Seja um membro da maior Comunidade Wordpress do Brasil:

Com mais de 332 milhões de domínios no mundo sendo quase 4 milhões somente no Brasil sabemos que deixar seu site em evidência é uma missão que até o Tom Cruise poderia achar impossível.

E como chamar a atenção do seu público dentre os 116 milhões de usuários de internet no país?

Quando falamos em “Performance WordPress” ou “melhorar o WordPress” logo se imaginam técnicas de SEO para aplicar em seu site, mas se você já tem aplicado essas técnicas e ainda busca resultados melhores, tenho boas notícias!

Neste artigo vou abordar algumas maneiras de melhorar a performance de seu WordPress, tanto em velocidade como em público.

É claro que o SEO têm uma relação com a velocidade de seu site, mas vou te explicar como oferecer uma melhor experiência para seus visitantes.

Performance x Velocidade

Você consegue diferenciar Performance e Velocidade?

Ao ouvir essas duas palavras você pode imaginar que se referem a mesma coisa. Mas posso te garantir que não!

Vamos supor que você tenha um site, onde após fazer diversos ajustes você conseguiu manter o carregamento dele abaixo dos 2 segundos. Isso é velocidade.

Mas e quanto ao resto? Seu site é responsivo? Todas as páginas dele carregam da mesma forma? Ele têm trazido resultados satisfatórios?

Se a resposta para alguma dessas perguntas for “não” então seu site precisa de um investimento em performance.

Sendo assim, um site com uma ótima velocidade precisa ter um bom desempenho em outras áreas. Uma boa performance.

Como em uma corrida, por exemplo. O piloto que larga em 2° lugar e termina na mesma posição pode ter feito uma boa performance. Mas se em outro dia um piloto largar em 10° lugar e terminar em 2°, quem podemos considerar que teve a melhor performance?

Como-melhorar-a-performance-de-seu-site-Wordpress-corrida

Por isso, o investimento na performance de seu ambiente é essencial para que ele melhore não somente internamente, mas fazer até com que seja otimizado nos motores de busca.

De uma maneira geral, pode-se afirmar que a velocidade faz parte de uma boa performance, mas não pode “trabalhar sozinha”. É como correr sem sair do lugar.

Dica rápida

  • Simplifique e minimize o código de sua página;
  • Limpe seu banco de dados;
  • Comprima as imagens.

Performance WordPress

Como-melhorar-a-performance-de-seu-site-Wordpress-negativo-todos

Mas afinal, então o que é performance WordPress?

Bom, com essa quantidade de domínios com a mesma plataforma que existem no Brasil e no mundo é mais do que certo que vários sites tenham dificuldades semelhantes com relação à performance.

Essas dificuldades, por mais que pareçam impossível, geralmente têm soluções.

Vamos observar alguns dos principais problemas na performance WordPress

Carregamento desuniforme

Como-melhorar-a-performance-de-seu-site-Wordpress-negativo1

Quando um site têm foco em otimizar somente algumas páginas, ocorre um desequilíbrio entre as páginas do domínio.

É como você entrar na home (“página inicial”) de um site com um ótimo carregamento, mas ao tentar entrar em outra página como a de contato, por exemplo, ela tenha um carregamento lento. Você tem uma certa “quebra de expectativa”.

Atualização “adiada”

Como-melhorar-a-performance-de-seu-site-Wordpress-negativo2

A equipe do WordPress trabalha sempre para melhorar a experiência do WordPress como um todo, tanto em fluidez como em correção de bugs e incompatibilidades, além de outros problemas.

Ao utilizar um site desatualizado, você corre o risco de se expor a malwares e navegar em um ambiente que não aproveita a total performance do WordPress.

Responsividade e mobilidade

Como-melhorar-a-performance-de-seu-site-Wordpress-negativo3

O mundo da tecnologia está sempre crescendo, mudando e inovando. Todos os dias surgem novos tipos de produtos.

Se pensarmos em telas por exemplo, percebemos uma quantidade de tamanhos e resoluções muito grande. Celulares estão usando proporções de tela de 21:9, monitores com resoluções e proporções 16:9 ou 16:10…Enfim, o importante é saber que cada usuário pode ter um produto diferente.

Um site sem responsividade ou mobilidade pode incomodar ou dar a impressão de algo que não foi “cuidado” e preparado para grande parte dos clientes. Algo sem “profissionalismo”.

Insegurança

Como-melhorar-a-performance-de-seu-site-Wordpress-negativo4

Entrar em uma página e não encontrar ao lado do URL um aviso de “seguro” é desconfortável, não?

Trocas de informações podem ficar expostas e dados compartilhados pelos usuários serem comprometidos. Além disso, o Google Chrome começará a demarcar todos os sites sem algum tipo de certificado de segurança como “não seguro” e prejudicará o SEO destes ambientes.


E-BOOK GRÁTIS


6 Segredos que ninguém conta de como ganhar a 1ª página do Google

Soluções

Como-melhorar-a-performance-de-seu-site-Wordpress-positivo-todos

Se o seu site têm alguma dessas características, é importante investir em melhoramentos de performance nestas áreas.

Por mais que algumas situações pareçam muito complicadas ou até impossíveis de resolver, os problemas com performance WordPress são em grande parte simples de resolver.

Se observar bem os problemas que estão exemplificados neste artigo pode encontrar as soluções nas entrelinhas. Mas para facilitar, vou citar alguns melhoramentos que deve aplicar nestas situações.

Uniformidade

Como-melhorar-a-performance-de-seu-site-Wordpress-positivo-load1

Ter o carregamento e performance uniforme de todas as páginas do seu site é essencial para manter a qualidade e desempenho dele.

Invista em todas as páginas de forma semelhante, mantendo a qualidade e velocidade em todas.

Atualizações

Como-melhorar-a-performance-de-seu-site-Wordpress-positivo-update2

Correções de bugs, proteção a certos malwares, melhoramentos, updates… Enfim, são muitas as vantagens de manter atualizado seu WordPress.

Seu site pode ganhar um ganho de otimização, já que as atualizações podem vir acompanhadas disso.

Mas claro, não somente o WordPress deve ser atualizado periodicamente. Updates de seus temas e plugins devem ser acompanhados. Ah, importante lembrar que a implantação desses temas e plugins devem ter uma pesquisa com antecedência, pois podem gerar problemas futuros.

Responsividade e Mobilidade

Como-melhorar-a-performance-de-seu-site-Wordpress-positivo-mobile3

Invista em um desenvolvimento do site que trabalhe bem com vários tamanhos e proporções de telas, assim como diferentes dispositivos.

Deixe o site com uma boa responsividade. Menus que respondem de forma correta, links adequados e um visual atrativo aos usuários.

Segurança

Como-melhorar-a-performance-de-seu-site-Wordpress-positivo-lock4

Certificados de segurança são importantes tanto no gerenciamento de dados do produto como no conforto de seus usuários. Portanto, invista em um Certificado SSL para seu site. Assim você fica livre de possíveis riscos de segurança e futuras “dores de cabeça”.
Entenda mais sobre os Certificados SSL

Hospedagem Otimizada

Como-melhorar-a-performance-de-seu-site-Wordpress-positivo-host5

Sua hospedagem de sites pode ter uma influência muito grande no desempenho de seu site.

Invista em um hosting que mantenha seu site otimizado e principalmente com um uptime grande e garantido.

Hospedagem de sites que disponibiliza um ambiente para armazenar seu site com componentes “potentes” como um processador robusto, um armazenamento em SSDs e um suporte de qualidade e na sua língua.

Conclusão

Ainda com algum tipo de receio sobre otimizar o desempenho, performance ou velocidade de seu site WordPress? Dê uma olhada nos diversos artigos que temos disponíveis em nosso Blog, tenho certeza que vão ajudar você e mostrar outras formas de melhorar ainda mais o seu ambiente.

A performance WordPress pode deixar de ser satisfatória por descuido ou em função do tempo.

Então é importante ficar atento à atualizações e seguir as dicas deste post.

Espero ter ajudado. Caso conheça alguém que possa se interessar por este conteúdo não deixe de compartilhar!

Forte abraço e bons negócios!