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Os serviços de consultoria em e-commerce ainda são poucos utilizados pelos negócios online. Muitos empreendedores optam por fazer tudo sozinhos, utilizando uma estratégia de tentativa e erro. Mas será esse o melhor caminho?

No Brasil, mais de 30% das lojas virtuais fecham antes de completar 2 anos. Esse alto índice de mortalidade já é um indicativo que a estratégia solitária não é uma boa alternativa.

Além disso, a operação de um e-commerce exige conhecimentos muito diversificados, como: tecnologia, marketing, vendas, finanças e logística. Em geral, os profissionais que cuidam da gestão da loja virtual não são especialistas em todas essas áreas. 

Alguns buscam fazer cursos e aprender (pelo menos o básico) sobre cada parte de uma operação de e-commerce. Isso, com certeza, funciona, mas leva muito tempo. Talvez a loja virtual não tenha forças para sobreviver até o empreendedor estar completamente preparado. A falência pode chegar primeiro.

Então, como resolver esse cenário complexo?

A consultoria online em e-commerce é uma das soluções mais recomendadas. Por meio dela o empreendedor e demais profissionais que cuidam da gestão da loja virtual podem encontrar um caminho consistente, seguro e testado para construir o sucesso do negócio.

Quer conhecer as principais vantagens e desafios da consultoria em e-commerce? Continue a leitura.

Principais vantagens da consultoria em e-commerce

Como já dissemos, a consultoria pode trazer grandes benefícios para a loja virtual. Veja, agora, os principais:

Estratégia

Uma parcela bastante significativa dos empreendedores do e-commerce prioriza apenas a construção da loja virtual. Concentra todo investimento e recursos nessa etapa inicial. Porém, depois que a loja está pronta, descobrem que apenas isso não é suficiente. Transformar um e-commerce em sucesso de vendas exige muito mais (muito mesmo!).

Nesse momento, surgem algumas das dúvidas mais comuns do e-commerce: Como eu faço para aumentar as vendas da minha loja virtual? O que devo fazer agora?

A melhor opção é utilizar estratégias bem definidas e que comprovadamente geram resultados. Afinal, determinar objetivos e saber como alcança-los são fatores essenciais para o sucesso do negócio online.

Quando sua loja virtual é acompanhada por uma consultoria online, terá apoio profissional para escolher as melhores estratégias de acordo com a realidade do seu negócio. Esse deve ser um dos motivos mais importantes para contratar uma consultoria em e-commerce.

Tendo estratégia definida, conhecimento do mercado, definição de persona e como divulgar sua loja na internet já será um grande passo.

Economia

A consultoria online foca em transferir conhecimento e capacitar sua equipe. Assim, você entende os processos do e-commerce e, futuramente, consegue tomar decisões de forma autônoma. Então, esse vínculo durará um tempo determinado, o que gera economia.

A transferência de conhecimento é feita de forma prática e alinhada as necessidades imediatas do seu negócio. Essa forma de estruturar o trabalho garante agilidade e permite alcançar objetivos de forma mais rápida. Esse processo gera significativa economia, sobretudo, do seu tempo.

Outro fator a ser destacado é a redução dos custos empregatícios e obrigações trabalhistas. Dessa maneira, o trabalho de um consultor representa um investimento menor do que contratar um especialista com carteira assinada.

Motivação

Quando as vendas e os resultados são ruins, mesmo o mais otimista dos empreendedores pode ter dificuldades em manter a motivação. Nesse cenário, a consultoria também pode ajudar!

O consultor vai enxergar os problemas por outro ângulo, menos viciado, e irá propor soluções eficazes.  

As medidas serão planejadas de acordo com a realidade do seu e-commerce. Mudanças rápidas serão geradas e, em pouco tempo, os resultados começam a aparecer. Esse processo se repete em um ciclo continuo.

O monitoramento dos objetivos e resultados alcançados gera confiança e motivação para toda a equipe. 

Desafios da consultoria

Os benefícios são muito bons. Mas qual é o outro lado? Quais são os desafios da consultoria para e-commerce?

Um bom trabalho de consultoria pode aumentar vendas e gerar crescimento para seu e-commerce. Porém, isso não é tarefa fácil.

O primeiro e mais difícil desafio é o envolvimento da equipe interna da loja virtual. Os resultados da consultoria podem ser severamente comprometidos, caso a equipe interna não se dedique plenamente ou não tenha tempo disponível. Os melhores resultados são obtidos quando o dono do e-commerce participa efetivamente.

Outro desafio (na verdade, um enorme perigo) é contratar um consultor sem a experiência prática necessária. Caso isso ocorra, o trabalho pode tornar-se muito teórico e abstrato, gerando poucos resultados. Optar por empresas e profissionais que possuem uma metodologia estruturada e testada é o caminho mais seguro.

A Bertholdo oferece um produto focado apenas em consultoria online em e-commerce, chamado BRT Turbo. Todos os serviços de consultoria, apoio e treinamento incluídos focam em alavancar as vendas do seu e-commerce. O grande diferencial é que você faz um pequeno investimento mensal sem nenhuma forma de fidelização. Se quiser conhecer o BRT Turbo, entre em contato conosco.

Caso tenha alguma dúvida sobre consultoria em e-commerce, deixe seu comentário logo abaixo, ficaremos felizes em respondê-la.

Um forte abraço e boas vendas!