Seja um membro da maior Comunidade Magento do Brasil:

Veja como otimizar a busca no Magento e aumentar suas vendas neste guest post incrível que o pessoal da Projecttus escreveu para nosso blog, confira:

Como está a ferramenta de busca da sua loja virtual? Aprenda a otimizar a busca no Magento e aumente as conversões.

Os resultados errados para as pesquisas certas. Com certeza já aconteceu isso com você ao acessar alguma loja virtual em que você precisa consultar várias páginas para encontrar o que procura. Otimizar a busca no Magento é, sem dúvidas, tão essencial quanto o botão comprar.

Não precisa ser um “Google” das pesquisas em sua loja virtual, mas os resultados precisam ser eficazes para os usuários e seu Magento precisa sempre estar preparado para isso.

Pesquisas com resultados eficazes valorizam a sua loja virtual e deixam uma experiência de compra rápida e prática para seu público. Mesmo que ele não compre, se o seu site for funcional e rápido, você já conquistou a atenção.

É por esta razão que otimizar a busca no Magento é tão fundamental: para ela se tornar a principal aliada nas conversões da sua loja. Esta ferramenta está ligada diretamente ao usuário e tem um papel importante na decisão de compra.

Se uma busca traz o resultado esperado, as chances de conversão tendem a aumentar.

O que eu faço?

Existem várias formas de otimizar a busca no Magento e torná-la um ponto forte em sua loja virtual, fazendo com que seus produtos sejam facilmente localizados pela busca.

O método mais eficaz é você quem descobre, pois cada um traz funções distintas e que servem para necessidades diferentes. Vamos apresentá-las a seguir e explicar um pouco sobre cada uma.

Os 3 parâmetros do Magento

Like, Fulltext e Combined (Fulltext + Like)

Essas três formas de configuração de pesquisa compõem a busca nativa do Magento. São os métodos mais básicos pelos quais você deve começar e são indicados, principalmente, para quem utiliza do Magento Community, já que outras configurações são um pouco mais trabalhosas para esta versão.  Inicialmente, é importante você conhecer os três parâmetros e saber qual definir em sua loja.

Confira a seguir algumas informações sobre eles.

Like

No operador de busca Like, quando o usuário fizer uma pesquisa, o Magento usará como critério de busca a identificação do termo pesquisado em todos os produtos, mostrando como resultado inúmeros produtos que possuem ambos atributos pesquisados, levando em conta o critério de busca definido, como nome, descrição, cor, atributos que são definidos como pesquisáveis.

Por exemplo, se você procurou por “camisa verde”, o Magento criará um critério de busca que apresentará como resultado todos os produtos que contenham a palavra “camisa” e também os produtos que contenham a palavra “verde”, seja no nome, na descrição ou na cor do produto.

Características do método:

● Considera pesquisas que não apresentem a palavra exata, identificando palavras, por exemplo, que sejam escritas no diminutivo ou erradas, considerando as hipóteses de pesquisa e mostrando resultados relevantes.

● Na apresentação de produtos na pesquisa, considera a ordem em que os produtos foram cadastrados.

● Ideal para buscas com palavras específicas ou pesquisas mais simples que utilizam, por exemplo, apenas uma palavra.

Fulltext

Ao contrário da dinâmica do parâmetro anterior, o Fulltext apresenta somente resultados que contenham a palavra exata dos termos pesquisados, o que não significa que encurtará as possibilidades de pesquisa e reduzirá a capacidade funcional da ferramenta, mas sim que apresentará resultados produtos mais relevantes ao termo buscado pelo cliente.

Características do método:

● Nas pesquisas, o parâmetro apresentará primeiro os produtos que possuem os termos exatos e, em seguida, também mostrará produtos que contenham ao menos um dos termos pesquisados.

● Apenas identifica palavras com mais de quatro caracteres. Palavras menores que isso serão ignoradas.

● Comparando com o parâmetro Like, o Fulltext apresenta produtos por relevância, mostrando uma melhor organização e ordenação nos resultados.

Combined

Como o próprio nome já sugere, este parâmetro é uma junção do Fulltext com o Like, apresentando primeiramente resultados mais específicos buscados pelo Fulltext e, em seguida, os resultados encontrados pelo Like.

Em suma, entre os três tipos de configuração de pesquisa do Magento, este é o que oferece uma possibilidade de configuração mais funcional e ideal para quem deseja apresentar resultados mais relevantes, sem deixar de mostrar também outros produtos da loja, afinal, variedade é sempre um atrativo interessante para o público.

Opte pela opção mais viável para otimizar a busca no Magento e lembre-se de pesquisar seu público antes para identificar quais são as necessidades.

Solr: o gigante das buscas

Agora, indo muito além dos métodos de busca padrão do Magento, nós temos uma ferramenta poderosa que faz a diferença em um e-commerce: o Solr. É uma plataforma de alta performance de indexação utilizada por grandes sites como Instagram e Netflix.

Seu motor de busca open source (código aberto) permite otimizar as buscas no Magento de modo eficiente e consistente, integrando as pesquisas com os produtos cadastrados.

Características do método:

● Altamente escalável por meio da replicação de dados para outros servidores.
● Fácil configuração por meio de XML, sem necessidade de codificação.
● Fácil extensão através de plugins.
● Otimizado para alto volume de tráfego.
● Interfaces padrão de integração: XML, JSON e HTTP.
● Ferramenta de administração de fácil compreensão.
● Estatísticas providas via JMX para monitoramento.

Principais recursos:

● Busca textual.
● Busca geoespacial.
● Destaque de termos (destaca o termo buscado dentro dos resultados).
● Busca facetada (agrupa produtos de acordo com qualquer atributo).
● Integração com banco de dados.
● Manipulação de rich documents como PDFs ou DOCs.


E-BOOK GRÁTIS

Guia Prático para Loja Virtual Magento

Magento Advanced Search: o poder da busca avançada

O módulo de busca avançada da aheadWorks é outro método que supera a busca nativa (três parâmetros) pois, além de substituí-la, consegue otimizar a busca no Magento, sendo recomendável para a maioria das lojas virtuais da plataforma.

Esta extensão utiliza o mecanismo de busca externo Sphinx, um servidor de pesquisa também open source, assim como o Solr.

O Sphinx suporta muitas APIs diferentes, como PHP, Python, Java etc. É possível integrar o mecanismo em várias situações. Com o Sphinx você pode aprimorar a capacidade de pesquisa por meio de duas opções: Pesquisa Coringa (Wildcard Search) e Processamento de Morfologia (Morphology Processing).

No primeiro, é habilitada uma função que permite que os usuários encontrem o produto apenas com uma parte da palavra, não sendo necessário o termo completo. Na segunda, temos a correção de palavras com erros ortográficos na pesquisa, uma função relevante para qualquer loja.

Sua instalação e configuração é relativamente simples, mas um dos seus pontos de destaque é o índice de pesquisa, em que existe a possibilidade de definir pesos e medidas aos atributos de pesquisa, ou seja, configurá-los de acordo com a necessidade da sua loja.

Aprenda a otimizar a busca no Magento e aumente as conversões - SECNET

Se os seus produtos possuem nomes e descrições maiores, você pode aumentar o peso do atributo, e o contrário também é possível.

Com uma análise dos produtos da sua loja e baseando-se principalmente nas pesquisas que os usuários da sua loja fazem, você pode definir o peso ideal de cada atributo e criar a combinação perfeita.

A aheadWorks é ganhadora do prêmio Imagine 2016 Partner Summit Awards como desenvolvedor de extensões mais inovadoras, além de ser parceira do Magento. Você pode adquirir a extensão diretamente no site da aheadWorks.

Os planos de compra do módulo variam de acordo com o período de uso, então, aconselhamos você a fazer um teste em sua loja e verificar a efetividade da integração com a ferramenta de pesquisa.

Sinônimos: cada um com a sua pesquisa

Sinônimo de pesquisa é… busca?

Já é um começo se concordarmos.

Esse é um ponto razoavelmente importante para você que está procurando otimizar a busca no Magento. Expandir as possibilidades de pesquisa é uma estratégia e tanto para alcançar seu público, principalmente quando estamos falando do Brasil, um país de diferentes etnias e culturas.

Aprenda a otimizar a busca no Magento e aumente as conversões - SECNET

Para quem tem uma loja virtual grande, com uma grande diversidade de produtos e que têm a capacidade de atender ao Brasil todo, configurar os sinônimos pode ser uma ótima estratégia na hora de otimizar a busca no Magento.

Para definir os sinônimos, basta acessar os Termos de Pesquisa e criar novos termos de acordo com os produtos que você tem em seu site. Por exemplo, se você trabalha com televisões em sua loja, pode criar um Critério de Pesquisa com o nome “tv”, sendo um sinônimo para “televisão”.

Auto-complete: ganhe a corrida antes da largada

O auto-complete é uma ferramenta extremamente poderosa para qualquer loja virtual. Esta opção deixa a pesquisa mais dinâmica, sendo uma das melhores opções para otimizar a busca no Magento e deixá-la totalmente funcional.

A maior parte dos usuários que acessam um site gostam de rapidez na apresentação de resultados. Por isso, se você trabalha com o auto-complete em sua loja, parabéns!

Se você ainda não trabalha com esta ferramenta, é hora de pensar em fazer um teste, avaliando o impacto nas pesquisas e na usabilidade do site por parte do público.

De acordo com testes realizados com a ferramenta, pode-se obter um aumento de 20% na taxa de conversão em lojas virtuais que utilizam o auto-complete. Uma evolução e tanto para quem deseja, além de otimizar a busca no Magento, aumentar o faturamento com as mudanças na busca e usabilidade da plataforma.

Uma das melhores práticas para busca é a funcionalidade auto-complete que pode sugerir termos de busca, categorias e produtos específicos. Este tipo de auto-complete é especialmente poderoso para lojas virtuais com produtos que não tem uma pesquisa muito específica. A taxa de conversão para os que utilizam auto-complete é 20% maior do que os que não utilizam.

Pesquisa interna do Magento e indexação do Google: não se esqueça disso

Não poderíamos dar dicas para otimizar a busca no Magento sem falar também deste assunto de utilidade pública para quem é adepto da plataforma: a indexação das páginas de busca.

Sim, cada nova pesquisa pode gerar uma explosão de páginas indexadas junto ao Google. Por exemplo, quando você faz uma pesquisa, acaba gerando uma URL como esta:

minhaloja.com/catalogsearch/result/?q=camisa+branca

As páginas de resultados podem ser indexadas, pois a cada pesquisa é gerado um cache da página (caso esteja ativado). Para evitar isso, o recomendável é usar extensões (módulos) para configurar a meta tag robots do seu e-commerce de forma mais efetiva e assertiva.

Mas, atenção! Não é recomendável configurar todas as páginas com a meta tag NoIndex, que impossibilita a criação de páginas de resultados de pesquisa. Mesmo que seja um método efetivo, esta ação pode comprometer o SEO do seu e-commerce e você pode perder indexação.

De olho no seu público: analise sempre os termos pesquisados

Aqui, todos os termos fazem diferença, afinal, temos que falar a língua universal na hora de alcançar o público que quer comprar o seu produto. Estar sempre atento ao que os usuários da sua loja tem pesquisado é uma forma eficaz de compreender e acompanhar o comportamento do seu público.

Analisando este fator, você consegue identificar produtos que foram muito pesquisados mas, infelizmente, não estão disponíveis para venda na loja, ou até mesmo elaborar estratégias para ampliar a atuação do seu e-commerce com produtos que vão de encontro com os desejos dos clientes, ampliando as chances de conversão e também o catálogo de produtos, oferecendo mais variedade.

Depois da busca vem a conversão

Agora que você escolheu as melhores formas e métodos para otimizar a busca no Magento e deixou sua loja bem estruturada, está na hora de comparar os resultados e avaliar as métricas do seu e-commerce.

Dessa forma, você perceberá o impacto que as mudanças tiveram no desempenho do seu site e ficará surpreso com os resultados. Todo este trabalho de otimização transformará a busca do seu Magento em uma ferramenta forte, que entregará mais conversões.

Mas o importante mesmo é você oferecer uma loja virtual com uma usabilidade perfeita para o usuário, criando uma experiência de compra para seu público.

* Conteúdo produzido pela Equipe Projecttus.

Quer receber mais conteúdos como esse por e-mail de graça?

Cadastre-se agora e seja um membro da maior Comunidade Magento do Brasil!