Seja um membro da maior Comunidade Magento do Brasil:

Alterar a cor de um banner, o tamanho de um  botão… Hummm? O que faria minha loja converter mais? Não faço ideia. Tenho medo de arriscar e oferecer algo que espante meus clientes. O que que eu faço? ?

É… Se você está passando, ou já passou, por algo parecido saiba que fazer alterações de uma hora para a outra sem o mínimo de análise pode levar o seu site a ruína.

Mas calma, uma forma de garantir que seu site tenha, ou mantenha, seus bons resultados é testando cada alteração.

Algo que eu aprendi ao longo dos anos aqui na SECNET foi que sem métricas o seu negócio está fadado a “entrar no jogo com os olhos fechados”.

Cada tipo de negócio tem sua particularidade e seguir uma receita pronta pode não ser a melhor solução. Nesses casos testar as alterações em seu eCommerce e optar pela a que traz melhores resultados pode ser a melhor maneira do seu site alcançar o sucesso.

Mas como metrificar cada alteração na minha loja virtual? – Você me pergunta.

Eu te respondo – Simples, basta você configurar teste A/B no Magento.

Para você que não sabe o que é teste A/B, calma… Já, já, voltamos neste tópico.

Bem, e para você que tem uma loja virtual Magento e sofre deste problema, continue lendo esse material e veja como configurar o teste A/B no Magento.

O que é teste A/B?

teste A/B é um teste feito para realizar comparações entre duas versões com o mesmo propósito, mas com formas diferentes de chegar ao seu objetivo.

Por exemplo, você pode testar duas versões da home do seu site para analisar qual delas terá melhor conversão com um objetivo.

Você precisa então de duas variações para saber qual delas gera melhores resultados, como, ver se um banner com botão tem mais cliques que um banner sem botão.

Por que fazer teste A/B?

O teste A/B te ajuda, principalmente, a desenvolver o seu negócio sem se basear em “chutes”.

Ele irá te auxiliar a deixar o “eu acho que” de lado e começar a te dar insights reais, das pessoas que frequentam o seu site, sobre qual a melhor forma de mudar o seu negócio.

Contudo, um dos fatores que devem ser levados em consideração para saber quando é o momento de fazer um teste A/B é o número de visitas na página em questão.

Pois com um número baixo de acessos na página ficará extremamente difícil obter um resultado que realmente gere resultados em seu eCommerce.

Como configurar teste A/B no Magento - SECNET

Como configurar teste A/B no Magento

Considerações iniciais: existem vários softwares para realizar este tipo de teste, principalmente para mensurar os resultados, acredito que você esteja usando a ferramenta de análise do Google Analyics.

O Google possibilita que você teste o desempenho de todas as páginas separadamente, mas não em blocos da mesma página. Para uma análise mais precisa você terá que duplicar a página que será alterada.

Você precisará de acesso ao <head> do seu site para inserir os códigos necessários. Se for muito difícil para você peça ajuda ao seu desenvolvedor inserir o código.

Se você quer testar várias alterações, bem, o recomendado seria você testar uma mudança por vez para obter resultados com maior precisão.

E o principal, foque em seu objetivo quando realizar um teste A/B, pois você precisa de uma métrica para determinar qual mudança deve ser escolhida. Na maioria dos casos, você usará um dos dados fornecidos pelo Google Analytics como base.

Criando uma página duplicada para teste A/B no Magento

1. Copie a página que deseja testar

Vá até a página de edição de produto e aperte o botão Duplicar. As configurações duplicadas do produto devem ser idênticas às do seu produto original.

2. Altere o SKU

O campo SKU deve ser exclusivo para cada produto, não esqueça de alterá-lo adicionando o número no nome original.

3. Altere a URL

A URL da sua página de teste deve ser, obrigatoriamente, diferente da original. Você não deve deixar o Magento crie automaticamente um redirecionamento permanente para seu URL antigo.

4. Altere a visibilidade

Faça o seu produto de teste acessível apenas por URL direta. Você pode fazer isso, definindo a visibilidade de página para Catalog, ou seja, não será visto nos resultados de pesquisa em seu site.

A visibilidade no modo Catalog significa que seu produto pode ser acessado por meio de categorias às quais é atribuído. Então, o próximo passo é excluir o produto de teste de todas as categorias. Isso pode ser feito na guia Categories.

5. Defina o meta robots para essa página de teste

Você não precisa que sua página de teste seja indexada pelo Google, então, restrinja o acesso de dos Robots do Google adicionando o código abaixo no <head> da sua página de teste:

<meta name = “robots” content = “noindex, nofollow”>

6. Copie os comentários dos produtos

Um influenciador direto das vendas são as avaliações e os comentários dos clientes, então, não há razão em testar qualquer coisa se sua página de teste não mostrar os reviews da página original.

Desconsidere essa etapa se o seu objetivo é ver a influência das avaliações sobre as vendas, removendo comentários da página de teste ou se a página original do produto não possuir comentários dos clientes. ?

7. Verifique se tudo foi duplicado corretamente

Não há uma solução certa para isso, pois cada loja Magento possui seu próprio projeto, extensões e outras personalizações.

Você precisará verificar todos os campos, links e formulários para ter certeza que você tem duas páginas iguais. Com apenas a alteração do elemento que está sendo testado.

Configurando teste A/B no Magento no Google Analytics

Agora que suas páginas estão prontas, é hora de configurar o Google Analytics para poder mensurar os resultados.

1. Logue na sua conta do Google Analytics

Após fazer login em sua conta do Google Analytics vá em Comportamento Experimentos.

2. Crie um novo experimento

Clique em ‘Criar Experimento’, e você será redirecionado para a página com os detalhes do experimento.

  • Escolha um nome descritivo para o seu teste;
  • Escolha o objetivo como dito no início do tutorial que você iria precisar de um antes de começarmos;
  • Quanto à porcentagem de tráfego, é recomendável que se use 100% dos visitantes e que eles sejam distribuídos de forma dinâmica em cada variação da página com base em seu desempenho.

Dica: Você pode usar o método acima método em páginas populares para receber resultados mais rapidamente, e enquanto isso, não perder conversões demais.

Depois de criar o experimento será preciso configurá-la, salve as alterações para redirecionar para a próxima etapa.

3. Configure o Experimento

Adicione sua página original, bem como o teste, você também pode adicionar outros nomes descritivos nesta etapa. Salve as alterações para ser redirecionado a etapa seguinte.

4. Copie o código

Sendo redirecionado para esta página será disponibilizado para você um código responsável pela distribuição de visitas entre o site original e as páginas de teste.

Pois depois de colocado em sua página original as visitas em seu site partirão primeiro da sua página original e, em seguida, alguns deles serão redirecionados para a outra versão.

Enquanto isso a variação poderá ser acessada através da URL direta, mas nesse caso, os dados do experimento não serão precisos. E é por isso que é importante “esconder” está página das outras formas de acesso.

5. Preparar… Revisar… Fogo!

Agora o experiemento já estará em andamento, basta você revisá-la e pronto.


E-BOOK GRÁTIS

Guia Prático para Loja Virtual Magento

O que analisar

Quando sua experimento estiver finalizada, você pode analisar os resultados e agir de acordo com o retorno que recebeu. Não se esqueça de segmentar seu tráfego para ver a análise completa. Recomenda-se, segmentar os visitantes da seguinte maneira:

Por comportamento: Novo vs Retorno;

Por fonte de tráfego: Direto, Orgânico, Pago e Referência.

Algumas coisas que você precisa saber são:

e-Book - O guia prático para Loja Virtual Magento - SECNET

Tenha paciência e faça teste A/B no Magento

Se você realmente está em busca do caminho certo para o sucesso da sua loja virtual Magento o teste A/B será de grande importância para criar páginas cada vez melhores e aumentar a conversão em seu eCommerce.

As métricas para serem analisadas dependerão do seu objetivo principal então é quase que impossível dizer o que você deve analisar sem um estudo aprofundado.

Caso ainda não tenha achado a página ideal para conversão eu te recomendo que você deve testar, testar e testar alterações diferentes em sua loja Magento. Pois isso irá ajudá-lo em suas vendas e em ter um site incrível.

Espero que tenha gostado deste conteúdo. Se você tiver dúvida, preocupação ou ideia, por favor, deixe nos comentários, será um prazer conversar com você.

Abraços e até a próxima

Quer receber mais conteúdos como esse por e-mail de graça?

Cadastre-se agora e seja um membro da maior Comunidade Magento do Brasil!