Ao montar seu e-commerce usando a plataforma Magento, existem diversos detalhes que devem ser observados antes de colocar seu site no ar. Um deles é decidir por hospedar sua loja em um servidor dedicado ou compartilhado.

Não sabe qual a diferença entre eles? Então fique de olho que vamos explicar e trazer os prós e os contras de cada um deles.

O que é servidor dedicado e servidor compartilhado?

Quando você cria um site, ele precisa ser hospedado em um servidor. É nele que ficarão guardados todos os dados necessários para colocar seu site no ar: imagens, textos, legendas, códigos, etc. Cada detalhe da sua página ficará nesse servidor, para que todos os elementos sejam carregados e rodem normalmente toda vez que um usuário acessar seu site.

O servidor dedicado é aquele em que apenas o seu site estará abrigado. Ou seja, você não vai dividi-lo com nenhum outro site, sendo o servidor responsável apenas pela demanda que seu e-commerce tiver. Já na modalidade compartilhada, você terá no servidor não só o seu site, mas diversos outros que tenham também optado por esse serviço.

Magento Dedicado e suas vantagens

O servidor dedicado tem a vantagem de, como o próprio nome diz, ser dedicado somente a você. Todo servidor tem um limite de tráfego que pode suportar, mas no caso do dedicado, esse limite é ampliado, já que ele é inteiramente voltado ao seu e-commerce. Ou seja, em caso de tráfego intenso, o risco do site ficar fora do ar é muito pequeno.

Já o servidor compartilhado tem a vantagem financeira, já que você divide os custos com outros usuários. Além disso, servidores compartilhados contam com a vantagem de terem manutenção e assistência técnica full time, ou seja, mesmo que seu site acabe caindo ou enfrente algum problema técnico, você poderá contar com a assistência da empresa de hospedagem.

Magento Dedicado e suas desvantagens

Por ser exclusivo, o servidor dedicado acaba sendo mais dispendioso, já que os custos do servidor ficam apenas para você. Além disso, toda a manutenção é por sua conta, fazendo com que, em caso de problemas, você tenha que recorrer a um assistente técnico próprio ou então contratar um freelancer.

Já o servidor compartilhado possui a desvantagem de possuir um limite menor de tráfego, se comparado ao servidor dedicado. Você pode ter a sorte de dividir o serviço com sites que recebem poucos acessos (como páginas de portfólio e blogs pessoais) e isso não influenciar tanto no seu tráfego. Por outro lado, pode acabar dando o azar de ter “vizinhos” bem conceituados, que recebem um alto número de visitantes por dia. Nesse caso, em períodos de promoções, por exemplo, você pode acabar tendo seu tráfego limitado e seu site ficar fora do ar com mais frequência, causando uma má impressão.

Qual a melhor opção?

Não existe uma opção certa ou errada para a hospedagem de Magento, porque na verdade tudo depende do perfil do seu e-commerce. Se é um site pequeno, com pouco tráfego, se ainda está começando e não tem muita verba, então provavelmente o servidor compartilhado é a melhor opção para você.

Seu site está alavancando as vendas, aumentando o tráfego de visitantes? É um site respeitado e popular para o público escolhido? Já possui mais capital para investimento? Então opte pelo servidor Magento dedicado e evite problemas.

Sua empresa já usa um desses dois tipos de servidor? Conte a sua experiência!

Se você gostou deste conteúdo, peço que ajude mais pessoas a entender as diferenças entre um servidor dedicado e um compartilhado, dividindo este artigo com seus amigos.