O SEO Magento é fundamental para o seu site, depois de aplicar as dicas desse artigo, sua loja virtual vai se tornar uma máquina de classificação nos buscadores. É importante também ter consciência de que para estar entre os primeiros resultados da busca, é necessário realizar um conjunto de ações para otimização.

Antes da aplicação dessas dicas, é importante você entender como fazer pesquisas com palavras-chave.

Tabela de conteúdo:

  1. Configurações gerais
  2. SEO na página de produto
  3. Conteúdo
  4. Social
  5. Amp
  6. SSL
  7. Recomendações para Performance
  8. Ferramentas
  9. Dicas

Melhores dicas – SEO Magento

1. Configurações de SEO no Magento

Com o painel de administrador do Magento aberto, vá para:

(1.9) System => Configuration => Design => HTML Heads
(2.0) Stores => Configuration => General => Design

Na opção padrões robots “Default Robots” mude para “Index, Follow”. Assim os buscadores conseguem anexar seu site nas SERP’s.

Na versão 1.9, na mesma página, na opção “Title Suffix” é possível colocar o nome da sua loja, assim, ele será inserido em todos os títulos das páginas.

Também para versão 1.9, na mesma página é possível configurar o Google Webmaster Tools, adicionando a tag de verificação na opção “Miscellaneous Scripts“.

(1.9) System => Configuration => Google API
(2.0) Stores => Configuration => Sales => Google API

Para ativar o Google Analytics no Magento, na opção “Enable” defina para “Yes” na aba “Google Analytics“, depois digite o código da sua conta no campo abaixo (Account Number). Na versão selecione a opção Google Analytics, ative, e insira o número da conta do Analytics.

(1.9) System => Configuration => Catalog => Search Engines Optimization
(2.0) Stores => Configuration => Catalog => Catalog => Search Engines Optimization

Para evitar URLs duplicadas na opção “Use Categories Path for Product URLs” altere para “No“.

Para evitar que o Magento gere conteúdo duplicado quando você exibir o mesmo produto em várias categorias, na opção “Canonical Fazer a ligação Meta tag” mude para “Yes“.

(1.9) System => Configuration => Google Sitemap
(2.0) Marketing => Sitemap

Para ajudar o Google a indexar as páginas, adicione um sitemap automaticamente, na aba “Generation Settings” ative a geração do sitemap e defina as configurações de acordo com a frequência da sua loja. Isso fará com que o Google obtenha o sitemap atualizado.

Na versão 2.0 do Magento, clique em “Add Site”, e defina um nome e o caminho para o sitemap.

2. SEO Magento – Página de Produto

O SEO pode alavancar ou acabar com qualquer site ou produto. No e-Commerce é ainda mais complicado, pois o objetivo é atrair, converter e acompanhar possíveis prospects.

Otimizar um e-Commerce é diferente de fortalecer qualquer outro site, pois há inúmeras páginas de produtos, e é preciso trabalhar todos os fatores do SEO em cada uma delas. Por isso é importante seguir as melhores práticas para ter certeza de que você está obtendo resultados com essa metodologia poderosa.

Analisar, pesquisar e otimizar

Faça análises, pesquisas de palavras-chave e a partir das conclusões implemente mudanças no seu e-Commerce.

E antes de cumprir esses três passos e começar o trabalho para obter uma posição relevante nos buscadores, você precisa entender e se concentrar nessas três áreas principais do SEO, essa dica vale ouro.

A primeira é a Auditoria, que faz uma análise completa do seu site e encontra os problemas de SEO. E enquanto você analisa, dê atenção especial à página de produtos, é nela que a maioria comete erros e onde estão os pontos mais relevantes para a otimização. Existem ferramentas que ajudam nessa tarefa como o Google Search Console, com elas é possível rastrear links, conteúdo duplicado, redirecionamentos e outros fatores que afetam o SEO do site.

A segunda área é a Pesquisa de palavras-chave, talvez a parte mais importante e a que gera mais dúvidas no SEO. Se você usar palavras-chave erradas, o tráfego até poderá ser alto, mas os “leads” serão de baixa qualidade, não convertendo produtos, mesmo com todo tráfego gerado. Agora se você usar palavras-chave corretas nas páginas de produto, você estará atraindo leads de qualidade e qualificados para o item em questão e consequentemente terá um número maior de vendas.

A terceira área é Pesquisa da concorrência. Entre nas páginas de produtos dos seus concorrentes e veja como estão sendo trabalhadas as palavras-chave, monte uma lista com aquelas em que você vê potencial para o SEO, e em seguida volte para a segunda área e veja com quais delas você pode competir.

Faça essa pesquisa e gere conteúdo único nas páginas, otimizando seu site.

E para terminar essa seção, recomendo que deixe online as páginas dos produtos fora de estoque, nem preciso dizer o porquê, não é mesmo?!

3. Conteúdo

O blog é uma grande ferramenta para gerar tráfego. Você pode escrever sobre assuntos do momento (trend topics) e relacionar ao seu negócio. Também pode ensinar e dar dicas de como usar os seus produtos.

Lembrando que o conteúdo também é importante nas páginas dos produtos. Uma boa descrição, utilizando ferramentas para entender as buscas que estão sendo realizadas. Todo conteúdo produzido deve ser único.

Não copie e cole conteúdo existente, ou fornecido pelo fabricante do produto. Faça a descrição com suas próprias palavras.

Erros de SEO Magento que você pode estar cometendo:

Conteúdo cheio de palavras-chave, ninguém gosta de ler por um simples motivo: não é útil. É um conteúdo com pouco valor e não informa ou educa o usuário, serve apenas para ficar bem posicionado nos buscadores. Além do quê, essa prática viola as diretrizes do Google.

Ao invés de ficar obcecado pela quantidade de palavras-chave no texto, foque em produzir um conteúdo de fácil leitura, com uma densidade de palavras-chave ideal.

As âncoras otimizadas com as palavras-chave e links para ganhar posições nos buscadores eram bastante utilizadas no passado, mas agora as diretrizes da gigante das buscas apontam essas técnicas como uma violação:

“Os links destinados a manipular o PageRank ou a classificação de um site nos resultados da pesquisa do Google podem ser considerados como parte de um esquema de links e uma violação das Diretrizes para webmasters do Google.”

Fique atento com as diretrizes do Google, qualquer violação pode gerar muita dor de cabeça para você e sua equipe.

4. SEO Magento – Social

Enquanto que os compartilhamentos sociais não afetam diretamente a posição de uma página da web nos buscadores, os perfis sociais sim influenciam definitivamente nos resultados das buscas. Por isso, se sua loja virtual Magento ainda não está presente nas redes, não perca tempo.

Os perfis ou as páginas das redes sociais, muitas vezes estão entre os primeiros resultados. Por exemplo, na busca por “Cola-cola” no Google, a página com link para o Facebook e o YouTube ficam entre as primeiras posições.

Matt Cutts, engenheiro do Google, afirmou nesse vídeo em 2014, que as redes sociais são tratadas da mesma forma que outras páginas pelo buscador.

Por que então as redes sociais são as primeiras páginas nos resultados? Isso acontece porque esses domínios possuem um número alto de autoridade (DA e PA) e muitos acessos mensais. Por esse motivo, em uma busca pela sua loja, o perfil dela no Facebook pode aparecer antes mesmo que o seu site.

As redes sociais são canais poderosos e valiosos, principalmente para promoções, compartilhamento e engajamento.

Então por enquanto o número de seguidores não importa para o algoritmo do Google, mas sim os conteúdos e as páginas das redes sociais indexadas nas SERPs.

5. Accelerated Mobile Pages (AMP) Project

O projeto Páginas Móveis Aceleradas “AMP” é uma iniciativa de código aberto que surgiu entre discussões de editoras e empresas de tecnologia com a necessidade de melhorar o conteúdo nos dispositivos móveis.

O projeto é dividido em 3 partes:

AMP HTML: é basicamente o padrão HTML, só que com algumas propriedades e tags otimizadas para aumentar o desempenho.

AMP JS: a biblioteca AMP JS implementa todas as melhores práticas de desempenho do AMP, é ela que administra o carregamento dos recursos e oferece as tags personalizadas mencionadas no AMP HTML, tudo para otimizar o carregamento, deixando as páginas nos dispositivos móveis mais rápidas.

Google AMP Cache: é uma rede de entrega de conteúdo baseado em proxy para todos os documentos AMP válidos. Ele recupera todas as páginas em AMP HTML, armazena em cache e melhora o seu desempenho automaticamente.

O projeto AMP é Open Source e pode ser usado por todos.

É recomendado para todo conteúdo online, como blogs ou e-Commerces.

Para integrar um conteúdo AMP no Magento é necessário desenvolver uma integração.

Resumindo, o AMP tem como principal objetivo criar páginas da Web com carregamento rápido.

Em 20 de setembro de 2016 o AMP foi estendido a todas as pesquisas, não apenas na seção “Top Stories” do Google.

Mas o que isso tem a ver com SEO Magento? Simples, o Google já classifica as páginas que utilizam o projeto AMP com um ícone e cartões diferenciados.

Com isso, já podemos notar que páginas com AMP integrado terão relevância nas pesquisas nos dispositivos móveis. Por isso recomendo a utilização desse recurso na sua plataforma Magento.

6. Relevância do SSL – HTTPS no SEO

Nos últimos anos a Google tem a segurança como prioridade nas suas atualizações e aplicativos. Se você ainda não notou, os aplicativos Google, como Gmail, Google Drive e a Busca, já estão utilizando criptografias SSL/HTTPS desde 2014.

Em um artigo a gigante das buscas deixou claro que as conexões seguras terão sinal positivo no algoritmo de classificação das pesquisas. Até o momento a única informação oficial é que as conexões SSL afetam 1% no algoritmo atual nas consultas globais. Ou seja por mais baixo que seja, esse serviço já tem relevância nos resultados das buscas.

Em breve, para tornar a internet mais segura, o Google poderá posicionar melhor os sites seguros nas SERPs.

Se o seu site já está em HTTPS, você pode testar o nível de segurança com a ferramenta Qualys Lab.

E como você pode ver no vídeo, já tem data para o navegador Chrome, alertar os usuários sobre sites sem HTTPS.

Confira aqui os planos de SSL que ajudam no SEO Magento da sua loja online.

7. Dicas de Performance para SEO Magento

Confira agora algumas dicas que você pode aplicar na sua plataforma e-Commerce Magento para melhorar o desempenho das páginas.

Reduza o tamanho dos arquivos JavaScript (JSCompress) e CSS (CSS Compressor) e coloque-os no rodapé do site.

Também para maior otimização da sua loja virtual Magento, recomendo o uso de uma CND (Content Delivery Network ou Rede de Fornecimento de Conteúdo) para arquivos estáticos.

Não esqueça de otimizar suas imagens, existem várias ferramentas online para realizar essa função, como o Compressor.io.

Desabilite os módulos do Magento que não estão sendo utilizados.

Otimize seu banco de dados.

Ative o cache para reduzir o número de pedidos ao carregar alguma página: System => Cache Management, clique em “Select All“, selecione a ação “Enable” e clique em “Submit“.

Compressão Gzip

Esse recurso comprime páginas e arquivos antes de enviar para o navegador do usuário, reduzindo o tempo de envio.

Para fazer essa compressão é necessário editar o arquivo .htaccess do seu servidor.

Aplicado no Magento versão 1.9.2.4.

Adicione os seguintes códigos no arquivo:

  # Compress HTML, CSS, JavaScript, Text, XML and fonts
  AddOutputFilterByType DEFLATE application/javascript
  AddOutputFilterByType DEFLATE application/rss+xml
  AddOutputFilterByType DEFLATE application/vnd.ms-fontobject
  AddOutputFilterByType DEFLATE application/x-font
  AddOutputFilterByType DEFLATE application/x-font-opentype
  AddOutputFilterByType DEFLATE application/x-font-otf
  AddOutputFilterByType DEFLATE application/x-font-truetype
  AddOutputFilterByType DEFLATE application/x-font-ttf
  AddOutputFilterByType DEFLATE application/x-javascript
  AddOutputFilterByType DEFLATE application/xhtml+xml
  AddOutputFilterByType DEFLATE application/xml
  AddOutputFilterByType DEFLATE font/opentype
  AddOutputFilterByType DEFLATE font/otf
  AddOutputFilterByType DEFLATE font/ttf
  AddOutputFilterByType DEFLATE image/svg+xml
  AddOutputFilterByType DEFLATE image/x-icon
  AddOutputFilterByType DEFLATE text/css
  AddOutputFilterByType DEFLATE text/html
  AddOutputFilterByType DEFLATE text/javascript
  AddOutputFilterByType DEFLATE text/plain
  AddOutputFilterByType DEFLATE text/xml

  # Remove browser bugs (only needed for really old browsers)
  BrowserMatch ^Mozilla/4 gzip-only-text/html
  BrowserMatch ^Mozilla/4.0[678] no-gzip
  BrowserMatch bMSIE !no-gzip !gzip-only-text/html
  Header append Vary User-Agent
     ExpiresActive On
     ############################################
     ## Add default Expires header
     ## http://developer.yahoo.com/performance/rules.html#expires
     <FilesMatch ".(ico|pdf|flv|jpg|jpeg|png|gif|js|css|swf)$">
     ExpiresDefault "access plus 1 year"
     

Compilação Magento

O Magento possui um recurso para reduzir o tempo de leitura dos arquivos.

(1.9) System => Tools => Compilation

Clique em “Run Compilation Process“.

Log

Por padrão, o Magento gera um log de 180 dias, isso pode gerar um consumo considerável de recursos, então reduza para duas semanas (14 dias).

(1.9) System => Configuration => Advanced / System

Na opção “Save Log, Days” altere para “14“, ou o que você preferir.

8. Ferramentas de SEO para Magento

A otimização para mecanismos de busca já é complicada e com as ferramentas erradas a coisa pode ficar bem pior. Por isso selecionei algumas das melhores ferramentas de SEO para Magento.

No Magento Connect é possível encontrar diversos módulos para SEO, como integrações com WordPress, ativação de Reviews nas páginas de produtos e criação de Sitemaps.

Extensões SEO para Chrome

NoFollow

Word Count

Tag Assistant (by Google)

Page Speed Tools

Com essa ferramenta é possível verificar a velocidade e usabilidade do seu site em vários dispositivos.

Digite a URL do site e a ferramenta irá analisar o tempo de carregamento e desempenho em desktop e dispositivos móveis. Também te ajuda a melhorar a performance das páginas. Para dispositivos móveis, a pontuação é para Experiência do Usuário, que avalia as áreas com pontos de toque e tamanho das fontes nos dispositivos.

Página Oficial do Page Speed Tools

Google Analytics

A solução completa para relatórios e dados do seu site.

Fornece relatórios dos acessos das páginas. Também é possível verificar as palavras-chave que usuários utilizaram para chegar até seu site.

Página Oficial do Google Analytics

Google Keyword Planner

Saiba o que as pessoas procuram.

Digite uma palavra-chave ou um grupo de palavras-chave e essa ferramenta poderosa do Google vai mostrar todos os resultados de busca com essas palavras, volume mensal, concorrência e termos sugeridos.

Página Oficial do Google Keyword Planner

9. Dicas

Algumas dicas que valem a pena:

  • Os títulos das páginas devem conter as palavras-chave que você pretende atingir.
  • Escreva títulos que possam ser compreendidos.
  • Não esqueça de alimentar as meta tags title e description.
  • Uma boa opção é adicionar o nome da loja na Meta Description (opcional).
  • Não ultrapasse o limite de caracteres recomendado pelo Google para títulos e descrições.
  • Não utilize códigos nas URLS.
  • Não utilize texto âncora como “aqui” ou “veja”.
  • Para separar as URLS utilize hífens (-) ao invés de sublinhado (_).
  • Use links internos com moderação.
  • Use a tag rel = “nofollow” para links de baixo valor.
  • Pesquise seu público-alvo e crie um conteúdo relevante.
  • Mantenha seu site sempre atualizado.

Trabalhar com SEO Magento não é nada fácil. Melhorar a otimização do site requer atenção contínua, exigindo que você fique atento aos novos fatores e aos existentes que são levados em consideração pelos buscadores.

Teste regularmente seu site para verificar possíveis erros, continue pesquisando palavras-chave e seus concorrentes e sempre acompanhe as notícias oficiais do Google sobre seu algoritmo.

Com isso, você já sabe que pode levar um certo tempo para obter resultados concretos.