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Se você tem uma loja online sabe como é ruim quando um visitante seleciona um produto para comprar, mas na hora de finalizar a compra desiste dela. Causando assim o abandono de carrinho em seu site.

As vezes este abandono pode ter sido feito por um pequeno detalhe que o cliente tenha percebido na hora de fechar a compra.

Mas qual pode ser este detalhe e como você pode resolver isso?

É exatamente o que vou lhe ajudar a encontrar neste post!

Tempo de leitura do artigo: 7 min.


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Possíveis Motivos

Como o processo do momento da escolha do produto até a finalização da compra não é imediato, diversos motivos para um cliente desistir dela podem surgir.

Nenhum site é igual a outro. Porém existem algumas razões em comum para a desistência de compras que podem ser encontradas em vários deles.

Vou listar aqui quais são os principais motivos que fazem o abandono de carrinho acontecer:

Checkout Extenso

Se você faz bastante compras online com certeza já passou por uma situação onde quando foi finalizar a compra teve de preencher um cadastro extenso e demorado.

Para todo mundo este é um grande “estímulo” para o abandono de carrinho, já que muitas vezes o cliente desiste durante ou até mesmo antes de fazer todo o cadastro.

Registro Forçado

Este registro forçado ocorre quando o site obriga o cliente a fazer um cadastro para conseguir efetuar compras na loja. Enquanto em outros casos é possível realizar a compra sem um cadastro.

Este cadastro “não amistoso” acaba afastando muitos possíveis clientes que não se sentem à vontade em fazer este tipo de registro e acabam desistindo da compra antes mesmo de chegar ao checkout.

Frete

Na hora de finalizar a compra, para grande parte dos clientes este é um fator determinante, pois estima o “custo” final da compra. E valores de frete altos, por deixar o valor total elevado, acabam ocasionando o abandono de carrinho.

Outro problema com o frete é o tempo estimado de entrega: Um cliente que efetuou uma compra não quer esperar um tempo excessivo para que seu produto chegue até ele, não é?

Formas de Pagamento

Hoje em dia existem diversas formas de efetuar pagamentos. Cartões, cheques, boletos e dinheiro são maneiras que usamos diariamente para fazer compras onde quer que seja. Então porque não colocar mais formas de pagamento em seu site?

O abandono de carrinho no checkout cresce principalmente por formas de pagamento muito reduzidas e limitadas.

Por isso, é importante que o cliente entre no site e veja que pode escolher a forma de pagamento favorita e que mais utiliza.

Poucas Informações

Imagine que você está procurando por uma mesa de jantar para comprar na internet e encontra uma exatamente como queria mas não possui descrição nenhuma no site, somente uma foto. Você então faz a compra e quando ela chega na sua casa não é uma mesa de jantar, e sim uma mesinha de centro.

Produtos sem fotos e com poucas informações podem deixar um cliente inseguro e confuso. E muitas vezes as fotos enganam sobre o real tamanho ou como o produto realmente é.

Insegurança

Outro motivo que leva possíveis compradores a ficarem inseguros é a falta de um Certificado SSL no E-commerce que fariam a compra.

Certificados SSL garantem que os dados que o cliente informou à loja sejam mantidos somente entre ambos, impedindo a dispersão destes dados.

Malwares também podem ser uma razão para a desconfiança de usuários quanto à segurança e credibilidade de seu site, já que eles podem abrir páginas falsas ou diferentes quando o usuário clicar em “finalizar compra”, por exemplo.

Carregamento Lento

Cuidado com o tempo de carregamento da sua loja virtual. Usuários que optam por comprar produtos na internet não esperam encontrar filas ou atrasos que podem ocorrer em lojas físicas, certo?

Então sua loja não pode dar uma “sensação semelhante” ao seu cliente, senão poderá ser a causa de um eventual abandono de carrinho.

O Magento por si só é uma plataforma robusta, sua versão mais recente (o Magento 2) consegue suportar mais de 10 milhões de visualizações por página e para isso sua infraestrutura também precisa estar preparada para este tráfego.

Soluções

Sabendo então das possíveis causas de abandono de carrinho em seu site agora vou listar algumas soluções que podem te ajudar a resolver estes incômodos.

Cadastros:

  • Faça cadastros simples e rápidos, que realmente sejam eficazes mas sem tomar muito tempo do cliente;
  • Deixe esses cadastros opcionais aos usuários mas não force um cadastro obrigatório para compras.

Ainda, você pode fazer uso de plugins como o OSC (One Step Checkout) para facilitar o checkout na hora da compra. Alguns exemplos de plugins OSC são:

OneStepChekout:

É compatível somente com o a primeira versão do Magento.

Entre suas características possui:

  • Checkout em uma única página;
  • Auto-detecção de país de usuários com a tecnologia GeoIP;
  • Completa automaticamente endereços com o Google Places.

Gerenciamento de campo:

  • Desativa campos desnecessários como fax, empresa, telefone e região;
  • Livre customização para escolher a ordem em que os campos de endereço aparecem;
  • Data de entrega automaticamente incorporada.

Envio e pagamento:

  • Atualizar automaticamente as taxas de frete disponíveis quando o usuário escolher país, código postal ou região;
  • Compatível com a caixa de verificação com 99% das extensões que seguem a API do Magento para a funcionalidade de envio e pagamento.

Costumização:

  • Instalação fácil;
  • Suporte avançado para recursos do Google Analytics;
  • CSS completamente modificado para personalizações mais simples;
  • Possibilidade de alterar quantidades de produtos encomendados diretamente no checkout.

Smart One Step Checkout:

Este por sua vez é voltado para a segunda versão do Magento.

Algumas das suas características são:

Configuração:

  • Você pode Adicionar / remover campos de informações do cliente;
  • Escolha de quais campos são obrigatórios.

Processo de pagamento mais rápido:

  • Os itens no carrinho podem ser editados sem sair do checkout;
  • O país do cliente é detectado automaticamente pelo GeoIP;
  • Com a ajuda do Google Place os campos de endereço se completam automaticamente.
  • A data de entrega inclui a data e a hora;
  • A página de Checkout se ajusta para qualquer formato de tela;

Relatórios de Checkout Abandonados:

  • Relatório por campo que exibe os campos que geralmente são preenchidos e os que não são quando um carrinho é abandonado;
  • Métricas de conversão e abandono do carrinho;

Você pode conferir estes e outros módulos acessando o Magento Marketplace! ?

Fretes:

  • Evite ao máximo preços de frete muito elevados;
  • Fretes Grátis sempre chamam a atenção dos consumidores.

Para saber mais como o frete pode ajudar seu negócio, dá uma olhada nesse vídeo aqui:

Pagamentos:

  • Tenha diversas formas de pagamento disponíveis;
  • PayPal, MercadoPago e outras formas de pagamento online também são uma boa opção.

Informação:

  • Use diversas imagens e informações em seus produtos. Informação nunca é demais.
  • Esteja atento para responder à perguntas que seus clientes podem fazer sobre seus produtos e tente dar uma resposta o quanto antes.

Segurança:

  • Certifique-se de ter um Certificado SSL para ganhar a confiança de seus clientes e garantir a segurança dos dados na hora da compra.
  • Um recurso recomendado é o SiteLock que além de encontrar vulnerabilidades no seu site fornece proteção contra malwares.

Tempo de Carregamento:

  • Para ter seu site otimizado é importante ter uma boa hospedagem e um suporte que te ajude a manter seu site veloz e sem quedas.
  • Comprima imagens e arquivos;
  • Otimize o HTML de seu site;
  • Utilize CDNs como o CloudFlare para entregar ao usuário o conteúdo de sua página mais rápido.

Conclusão

O abandono de carrinho é algo inevitável. Toda loja vai passar por isso, não importando o tamanho dela ou seus produtos. Mas, o que faz a diferença é o esforço que é feito para conseguir diminuir isso.

Portanto, caso durante a leitura deste artigo você possa ter notado algo que falta em seu E-commerce, siga as dicas que passei e acredito que vai conseguir fazer a diferença em seu negócio.

Caso conheça mais alguém que tenha uma loja com este problema compartilhe este artigo com ele.

Forte abraço e bons negócios!

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