Seja um membro da maior Comunidade Zimbra do Brasil:

Alguma vez você já se deparou com um serviço de e-mail mais qualificado, de maior desempenho e melhor custo benefício? Mas não considerou trocar de hospedagem por não saber como migrar todo o conteúdo das suas caixas de e-mail?

Esse é um medo comum que qualquer empresa ou pessoa que utiliza os e-mails todos os dias para realização de grandes negócios e troca de informações constantes possui.

A SECNET oferece uma solução para hospedagem de e-mail em nuvem que garante um alto nível de segurança, disponibilidade e compatibilidade com as demais ferramentas de sincronização de e-mail, como Outlook, Thunderbird, etc., e com isso, realizar o processo de migração do conteúdo de e-mails, se tornou ainda mais fácil.

Se você ainda não conhece nossas soluções de e-mail Zimbra, vou deixar abaixo um link para que você possa entender melhor sobre este serviço e neste artigo, vou te explicar também como funciona o processo de migração das caixas de e-mail e seus conteúdos para a SECNET.

Vamos lá!

Como ter certeza que o plano indicado é o ideal para os meus e-mails?

Ao contratar qualquer serviço de hospedagem de e-mail com a SECNET, nossa Equipe de Suporte primeiro realizará um levantamento técnico do seu ambiente. Este processo não tem custo algum e seus dados também não serão expostos, para garantir isto, um de nossos Analistas Comerciais irá lhe acompanhar durante todo o procedimento.

Após finalizar o processo de levantamento técnico, o Analista Comercial que está acompanhando o processo junto à você irá lhe apresentar os planos adequados para o seu negócio a partir do levantamento realizado, dessa forma, garantirá que o plano indicado será efetivo para o seu negócio.

Caso você desejar, é possível solicitar duas contas de e-mail Zimbra para teste, assim será possível ter contato com a plataforma e verificar todos os recursos que ela disponibiliza, como por exemplo: colaboração entre e-mail, lista de contatos, calendário, tarefas, aplicações corporativas e muito mais.

Migrando o conteúdo dos meus e-mails

Ao contratar a solução de e-mail Zimbra ideal para o seu negócio com a SECNET, nossa Equipe de Suporte novamente irá lhe acompanhar durante todo o processo de migração das contas e conteúdos de e-mail.

Você receberá um Ticket de Suporte com o assunto Configuração e Instalação Zimbra – seudominio.com.br onde será possível acompanhar cada detalhe de entrega do serviço contratado, sendo possível também relatar possíveis dúvidas contando com uma Equipe de Suporte especializada em e-mail corporativo Zimbra à sua disposição para esclarecimentos.

Como nossa equipe já terá o levantamento técnico dos seus e-mail realizado antes do processo de contratação do serviço, a migração das caixas de e-mail se tornará muito mais fácil, rápida e segura, pois todas as informações referente à quantidade de contas de e-mail, espaço em disco utilizado e configuração das contas já terão sido previamente definidos e identificados.

Após criação de todas as contas de e-mail no ambiente Zimbra contratado com a SECNET, será preciso efetuar a migração do conteúdo dos seus e-mails e você deve estar se perguntando, como este processo irá funcionar? Não fique preocupado, vou deixar abaixo um passo a passo do que é realizado para que você possa ter entendimento:

  • Após criadas as contas de e-mail no ambiente Zimbra contratado com a SECNET a nossa Equipe de Suporte irá guardar em um documento confidencial uma relação das senhas usadas para criar estas contas de e-mail. Observação: Recomendamos que as senhas sejam alteradas assim que o procedimento de migração de conteúdo de e-mails for finalizado.
  • O próximo passo, será a criação de um script de migração de conteúdo de e-mails, para isso, nossa Equipe de Suporte precisará conhecer todas as senhas das contas de e-mail em seu atual ambiente. Um dúvida comum, pode ser: “mas eu mal sei a senha da minha conta de e-mail, como saberei a de todos os demais colaboradores que também utilizam este serviço?”. Fique tranquilo, para facilitar o processo, recomendamos que você altere as senhas das contas de e-mail no seu ambiente atual para uma mesma senha padrão e informe à todos os demais colaboradores, dessa forma, você poderá continuar utilizando o serviço de e-mail com sucesso até que o processo de migração do conteúdo de e-mails para o seu ambiente contratado com a SECNET seja finalizado. A criação do script, será semelhante a dos conteúdos já criados pela SECNET que estou lhe passando abaixo para seu conhecimento:
  • Depois da criação do script, ele será executado no seu servidor de e-mail Zimbra contratado com a SECNET e uma estimativa de duração de tempo para execução do script será informado para você no Ticket de Suporte. Lembra-se, durante todo este processo você terá um analista lhe acompanhando.
  • Finalizado o processo de execução do script criado pela Equipe de Suporte da SECNET que caracteriza a migração do conteúdo de e-mails, você receberá instruções via Ticket de Suporte para realizar as devidas alterações DNS a fim de que seus e-mails operem com sucesso e de forma efetiva na SECNET. Este processo é realizado em horário estratégico e combinado com você para que seus serviços não sofram interrupções devido à propagação DNS:

  • Após a propagação DNS e seus e-mails já estarem operando no ambiente Zimbra contratado com a SECNET, faremos novamente a migração do conteúdo de e-mails para garantir que todos os conteúdos foram migrados e que nenhum dado foi perdido durante o processo.

Para finalizar…

Viu só, migrar o conteúdo de todas as suas caixas de e-mail nunca tão rápido, seguro e efetivo quanto na SECNET.

Durante todo este procedimento, seus serviços não irão parar de funcionar! Então, você estará trocando para uma hospedagem mais segura e de alto desempenho sem sentir esta experiência como um transtorno ou atraso na continuidade das suas comunicações e negociações via e-mail. Tudo isso pois garantimos um suporte especializado em e-mail corporativo pronto e lhe ajudar.

Lembrando que a única indisponibilidade que você pode notar é durante a alteração dos registros DNS para que seu serviço passe a operar no ambiente contratado com a SECNET. Mas como informei acima, este processo é realizado em horário estratégico para que você tenha uma ótima experiência durante todo este processo.

Espero ter lhe ajudado e esclarecido as suas dúvidas, até a próxima!

Quer receber mais conteúdos como esse por e-mail de graça?

Cadastre-se agora e seja um membro da maior Comunidade Zimbra do Brasil!