Integrar Magento com marketplace pode ser o empurrãozinho que faltava para aumentar suas vendas.

Nesse post eu vou te mostrar quais são os principais marketplaces e como integrá-los na sua loja Magento.

Mas antes você precisa entender exatamente o que é um marketplace.

O que é um marketplace?

Imagine um shopping, um ambiente amplo, sempre cheio de visitantes e com diversos tipos de lojas, todas em um único lugar.

Trazendo esse shopping para o mundo virtual temos os marketplaces, que são grandes lojas virtuais que cobram taxas para que sites terceiros possam vender seus produtos dentro dela.

Como integrar Magento com marketplace?

Os integradores facilitam a vida dos gestores, pois centralizam a gestão dos cadastros de produtos, categorias, pedidos, preços, frete, tudo em uma única plataforma.

Funcionam através de um plugin que se comunica diretamente com o ERP, com a plataforma de e-Commerce e com os marketplaces.

Para lojas Magento, você pode optar pelos seguintes integradores:

PLUGG.TO

PLUGG.TO

A ferramenta possibilita a exportação e sincronização de produtos simples e com variação, importação das vendas, geração de pedidos e clientes no Magento.

Conta com exportação automática de código de rastreio e exportação de pedidos para o Plugg.To.

HUB2B

HUB2B

A plataforma permite você importar, personalizar, criar templates e publicar os produtos nos marketplaces. Possui gerenciamento de estoque, sincronização automática de pedidos, controle independente de preços para cada loja e no valor do frete.

Tem Dashboard inteligente, que mostra o histórico das vendas de produtos mais vendidos. E você pode desenvolver a integração com a API da ferramenta.

ANYMARKET

ANYMARKET

O Anymarket atende grandes volumes de vendas, gerencia anúncios nos marketplaces, integra seu ERP e seu e-Commerce em todos os marketplaces, possui Dashboard informativa e é uma plataforma que está  sempre se atualizando.

OLIST

OLIST

O Olist atende pequenas e médias empresas. Todas as negociações com o marketplace são realizadas pela ferramenta, possui atendimento ao cliente e conversas com consultores, você não paga para enviar seus produtos pelos Correios e futuramente a plataforma emitirá notas fiscais eletrônicas.

Contrate um serviço que atenda suas necessidades e comece vendendo nos maketplaces que achar melhor.

Dicas:

  • Ao integrar sua loja virtual fique atento a taxa de comissão de cada marketplace, geralmente varia de 10% a 20% por produto vendido. Sabendo dessa informação você pode pensar em estratégias para manter o lucro em cima de seus produtos;
  • Preste atenção no tipo de público alvo, se estiver em dúvida pesquise e escolha um marketplace de nicho;
  • Se você está lançando agora uma loja virtual, participar de um marketplace é muito recomendado, pois seus produtos terão maior visibilidade.

Vender dentro destes grandes e-Commerces aumenta a credibilidade da sua loja, pois é necessário ter uma empresa confiável e sólida para fazer parte. Não perca tempo, comece agora a vender seus produtos em marketplaces.

Conheça alguns marketplaces onde você pode iniciar suas vendas.

Marketplaces no Brasil

Americanas

Americanas

Quando realizar uma venda você receberá o dinheiro até 15 dias depois de ter enviado o produto.

O prazo pode se estender em até 30 dias se a compra for realizada pelo cartão ou em casos de adiantamento se solicitado pelo cliente.

O pagamento geralmente é feito por débito em conta e a comissão varia de acordo com a categoria do produto.

Número estimado de acessos mensais: 143.700.000*

Cadastre-se em: https://americanasmarketplace.com.br

ViaVarejo

ViaVarejo

O pagamento é feito de 10 em 10 dias por débito em conta e a comissão varia de acordo com a categoria de produto.

Número estimado de acessos mensais: 147.200.000*

Cadastre-se em: https://www.extra.com.br/marketplace/venda-no-extra.aspx

MERCADO LIVRE

Mercado Livre

O pagamento é feito até dois dias depois do envio da mercadoria e é feito através do MercadoPago onde que o Seller (nome dado a quem participa de marketplace) e os clientes fazem o cadastro de suas informações, recebem e pagam pela opção que desejar, seja boleto bancário, débito ou crédito.

A taxa é cobrada dependendo do tipo de anúncio: gratuito (o anúncio fica no ar por 60 dias com propagação limitada), clássico (o anúncio fica no ar por tempo indeterminado e tem um pouco mais de alcance. Para isso você precisará desembolsar 10% de sua venda) e premium (anúncio por tempo indeterminado e com o melhor alcance, será cobrada uma taxa de 16% em cima do valor do produto).

Número estimado de acessos mensais: 209.300.000*

Cadastre-se em: http://www.mercadolivre.com.br/

MAGAZINE LUIZA

Magazine Luiza

Para fazer parte você precisa se cadastrar na página do marketplace e esperar a análise realizada pela equipe do Magazine Luiza.

Você saberá se sua empresa foi selecionada quando eles entrarem em contato para dar continuidade com a integração. A comissão irá variar de acordo com a categoria de produto.

Número estimado de acessos mensais: 19.600.000*

Cadastre-se em: https://universo.magalu.com

Marketplaces de nicho

Como eu já disse antes, os e-Commerces acima são como shoppings que possuem diversas lojas de diferentes tipos dentro deles, mas existem outros marketplaces que são segmentados, veja alguns deles:

NETSHOES

NETSHOES

Segmento: Vestuário

Número estimado de acessos mensais: 25.400.000*

Cadastre-se em: https://www.netshoes.com.br/marketplace/

ELO7

ELO7

Segmento: Trabalhos manuais e Artesanato.

Número estimado de acessos mensais: 9.700.000*

Cadastre-se em: https://campanha.elo7.com.br/quero-vender/

MOBLY

MOBLY

Segmento: Móveis

Número estimado de acessos mensais: 2.200.000*

Cadastre-se em: https://www.mobly.com.br/torne-se-parceiro-mobly/

ZATTINI

ZATTINI

Segmento: Vestuário e Cosméticos

Número estimado de acessos mensais: 4.900.000*

Cadastre-se em: https://www.zattini.com.br/marketplace/

DAFITI

TRICAE

Segmento: Infantil

Número estimado de acessos mensais: 12.000.000*

Cadastre-se em: https://www.dafiti.com.br/dft-ads/


*Todas as estimativas de acessos mensais foram obtidos com a extensão SimilarWeb.

Como você pôde ver, existem diversas alternativas na internet e se quiser você pode participar de todos eles. Se esses forem seus planos recomendo que você escolha um integrador de marketplace.

Se você gostou deste conteúdo, peço que ajude mais pessoas a entenderem como integrar Magento com marketplace, compartilhando este artigo com seus amigos.

Um grande abraço e até a próxima!