Seja um membro da maior Comunidade Wordpress do Brasil:

Após todo o processo de escolha de domínio e hospedagem para seu site WordPress, download, Instalação e configuração da plataforma, agora só falta lançar seu site no ar, certo?

Não tão rápido.

Hospedagem de Sites - SECNET

Seguro e feito sob medida para o seu negócio – Fale com um especialista sem compromisso

Antes de começar a preencher o seu ambiente com artigos, desenvolver propagandas para atrair o público ou até iniciar vendas você deve fazer algumas configurações para torná-lo um sucesso.

Coisas que são muito mais vantajosas de fazer no início do que no futuro, como permalinks e backups.

 

Todos-Segurança-6 coisas para fazer imediatamente após o lançamento de um site WordPress

Pensando nisso, separei para você 6 coisas para fazer imediatamente após o lançamento de um site WordPress.

1.Segurança no Login

Segurança-6 coisas para fazer imediatamente após o lançamento de um site WordPress

Em uma pesquisa feita em 2016 pelo Wordfence sobre proprietários de sites wordpress que foram hackeados foi registrado que 20% dos ataques vieram de ataques de força bruta ou roubo de senhas, ambos envolvendo uma senha insegura.

Claro, senhas fracas são um problema em qualquer site. Mas o WordPress é um recurso que nunca deveria ser invadido, pois se um hacker conseguir acesso ao administrador seu site poderá ser inteiramente prejudicado.

Para criar uma senha forte para seu WordPress você pode usar o gerador de senha da SECNET, ou se preferir pode utilizar o gerador de senhas que o WordPress oferece.

Você pode melhorar ainda mais a segurança do seus dados e dos usuários do seu site WordPress com um Certificado SSL. Com ele todos as informações trocadas entre os usuários de seu site e o seu servidor são criptografadas. Assim, suas informações estarão protegidas contra qualquer tipo de furto.

2.Teste a velocidade do seu site

velocidade-6 coisas para fazer imediatamente após o lançamento de um site WordPress

Para uma boa experiência do usuário e para as classificações de sistemas de busca como o Google, a velocidade que seu site WordPress carrega é imensamente importante.

Na internet, se tratando de tempo de carregamento de um site, quanto mais rápido melhor. E à medida que o tempo passa ou usuários vão se tornando mais exigentes com isso.

Para sites de lojas virtuais, o tempo de carregamento é extremamente importante. Cada vez mais os clientes acabam procurando outras lojas com um carregamento mais veloz para efetuar suas compras.

Para verificar a velocidade que seu site carrega você pode utilizar ferramentas como o GTmetrix ou uma extensão para o Google Chrome como o Page load time.

3.Mobilidade

mobilidade-6 coisas para fazer imediatamente após o lançamento de um site WordPress

O uso de aparelhos móveis para acessar a internet não é novidade desde o início do milénio. Cada vez mais o uso de aparelhos mobile cresce e atualmente representam a maior parte do tráfego da internet no Brasil e em diversos países.

Além disso, o Google começará a utilizar a versão de celular da página como indexação e classificação nos resultados das buscas. (Você pode ler mais sobre o assunto aqui)

Por isso é importante garantir que seu site seja responsivo a todos os tipos de aparelhos que o acessarem.

Desenvolva um design responsivo para ambos e que se adapte bem aos diferentes dispositivos.

Você pode utilizar uma ferramenta como o Responsive Design Checker para conferir a aparência e responsividade de seu ambiente.


E-BOOK GRÁTIS


6 Segredos que ninguém conta de como ganhar a 1ª página do Google

4. Mídias Sociais

midias-6 coisas para fazer imediatamente após o lançamento de um site WordPress

Para ajudar a alavancar o crescimento de seu site e consequentemente suas vendas logo no início, invista em redes sociais.

Com elas você consegue atingir um número maior de pessoas através de publicações ou enquetes. Além disso o Facebook, por exemplo, oferece um gerenciamento sensacional de sua página, com diversas ferramentas e formas de publicações através do Facebook Business.

Ele permite que várias pessoas tenham acesso ao gerenciamento de sua página. Dessa forma você não precisa “dividir uma conta” entre várias pessoas.

Se você preferir pode contratar um serviço de gerenciamento de mídias, onde as redes sociais de seu site serão responsabilidade de terceiros. Eles administrarão suas redes de acordo com o contrato estabelecido.

5.SEO

seo-6 coisas para fazer imediatamente após o lançamento de um site WordPress

SEO, é a abreviação de Search Engine Optimization (Otimização do Mecanismo de Busca), é uma estratégia para ajudar seu site a ter uma classificação mais alta nos mecanismos de busca, como o Google gerando mais acessos ao seu site.

O WordPress não é muito otimizado para SEO, mas com a ajuda de um plugin, gratuito ou pago, você consegue mudar isso.

Um dos melhores plugins de SEO que você pode encontrar é o Yoast SEO, algumas características dele são:

  • Ele possui um assistente de configuração para ajudá-lo a começar a trabalhar;
  • Com ele você pode otimizar partes individuais do conteúdo de seu site;
  • Ele informará se há algum problema com seu site (como alguma ativação acidental que influencia no SEO).

6. Desenvolva um formulário de contato

formulário-6 coisas para fazer imediatamente após o lançamento de um site WordPress

É importante permitir que seus visitantes entrem em contato com você. Por isso, simplifique tudo criando um formulário de contato para isso.

Uma ótima ferramenta é o Contact Form 7. Ele é um plugin gratuito e muito popular, contando com o idioma em português e mais de 5 milhões de downloads.

Possui uma forma simples de desenvolver um formulário e permite que você crie campos como endereços de e-mail, nomes, assuntos e mensagens. Você pode até adicionar captcha para evitar que os spammers preencham o formulário.

Conclusão

Se você seguir estas etapas pode ter certeza que seu site WordPress vai estar muito mais preparado para enfrentar os desafios da internet.

É importante não esquecer de manter seu WordPress atualizado, pois a cada nova versão são corrigidos erros, fragilidades, bugs e outros problemas que são descobertos.

O WordPress é uma plataforma grande e muito popular. Sendo assim possui uma comunidade abrangente e um blog com muitas informações e notícias.

Confira também dicas sobre como melhorar seu WordPress e novidades sobre a plataforma em nosso blog.

Caso tenha alguma dúvida, não deixe de comentar.

Se conhece alguém que possa gostar desse conteúdo, peço que compartilhe. Informação nunca é demais! ?

Um forte abraço!

Quer receber mais conteúdos como esse por e-mail de graça?

Cadastre-se agora e seja um membro da maior Comunidade Wordpress do Brasil!