destas plataformas gratuitas: PrestaShop ou WooCommerce?

Comparativo

As comparações vão abranger tanto os pontos positivos quanto os pontos negativos das duas plataformas.

Lembrado que não pretendo favorecer nenhum dos dois lados, somente expor algumas características de cada um! ;D

Características Iniciais

Antes de partirmos diretamente para as especificações de cada produto vamos dar uma olhada rápida por cada um deles:

PrestaShop:

O PrestaShop foi fundado na França no ano de 2007 por Igor Schlumberger e Bruno Lévêque com o intuito de tornar o comércio eletrônico mais acessível. Atualmente, além de colaboradores já conta com mais de 100 funcionários.

É uma ferramenta gratuita, com opções de compras para algumas melhorias e oferece diversas opções de configurações.

WooCommerce:

O WooCommerce nasceu em 2011 após Mark, Magnus e Adii produzirem 100 temas diferentes para o WordPress desde 2008. É a ferramenta de E-commerce mais utilizada no mundo.

É um plug-in para WordPress. Muito utilizado por seu fácil e responsivo manuseio para todo tipo de usuário.

Temas

São importantes para manter uma loja mais atraente e até facilitar o uso dos visitantes e clientes!

PrestaShop:

O tema padrão já incluido no PrestaShop é responsivo para diferentes tamanhos de telas,  porém não possui outros temas gratuitos em seu marketplace.

Os preços dos temas podem variar entre $74.99 e $639.99, sendo responsivos ou não.

WooCommerce:

Por ser um plug-in do WordPress pode usar uma grande quantidade de temas destinados á plataforma. Alguns desses temas podem precisar de outros plug-ins para funcionar corretamente.

Disponibiliza 3 temas gratuitos em seu marketplace.

Além disso, possuí uma comunidade gigante que disponibiliza muitos temas gratuitos e pagos.

Segurança

A segurança em uma plataforma de E-commerce é basicamente garantir que vulnerabilidades sejam descobertas e corrigidas, assim como a defesa contra certos Malwares que possam prejudicar usuários e administradores da loja virtual.

PrestaShop:

As versões mais antigas do que a 1.6.1.0 tem um problema de vulnerabilidade. Sendo assim, para garantir a segurança de uma loja PrestaShop o ideal seria obter ou atualizar para a versão mais recente da plataforma.

É importante ficar atento ao selecionar temas que podem ser encontrados na internet. Alguns podem possuir Malwares e prejudicar a loja em que forem instalados.

WooCommerce:

Conta com basicamente toda a segurança que o WordPress possuí mas, assim como o PrestaShop, temas e plugins anulados ou desatualizados podem trazer riscos para o site.

Uma boa hospedagem de sites e atualizações periódicas destes produtos são fatores-chave para manter a segurança e integridade de lojas nas duas plataformas.

SEO

 O SEO é indispensável para qualquer comércio online. Quanto melhor o ranking de um site, mais acesso ele têm. Para lojas virtuais isso significa mais vendas!

E o PrestaShop ou WooCommerce se saem muito bem nesse quesito!

 

SEO

PrestaShop:

É rico em plugins e extensões benéficas que ajudam a aumentar a visibilidade na SERP, aumentar o tráfego e, consequentemente, resultam em mais vendas. Grande parte destes plugins são gratuitos.


E-BOOK GRÁTIS


10 Plugins Indispensáveis para WooCommerce

WooCommerce:

Se tratando de um Open Source existem muitas coisas que você pode fazer manualmente, mexendo nos códigos ou instalando um plug-ins para cuidar e te ajudar a ganhar posições no Google.

O plug-in gratuito mais popular é o Yoast SEO, que torna seu site amigável para trabalhar com o SEO.

Editar Produtos

Quantidade em estoque, valores e retiradas de produtos do catálogo são dados que diariamente são movimentados e alterados por lojistas. A edição desses valores devem agradar e facilitar o dono do E-commerce para auxiliar no processo de manutenção da loja virtual.

PrestaShop:

Na edição de produtos não é possível editar mercadorias em grande quantidade. Existem alguns plug-ins que disponibilizam esse recurso, mas possuem um preço elevado.

WooCommerce:

No WooCommerce, por sua vez, a edição dos produtos pode ser feita em massa. Porém, alguns problemas podem surgir quando essa “massa” for maior que 100 produtos ao mesmo tempo.

Conclusão

Como vimos, as duas plataformas possuem seus pontos fortes assim como seus pontos fracos. A escolha entre PrestaShop ou WooCommerce como plataforma para montar uma loja virtual somente pode ser feita pelo proprietário, uma vez que ele compreende os recursos que seu E-commerce precisa.

Importante ressaltar: algumas das características que citei dependem de fatores externos para “funcionar corretamente” como a hospedagem de sites, Certificado SSL e versões das plataformas e seus plug-ins.

Espero ter ajudado e tirado algumas dúvidas que poderiam existir.

Caso conheça alguém que possa se interessar pelo conteúdo desse artigo, peço que compartilhe!

Um forte abraço!

Quer receber mais conteúdos como esse por e-mail de graça?

Cadastre-se agora e seja um membro da maior Comunidade Wordpress do Brasil!