Comprar pela internet é uma realidade já faz um bom tempo e as compras pelo Smartphone estão crescendo exponencialmente, ocupando grande parcela no faturamento geral de e-Commerce. Assim que o mobile virou tendência começaram os estudos sobre o processo de compra no celular.

Inclusive este é um assunto muito tratado pelos profissionais de marketing na internet. Porém, o que ainda não vi, foi alguém falando sobre o processo de compra no celular voltado totalmente para Magento.

Existem muitos conteúdos bons na internet falando do processo de compra, mas muitas vezes fica difícil de aplicar. Talvez porque ninguém mostra como fazer na sua plataforma, ou porque é um processo muito técnico.

Mas o Magento é uma das plataformas de e-Commerce mais usadas e, acredito que todo mundo quer aumentar as vendas no seu negócio online não é mesmo?

A experiência de navegação é um grande fator na decisão de compra e com certeza faz toda a diferença. Mesmo que sua página seja linda pode não vender nada, ou até receber feedback negativo devido a navegação complicada.

Assim como nas páginas de produto, as páginas de check-out levam o mesmo conceito. Não basta apenas ser bonito, tem que ser simples e prático.

Então vou te mostrar como o processo de compra no celular é importante e o que você pode fazer para torná-lo mais agradável.

Por que o Mobile é tão importante?

O Smartphone se tornou uma febre mundial e o uso dos dispositivos móveis cresce em grande escala todos os anos.

Segundo a ABCOMM 20% dos acessos às lojas virtuais em 2015 foram feitos através de dispositivos móveis. A previsão é de que esse valor chegue a 30% em 2016 e 50% em 2018.

A Google já entendeu isso há um bom tempo e desde então prioriza as páginas que são “mobile-friendly” ou “Responsivas“. É desse modo que a gigante dos buscadores se refere aos sites que se adaptam aos dispositivos móveis.

Ao trabalhar com um site responsivo, existem alguns fatores que beneficiam o seu negócio nos dispositivos móveis:

  • Facilidade de navegação
  • Rápido carregamento das páginas
  • Processo de compra adequado
  • Posições melhores nos resultados de pesquisa

Estão aí ótimos motivos para não deixar o mobile de lado no seu projeto. Na verdade procure desenvolver o seu site para os dispositivos móveis antes de projetar para o computador.

Como otimizar o processo de compra no celular?

Menu

O menu é uma das duas principais partes que precisam se adequar aos dispositivos móveis. Independente do que você vende na internet, o menu precisa funcionar perfeitamente no celular.

Há grandes chances do processo de compra iniciar pelo menu. Existem muitos consumidores que acessam o seu site e já sabem exatamente o que querem. Nesse caso, existem dois modos de chegar até o produto, pela busca ou pelo menu.

O mais usado e o mais aceito pelos visitantes é o que chamamos de menu de hambúrguer. Ele libera espaço para o conteúdo importante das páginas e é fácil de encontrar.

Na minha opinião, você sempre deveria usar esse estilo de menu no celular. Procure não reinventar a roda colocando um drop-down ou uma lista como menu. Além de travar o site, vai deixar o visitante confuso.

O único lugar que você vai usar um drop-down será dentro do próprio menu de hambúrguer. Imagine que você tem vários tipos de soluções ou produtos em uma categoria, a melhor forma de apresentá-los é dentro do menu.

Evite que o visitante tenha que navegar por várias páginas para achar o que ele procura, faça um menu completo e que se adapte ao celular.

Exemplo de menu hambúrguer:

Menu hambúrguer

Módulos para o menu da sua loja Magento:

Responsive Custom Menu

  • Layout Responsivo
  • Suporte a TouchScreen
  • Bloco estático abaixo de cada drop-down
  • Exibe todas as categorias de uma só vez
  • Personalizar o número de colunas
  • Definição de largura de cada bloco estático
  • Suporte ao formato direita para a esquerda
  • Deslocamento superior personalizável
  • Compatível com os principais navegadores
  • Processo de compra otimizado

Grátis

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Mega Menu

  • Layouts flexíveis
  • Melhora a interface e experiência do usuário
  • Crie conteúdo avançado nos sub-menus
  • Otimizado para Mobile
  • Personalização e integração sem problemas
  • Suporte a multi-sites
  • Design e estilos personalizados
  • Crie menus rapidamente
  • Fácil de personalizar
  • Processo de compra otimizado

$199.00

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Campo de busca

A segunda parte principal que deve se adaptar ao mobile é o campo de busca. Possivelmente até mais importante que o menu, porque chega no destino mais rápido.

Assim como o menu, o campo de busca deve ficar evidente na página, mas deixá-lo fixo ou não será escolha sua. O importante é que os visitantes saibam que a busca estará sempre ao alcance.

No Smartphone o processo de compra geralmente começa através do campo de busca. Uma boa opção é colocar um ícone de busca ao lado do menu de hambúrguer.

Além de fazer a busca ser encontrada facilmente no site, você deve se preocupar bastante com a exibição dos resultados. De nada adianta um visitante fazer uma busca e não entender os resultados daquilo que procura.

Prefira mostrar os resultados no formato de lista e com o botão de compra aparente, assim o visitante não perde tempo e suas chances de comprar aumentam muito.

DICA: Configure a pesquisa interna no Analytics para identificar a preferência das pessoas que visitam o seu site.

Módulos para o campo de busca da sua loja Magento:

Search: Smartest Instant Search

  • Pesquisas mais rápidas: Resultados em menos de 200 milisegundos
  • Tecnologia de pesquisa avançada, baseada em Ajax, Solr e Lucene
  • Interface do usuário incrível: Exibição de grade, exibição de lista e filtros avançados
  • Backups feitos 100% em nuvem
  • A pesquisa é otimizada automaticamente com base nas buscas que já existem
  • Impulsione produtos personalizados no resultado de busca
  • Correção ortográfica automática
  • Layout responsivo
  • Multi linguagem
  • Fácil integração
  • Processo de compra otimizado

Grátis

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Search (CELEBROS)

  • Pesquisa semântica: Entende a intenção do visitante e traz resultados relevantes
  • Navegação guiada: Ajuda os visitantes a encontrarem os produtos mais facilmente
  • Função autocompletar
  • Pode selecionar vários valores ou atributos
  • Promova produtos nas buscas mais populares
  • Categorias virtuais
  • Venda cruzada
  • Análise de comportamento
  • Fácil integração
  • Processo de compra otimizado

Grátis

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Formulários

Preencher formulários já é chato no computador, no celular a coisa fica ainda pior. Mas infelizmente é um mal necessário em todo e qualquer e-Commerce.

Os formulários aparecem no final do processo de compra e podem ser os causadores do abandono de carrinho.

Isso acontece porque o visitante já teve uma grande jornada até ali, e preencher um formulário extenso com certeza não é o que ele quer, principalmente no Smartphone.

Uma dica poderosa que vai ajudar o seu negócio tanto no mobile quanto no desktop: peça o mínimo de informações nos formulários. Desse modo você mantém o foco das pessoas em comprar o produto.

O campos do formulário devem aparecer separadamente no celular, apenas 1 “input” por linha e nada mais. Assim é mais fácil de identificar se escreveu alguma coisa errada e evita tentativas frustradas de avançar no carrinho de compras.

Exemplo de formulário adequado ao mobile:

Formulário

Você ainda deve otimizar o teclado para facilitar a digitação das pessoas. Imagine que exista um campo “Telefone” no formulário, não seria muito melhor se ao clicar apareça um teclado numérico ao invés do alfabeto completo?

Com certeza a experiência de navegação será fluida e para melhorar mais ainda você pode tirar o corretor automático de alguns campos. Nome e Sobrenome por exemplo devem estar com o corretor desativado.

Módulos para os formulários no Magento

Custom Contact Forms

  • Construtor de formulário clicar e arrastar
  • Validação de formulário e proteção contra spam
  • Temas incríveis
  • Widgets de contato amigáveis
  • Suporte a multi-páginas
  • Suporte a várias colunas
  • Correção ortográfica automática
  • Função autocompletar
  • Formulários dinâmicos com campos adicionais
  • Notificações por e-mail customizáveis
  • Gerenciamento da apresentação do formulário
  • Processo de compra otimizado

$169.00

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Advanced Contact Form

  • Seleção de departamentos
  • Suporte a múltiplos destinatários
  • Mensagem de sucesso depois do formulário
  • Fácil integração
  • Processo de compra otimizado

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Check-out

O campo mais importante de qualquer e-Commerce é o check-out e ele merece um carinho especial. Mesmo assim ainda existem muitas lojas com essa parte sem otimização nenhuma, tanto no mobile quanto no desktop.

Abandonar o carrinho no celular é muito fácil, existem diversas distrações dentro dele que podem roubar a atenção do visitantes em um piscar de olhos.

Nesse caso é importante fazer tudo de uma só vez! Ao usar um check-out em uma única página você ganha agilidade no processo de compra e mantém o cliente focado no produto.

Vou reforçar mais uma vez a dica de antes: Peça o mínimo de informações possíveis nos formulários.

Se for possível efetue o cadastro do cliente apenas com e-mail e senha, futuramente você terá oportunidade de pedir as outras informações.

Exemplo de check-out em uma página:

Magento Checkout

Como o celular tem uma área de visibilidade 80% menor do que no computador, é comum que aconteçam alguns cliques indevidos. Esses cliques tiram o comprador da página de check-out e limpam todos os dados preenchidos no formulário. Isso é péssimo para quem está comprando!

Procure fazer com que todos os links dentro do check-out sejam abertos em novas abas. Assim você previne que o formulário seja limpo e o que o comprador fique frustrado.

Módulos para Check-out no Magento

One Page Checkout extension

  • Layout fluido
  • Comentários e arquivos no pedido
  • Conteúdo personalizado para a página de pagamento
  • Página de sucesso
  • Suporte a multi-linguagem
  • Data e hora da entrega
  • Carrinho de compras em Ajax
  • Suporte a geolocalização por IP
  • Configuração flexível
  • Compatível com os principais métodos de envio e pagamento
  • Processo de compra otimizado

$199.00

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0 Step Checkout

  • Mínimo de passos para finalizar
  • Alteração da quantidade de produto na página de Check-out
  • Carrinho de compras em Ajax
  • Validação do cartão de crédito
  • Não afeta os arquivos originais do Magento
  • Especifique o método de pagamento e envio
  • Escolha a seção que deve ser atualizada quando o frete é alterado
  • Suporte a preenchimento de endereço automático
  • Comentários no pedido
  • Fácil integração
  • Processo de compra otimizado

Grátis

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Botão de compra

O botão de compra merece uma atenção especial dentro do seu e-Commerce. O fácil acesso ao botão “comprar” pode ser a diferença entre uma venda bem-sucedida e uma falha.

Quando o visitante estiver na página de produto, faça com que ele sempre possa ver o botão. Isso facilita muito o processo de compra para aquelas pessoas que já demonstraram interesse.

O mesmo funciona para o botão de finalizar compra no carrinho. É nessa etapa que as dúvidas entram na cabeça do consumidor e fica muito fácil perder o foco no produto.

Exemplo de botão comprar e finalizar compra:

Botão de compra

Como eu já disse antes o celular é cheio de distrações e você precisa ser o mais objetivo possível. As compras são feitas por impulso e você precisa aproveitá-lo assim que acontecer.

Não encontrei nenhum módulo que faça isso no Magento. Mas se você tiver um breve conhecimento em linguagem de programação pode fazer essa alteração sem problemas. Apenas faça um backup antes de qualquer alteração!

Caso não tenha nenhuma experiência com programação recomendo que entre em contato com um desenvolvedor. Se não conhecer nenhum de confiança procure uma agência Magento.

Selos de segurança

Um dos pontos que ajuda muito na decisão de compra e precisa estar presente em todas as lojas virtuais é o selo de segurança. Mas não estou falando apenas de uma imagem no rodapé do site com um cadeado, falo de um selo de verdade.

Digo isso porque qualquer selo de segurança é dinâmico e traz alguma ação ao ser clicado. Geralmente confirma as informações da organização ou indica que a navegação está segura.

No celular você pode fazer com que esse selo seja flutuante, porque dificilmente alguém desce até o rodapé nos dispositivos móveis. Ao clicar no selo a pessoa é redirecionada para uma página de confirmação dos dados da sua empresa.

Faça a página de destino do selo abrir em uma nova aba, assim a pessoa não perderá nada se estiver preenchendo um formulário. Veja um exemplo de selo no celular:

Compra segura

A webcredible fez uma pesquisa que revelou o seguinte: O que mais impede as pessoas de comprar pelo celular é o medo de ter o dispositivo hackeado. Certamente isso é normal, afinal de contas tem muitas informações pessoais dentro dele.

Sem falar que o selo não ajuda apenas nos dispositivos móveis mas no computador também. O simples fato do seu site ter um selo de segurança real deixa as pessoas mais confiantes para efetuar a compra.

Você pode começar com um Certificado SSL, que além de possibilitar o uso de um gateway de pagamento vem com um selo. Essa é a opção com o melhor custo benefício para você começar. Veja os melhores Certificados SSL aqui.

Ainda existem outros selos que vão garantir que o site esteja livre de Malware. Além da garantia de navegação limpa esse selo também confirma as informações do seu negócio. Veja esse selo aqui.

Outros módulos para Magento

Eu indiquei alguns módulos para você durante a produção desse conteúdo, mas existem vários outros disponíveis no Magento Connect e você pode escolher aquele que achar melhor.

Caso não tenha muita experiência com a instalação, não tem problema. Veja tudo o que você precisa saber sobre o Magento Connect e comece a testar agora mesmo.

Existem empresas que desenvolvem módulos, mas não disponibilizam na plataforma. Usando os motores de busca você pode encontrar coisas muito boas também.

O mobile é o futuro. Otimize seu processo de compra agora!

Os dispositivos móveis já são uma febre e as pessoas fazem quase tudo através deles. Então é extremamente necessário que as lojas estejam preparadas para receber acessos de smartphones e outros dispositivos.

Para você ter ideia de como o mobile está crescendo vou te dar algumas estatísticas que encontrei na Hosting Facts:

  • 52,7% das pessoas do planeta acessam a internet através dos dispositivos móveis;
  • A previsão é de que os gastos em publicidade móvel representem 60,4% de todos os gastos em publicidade até o fim de 2016;
  • Em 2015 os dispositivos móveis movimentaram US $ 1 trilhão em vendas;
  • 48% das pessoas iniciam uma busca através do mobile;
  • 4 a cada 5 consumidores usam o Smartphone para iniciar uma compra online.
  • 70% das buscas móveis resultam em alguma ação dentro de 1 hora.

É impressionante como os dispositivos móveis estão tomando conta do mercado online. Então é importantíssimo que você otimize o processo de compra no celular para não perder nenhuma venda.

Se você gostou deste conteúdo, peço que ajude mais pessoas a otimizarem o processo de compra no Magento, compartilhando esse artigo com seus amigos.

Um grande abraço e até a próxima!