Como você ou sua empresa lidam com o armazenamento de dados vitais: utilizam os backups tradicionais ou investem em um sistema alternativo, como o snapshot?

Essa é uma pergunta importante, especialmente para a prevenção de casos de corrupção de arquivos, exclusão acidental ou mal-intencionada ou qualquer outro evento semelhante.

Nesse contexto, saiba que o método principal utilizado ainda são os serviços de backups tradicionais. No entanto, embora a replicação padrão de dados forneça pontos de restauração diários e semanais, isso ainda pode resultar em uma quantidade considerável de trabalho perdido.

Desse modo, os sistemas de backup baseados em snapshot podem se tornar muito atrativos para as empresas. Afinal, eles ajudam a minimizar a perda de dados, criando pontos de restauração mais frequentes que são armazenados por períodos mais longos.

Quer entender mais sobre o snapshot e compreender como esse sistema pode contribuir para a segurança digital na sua empresa? A seguir, explicaremos mais sobre essa tecnologia e a sua importância na hora de restaurar os dados. Boa leitura!

O que é um Snapshot?

Um snapshot ou captura instantânea é uma cópia virtual dos seus dados. Assim como os métodos tradicionais, é possível obter e manter vários snapshots para que seja possível restaurar um sistema em diferentes pontos no tempo.

Isso significa que, caso aconteça a corrupção de dados, você conseguirá simplesmente restaurar um snapshot anterior.

Ao contrário de um sistema de backup tradicional, não há cópias físicas de armazenamento. Em vez disso, o backup de captura instantânea replica os seus dados para diversos outros locais.

Isso dá ao snapshot duas vantagens inerentes ao backup tradicional: há menos tempo de transferência envolvido e o acesso a cópias redundantes de seus dados ocorre com segurança contra as falhas.

Diferença entre backup e snapshot

Apesar de ambos serem sistemas que visam replicar dados e, assim, garantir a segurança dos arquivos, backup e snapshot apresentam algumas diferenças pontuais.

A principal delas é o fato de o backup tradicional poder copiar os dados de um arquivo desde a sua origem. Já no snapshot é possível capturar apenas o momento atual do arquivo. É como se fosse uma fotografia daquele ponto no tempo.

Nesse caso, para conseguir replicar o arquivo original e suas alterações desde o início, é necessário fazer snapshots constantes.  

Uma outra diferença entre os sistemas é que: enquanto no backup os dados copiados são direcionados para um local diferente de onde estão os dados originais estão, no snapshot tanto o arquivo original quanto a cópia permanecem no mesmo local.

Além disso, em um snapshot, a captura dos dados é instantânea. Ou seja, as cópias realizadas em um ponto no tempo ficam prontas em questão de segundos. Já no caso do backup tradicional, essa replicação pode demorar minutos ou horas. Tudo vai depender da quantidade de arquivos a serem copiados.

Por fim, uma outra diferença que merece ser pontuada é o fato de o sistema de snapshot não consumir nenhum espaço no momento de sua criação. O backup, por sua vez, necessariamente consumirá um espaço no dispositivo, que, a depender da quantidade de dados, pode ser muito elevado. 

Como funciona a tecnologia Snapshot?

Como mencionamos, os snapshots criam imagens da organização dos dados em um determinado momento. Em outras palavras, ele realiza uma cópia dos metadados com as informações sobre o estado atual do arquivo ou sistema.

Então, se você executar um snapshot, por exemplo, todos os seus arquivos ou pastas poderão ser revertidos para o estado em que se encontravam anteriormente.

como funciona tecnologia snapshot

Mas, de forma detalhada, o sistema de snapshot funciona da seguinte forma:

1. Programação para a realização dos snapshots: aqui, o processo de capturas é configurado como automático, com o estabelecimento de horários para isso. Assim, não há o risco de o usuário se esquecer de replicar um arquivo após esse ser alterado.  

2. Replicação dos arquivos na primeira captura: quando a primeira captura instantânea é realizada, as informações dos arquivos originais são salvas.  

3. Replicação dos arquivos nas próximas capturas: nas próximas capturas, as alterações que foram feitas nos arquivos são armazenadas.

4. Situação em que um arquivo é corrompido: caso um arquivo seja corrompido, o sistema localizará a última captura antes desse evento ocorrer. Assim, o arquivo é restaurado para a sua forma anterior. 

Qual a importância do Snapshot?

Diferentes ferramentas de snapshots são apropriadas para diferentes tamanhos de empresas. Isso porque ajuda a prevenir retrabalhos e perda de dados importantes que venham ocorrer pela corrupção dos dados, exclusão ou qualquer outro motivo.

Em especial, quando falamos em cloud server, a preocupação com invasões e alterações de dados aumenta.

Assim, administradores de sites, sistemas e aplicações que necessitam alterar ou restaurar configurações e arquivos de suas aplicações precisam de ferramentas que possibilitem reverter qualquer ação sem prejuízos ao funcionamento da aplicação.

E os snapshots são ótimos para controle de versão, porque eles não são backups e podem ter muitas versões sem ocupar muito espaço.

Assim, ambientes corporativos podem realizar cópias instantâneas de sistemas de arquivos, banco de dados, ambientes virtualizados e outros.

Além do mais, um snapshot só precisa salvar informações suficientes para desfazer uma alteração e isso faz com que leve menos espaço do que um backup.

vantagens backup snapshot

Vantagens do Backup em Snapshot

O backup em snapshot apresenta inúmeras vantagens para qualquer usuário, sobretudo para aquele que trabalha com a atualização constante de arquivos.

Afinal, o sistema reduz consideravelmente as janelas de backup e ainda permite a reversão do sistema para uma captura anterior de forma simples, prática e rápida.

Mas não é só isso! O snapshot apresenta muitas outras vantagens também, que listamos logo abaixo. Confira quais são elas!

Melhor RPO

O RPO é a sigla de Ponto Objetivo de Recuperação, sendo uma combinação entre o tempo gasto para a realização do backup dos arquivos e o tempo gasto para que os dados sejam enviados para o local em que ficarão armazenados.

Convém destacar que o RPO é utilizado pelas empresas para saber a quantidade de recursos mínimos a serem recuperados em caso de falhas ou perdas de dados. Assim, ele está focado na otimização do tempo gasto para a realização e exportação do backup.

Por isso, quando você implementa um sistema de snapshot que realiza a captura de dados em um intervalo de tempo de minutos e não armazena esse arquivo de cópia em outro lugar, o tempo gasto na operação é mínimo.

O mesmo não ocorreria com um sistema de backup tradicional, que gasta muito tempo na operação de cópia de dados.

Melhor RTO

O RTO é a sigla de Objetivo do Tempo de Recuperação, correspondendo à rapidez em que os arquivos podem ser restaurados a partir de um backup. Ou seja, ele é utilizado para mensurar o tempo máximo em que um sistema ou uma informação pode ficar indisponível após uma falha.

Assim, quando os dados são copiados em snapshot, essa restauração ocorre instantaneamente. Ou seja, o RTO pode ser próximo de zero segundos.

Isso ocorre porque, como nesse sistema os dados não são armazenados em um local diferente do arquivo original, não há a necessidade de transferência de dados, o que reduz significativamente o tempo de restauração.

Por outro lado, arquivos armazenados por meio de um backup tradicional podem ser extensos e ainda precisam ser transferidos de local para serem restaurados, o que aumenta consideravelmente o RTO. 

Backups consistentes

No sistema de snapshot, os backups são salvos uma vez ao dia, diretamente no servidor ou storage de produção.

Portanto, é possível ter a garantia de que os seus dados e informações estão salvos em segurança e que podem ser recuperados e restaurados quando você quiser.  

Criação quase que instantânea

Essa é, sem dúvidas, uma das principais vantagens do sistema de snapshot. Afinal, por não realizarem cópias dos dados, mas sim cópias dos metadados, é possibilitada uma replicação mais rápida dos arquivos e sem a perda dos dados.

Ou seja, com o snapshot, o usuário pode reduzir e otimizar significativamente o tempo das suas cargas de trabalho diárias e pode direcioná-lo para outras tarefas importantes. 

benefícios do backup snapshot

Nenhum impacto na produção

Por fim, o snapshot também tem como grande vantagem o fato de não impactar de nenhuma forma na produção no trabalho em uma empresa. Primeiro, porque a cópia dos arquivos é feita quase que de forma instantânea, como mencionado anteriormente.

Além disso, esse tipo de replicação de dados não sobrecarrega a conectividade da internet de uma empresa, ao contrário do backup tradicional.

Nesse sentido, todas essas questões contribuem para um ganho de tempo na produção e no melhor gerenciamento de aplicações.

Conclusão

Como você viu, o sistema de backup em snapshot pode economizar tempo e custos, além de aumentar consideravelmente a produtividade em uma empresa.

E o mais interessante de tudo isso é que ele pode ser tanto utilizado como uma alternativa ao backup tradicional como também ser implementado junto a esse.

Ou seja, são opções variadas, mas que tem como único objetivo contribuir para um melhor gerenciamento de tempo e de recursos dentro de uma organização.  

Assim, para te ajudar nessa implementação, saiba que a SAN Internet oferece o serviço de hospedagem elástica, que conta com o recurso de backup em snapshot. Esse é um serviço completo, personalizado e otimizado para cada tipo de projeto.  

Portanto, aproveite o momento para entrar em contato com a SAN Internet e descobrir como podemos te ajudar a alavancar o seu negócio com a hospedagem elástica e com o snapshot!