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Hello World!

Meu nome é Jhuliene e este é meu primeiro post no Blog, e como diz a tradição:

Nada melhor do que o bom e velho “Hello world!” para começar algo novo. 😉

Let’s do it…

A otimização do checkout no Magento é um importante momento do processo de conclusão de compra no e-commerce. Neste post trarei 8 dicas para você otimizar o processo de checkout no seu E-commerce Magento. Confira!

1. Exiba todos os custos de frete

Pode ser muito desapontante descobrir os altos custos de entrega na página de checkout no Magento, o que acaba desencorajando o cliente a completar a compra. Sugerimos a otimização da política de entrega para diminuir a taxa de abandono do carrinho de compra Magento causado por esses custos.

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Frete grátis é um dos fatores mais importantes para a satisfação do cliente, de acordo com o estudo da UPS Pulse of the Online Shopper™, o frete grátis encoraja 73% dos compradores online a comprar. Para aumentar a conversão, pode-se incluir custo extra de entrega no próprio preço do produto, permitindo o frete grátis no checkout.

No caso de um frete pago, sugere-se que o preço esteja na página detalhada do produto para não ocasionar um frustamento do cliente no final do processo de compra.

2. Ofereça diversas opções de envio

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Atualmente existem várias formas de entregar um produto, porém algumas delas são mais rápidas e/ou mais caras que outras, portanto oferecer várias opções de entrega aumenta a probabilidade do cliente concluir sua compra.

Frete via Correios

Os serviços de entrega via Correios são mais populares e oferecem várias opções, como o PAC (prático, acessível e confiável), o SEDEX (Serviço de Encomenda Expressa Nacional) e o e-SEDEX (Serviço de Encomenda Expressa Nacional para Ecommerce). Além de oferecerem serviços de rastreamento e devolução gratuita caso a encomenda esteja danificada.

PAC

Assim como o próprio nome já diz, o PAC é uma forma econômica de enviar encomendas. Funciona de maneira não expressa, ou seja os envios não são tratados como prioridade, e atende o país inteiro.

Os prazos de entrega variam de acordo com a distância entre o remetente e destinatário. Caso a encomenda ultrapasse o prazo de entrega, o remetente pode solicitar uma indenização de até 30%.

SEDEX

O SEDEX é indicado para encomendas expressas e que precisam ser transportadas como prioridade. Geralmente o prazo de entrega é menor e atende o país todo. Assim como o PAC, você também pode solicitar indenização de 30% caso a encomenda passe do prazo estipulado.

e-SEDEX

O e-SEDEX é um serviço de entrega criado exclusivamente para os lojistas de e-commerces. Funciona da mesma forma que o SEDEX, porém com preços inferiores e atende a 292 cidades brasileiras.

Para utilizar esta opção é necessário fazer um contrato com os Correios. É preciso considerar também que o limite de peso aceito é de 15 quilos, metade do limite do SEDEX, e em caso em atraso de entrega a indenização é de apenas 20%.


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Frete via Transportadoras

Muitas empresas optam por oferecer serviços de entregas via transportadoras por serem uma opção que não tem limite de peso ou dimensões. Isso torna a opção mais adequada para lojas com produtos maiores e mais pesados.

Outra vantagem das transportadoras é o fato de que sua loja fica livre dos riscos de paralisações e greves, o que acontece frequentemente nos correios.

Retirada no local

Outra opção muito eficaz é a retirada na loja/local, onde o cliente tem a possibilidade de retirar o produto rapidamente e sem custos.

3. Acelerar a compra

Acelerar o processo de compra é uma forma eficaz de fazer seu cliente concluir a compra. Dentre as várias opções, existem os Sistemas de intermediação de pagamento, onde primeiro você paga para esse serviço, o mesmo solicita ao vendedor que faça a entrega. Quando o produto for entregue, você notifica o serviço e ele faz o pagamento para o vendedor.

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Além dos sistemas de intermediação, existem os Gateways de pagamento, onde conectam sua loja Magento diretamente as adquirentes (Cielo, por exemplo) e bancos. Ou seja, não existe uma terceira entidade entre sua loja e sua conta corrente, a conexão é direta.

4. Ofereça condições de pagamento flexíveis

A forma de pagamento pode trazer muitas vantagens e descontos para o consumidor, porém ela precisa ser ainda mais bem pensada no caso do comerciante. Para quem mantém uma loja virtual, o assunto não se resume apenas em oferecer diversas opções de pagamento, mas também estudar se os custos dessas opções podem atrapalhar os negócios, tornando-os menos lucrativos.

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As 4 melhores opções de pagamento são:

  • Cartão de crédito
  • PayPal
  • Débito em conta corrente
  • Boleto Bancário

Uma das melhores opções para o vendedor é, sem dúvida, um gateway de pagamento, ou seja, uma aplicação para e-commerce mantida por operadora financeira e responsável por processar e autorizar as transações das compras online em um site.

5. Ofereça experiência incrível

Um dos principais motivos que incentivam o cliente a continuar na sua loja e concluir o processo de compra, é o tipo de experiência que ele terá ao acessar seu website. Quanto mais facilidade em achar os produtos desejados e mais organizado for sua loja melhor será a experiência desse cliente.

Segundo a International Organization for Standardization, usabilidade é a medida pela qual um produto pode ser usado por pessoas específicas para alcançar objetivos específicos de modo efetivo, com eficiência e satisfação em um contexto de uso específico (ISO 9241-11).

Uma loja virtual Magento com Certificado SSL, selos de segurança como SiteLock, e selo de credibilidade como o ReclameAqui, terão mais chances de convencer o consumidor a finalizar a compra.

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E para fazer a venda de um produto, sua loja virtual Magento precisa atender os requisitos mínimos, como estar on-line o tempo todo e cumprir os prazos de entrega estabelecidos.

A experiência do usuário é uma grande área, que engloba o design. Ou seja, o projeto é feito com foco no usuário e sua experiência com o produto, sistema ou interface. Porém, o visual não é o elemento mais importante para o usuário, e sim a experiência proporcionada pelo site.

É preciso ser rápido, intuitivo, simples e ser útil para os visitantes, para isso é preciso otimizar o carregamento das páginas fazendo com que o usuário tenha uma ótima experiência.


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6. Use o Google Analytics para otimizar

No processo de otimização da taxa de conversão, um dono de loja irá, mais cedo ou mais tarde, atingir uma parede com as ferramentas disponíveis do Magento. Embora o rastreamento de comércio eletrônico e as informações sobre abandono de carrinho funcionem bem com o Magento, o processo de checkout ainda é um pouco complicado.

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Acompanhar os dados de acesso do e-Commerce é uma prática extremamente necessária para que se possa avaliar o resultado das suas campanhas.

O Magento pode rastrear o abandonamento do carrinho, mas a informação é muito limitada e não muito compreensível. Usando o Google Analytics você conseguirá ver exatamente quando o cliente abandona o processo de checkout no Magento.

O Google Analytics oferece importantes métricas como volume de acessos, fluxo de visitas e tráfego de referência.

7. Otimize o carregamento das páginas

A velocidade para um site ser considerado rápido vem aumentando ao longo dos anos e isso vem obrigando quem busca um bom ranqueamento á otimizar o tempo de carregamento do site. Os sites lentos causam péssimas experiências aos visitantes e o Google não gosta disso.

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Para e-Commerces o fator “lentidão” se torna ainda mais prejudicial. Uma vez que um visitante não entra em seu site é uma possível venda que você está perdendo.

Atualmente muitas pessoas não sabem que trabalhar com recursos Magento errados faz com que a plataforma se torne mais lenta. Mesmo os desenvolvedores mais experientes esquecem de configurações simples para que o Magento trabalhe de forma eficiente.

8. Ofereça credibilidade e segurança

Com clientes cada vez mais exigentes é preciso se comprometer com a segurança do seu site Magento. Os visitantes precisam se sentir seguros ao visitar um site de compra. Caso contrário as chances de uma alta taxa de rejeição são grandes. E ainda o visitante vai encontrar seu concorrente, que investiu em segurança.

Dentre algumas estratégias para obter credibilidade e segurança estão os Selos de Segurança, uma pesquisa realizada pela Econsultancy, mostra como os selos de segurança e confiança são fatores decisivos ao realizar uma compra e confiar em um site.


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Confira abaixo alguns dos selos mais usados no mercado.

Certificado SSL

O Certificado SSL ou Secure Socket Layer é uma tecnologia criada para trazer mais segurança na troca de informações entre um visitante e o servidor que hospeda o site.

O objetivo de um certificado SSL na verdade é impedir que pessoas mal-intencionadas possam capturar informações confidenciais dos usuários, como os dados de acesso na área do cliente em sites de compra ou até mesmo números e senhas dos cartões de crédito.

Vantagens do Certificado SSL:

  • Melhor posicionamento nos buscadores (SEO);
  • Criptografia avançada;
  • Cadeado verde no navegador;
  • E mais confiança;

SiteLock

O SiteLock faz varreduras no seu site, identifica vulnerabilidades e protege seu site contra diversos tipos de ameaças. Também verifica e-mail e aplicações. Os planos são diferenciados pelo tipo de verificação, a frequência que é feita a análise e o número de páginas que devem ser protegidas.

Vantagens do SiteLock:

  • Proteção
  • Confiança e Credibilidade
  • PageRank
  • Preço

ReclameAqui

O ReclameAqui não protege seu site contra invasões, mas com certeza, o usuário que não encontrar reclamações nessa plataforma terá mais confiança na hora de realizar uma compra.

Além dos Selos de Segurança, existem algumas outras formas de ganhar credibilidade com o cliente.

Veja algumas delas abaixo.

Atendimento

Com um atendimento eficaz, rápido e de boa qualidade, sua credibilidade com o cliente aumentará gradativamente.

Formas de Pagamento

As formas de pagamento influenciam muito no processo de finalização de compra, tendo as opções corretas e seguras você obterá muita credibilidade para seu negócio.

Usabilidade

Uma página com péssima navegação não terá uma boa credibilidade com o cliente, por isso a importância da otimização do carregamento da página e do site responsivo.

Extra: Plugins e Módulos

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Correios

Uma extensão que pode ser usada para esse fim é o Correios, de Pedro Teixeira, que ajuda a fazer esse cálculo. O plugin ainda suporta diferentes serviços, como SEDEX, PAC e carta comercial.

Cálculo de Frete dos Correios

Um dos pontos determinantes em um e-Commerce, é o Cálculo do frete na própria página de produto; esse módulo Magento permite que isso seja feito facilmente. Conta com vários tipos de entrega e torna o processo de compra muito mais agradável para os consumidores.

Live chat

O Zopim, da Magepsycho, permite que o lojista interaja com os visitantes, ofereça suporte e envie mensagens offline. Outro benefício diz respeito às estatísticas de visitantes disponibilizadas pelo módulo.

One Step Checkout

Melhorar a experiência de checkout no e-commerce é um dos principais desafios dos lojistas, mas, graças ao plugin One Step Checkout, tornou-se mais simples. Com essa extensão é possível reunir as diferentes etapas de conclusão de compra em apenas uma página.

PagSeguro Transparente

Para você que quer usar o PagSeguro como meio de pagamento na loja, tem que conhecer esse módulo. Com ele o consumidor consegue finalizar a compra sem ser redirecionado para o site do Gateway. Se a pessoa não é redirecionada para outra página de pagamento, o processo torna-se mais rápido e as chances de finalizar a compra são maiores.

Mundipagg

Este módulo de pagamento permite o uso de cartões de crédito como Visa, Mastercard, Diners e American Express e também Boleto e Débito. O Mundipagg é bem popular entre os usuários de Magento e tem uma boa reputação.

Google Universal Analytics

O Google Analytics se tornou uma ferramenta muito poderosa e essencial para qualquer site que deseja crescer. Esse módulo integra o Analytics com o seu site facilmente e permite que você entenda melhor o seu público-alvo. Funciona com todas as versões posteriores do Magento Community 1.4.

Turpentine – Varnish Cache

O desempenho é a base para qualquer loja virtual e faz a diferença entre uma venda finalizada e uma venda perdida. O Turpentine faz o cache do Magento ser muito mais assertivo aumentando a performance do site. Apenas 1 segundo de carregamento a menos nas páginas pode aumentar as conversões de um jeito que você nem imagina.

Conclusão

O checkout no Magento é uma parte muito importante no processo de compra, estudos indicam que mais de 70% dos usuários desistem nesse momento. Por isso é tão importante ficar de olho no seu checkout no Magento e otimiza-lo sempre que possível para que o usuário tenho uma ótima experiência no site e conclua sua compra.

E ai, gostou do artigo? Aposto que respondeu muitas de suas dúvidas, se o conteúdo realmente foi útil para você deixe seu comentário logo abaixo e compartilhe com a galera, os botões de compartilhamento estão ai do lado esquerdo da sua tela (ou no rodapé se estiver no Smartphone).

Se ainda restam dúvidas sobre o assunto peço novamente para você deixar um comentário, estou a disposição para responder qualquer dúvida sua sobre o assunto, pois realmente quero que você saia daqui esclarecido.

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