Vantagens do Backup em Snapshot

Vantagens do Backup em Snapshot

Como você ou sua empresa lidam com o armazenamento de dados vitais? Esta é uma pergunta importante, especialmente na prevenção de casos de corrupção de arquivos, falta de um snapshot, exclusão acidental ou mal-intencionada ou qualquer evento semelhante.

E nesses casos é utilizado como método principal os serviços de backups tradicionais. Embora o serviço de backup e replicação padrão fornece pontos de restauração diários e semanais, isso ainda pode resultar em uma quantidade considerável de trabalho perdido.

E é neste momento, que os sistemas de backup baseados em snapshot podem ser atrativos para empresas. Os snapshots ajudam a minimizar essa perda, criando pontos de restauração mais frequentes que são armazenados por períodos mais longos.

A seguir, explicaremos mais sobre essa tecnologia e a sua importância na hora de restaurar os dados.

O que é um Snapshot?

Um snapshot ou captura instantânea é uma cópia virtual dos seus dados. Assim como os métodos tradicionais, é possível obter e manter vários snapshots para que seja possível restaurar um sistema em diferentes pontos no tempo. Isso significa que, caso aconteça a corrupção de dados em um algum momento, você conseguirá simplesmente restaurar um snapshot anterior.

Ao contrário de um sistema backup tradicional, não há cópias físicas de armazenamento. Em vez disso, o backup de captura instantânea replica os seus dados para diversos outros locais.

Isso dá ao snapshot duas vantagens inerentes ao backup tradicional: há menos tempo de transferência envolvido e acesso a cópias redundantes de seus dados como segurança contra falhas.

Cloud Server

Alta disponibilidade sobre uma infraestrutura 100% redundante, de alto desempenho, escalável, monitorada e gerenciada.

Saiba Mais

Como funciona o Snapshot?

Primeiro, vamos definir o que entendemos por backup tradicional. Normalmente esse tipo de backup é armazenado como arquivos em fita ou disco físicos. Essa ainda é uma boa  estratégia para informações importantes, mas para fazer o backup de sistemas inteiros, ela é ineficiente, cara e demorada.

Uma organização não pode mais confiar apenas no backup tradicional, sem aceitar atrasos onerosos quando se trata de implementar planos de recuperação.

Agora, os snapshots são diferentes, eles criam imagens de como os dados estão organizados naquele momento, em outras palavras, uma cópia dos metadados com as informações sobre o estado atual do arquivo ou sistema.

Em suma, pense nisso como fotografias que são capturadas ao longo de diferentes períodos, onde essas fotografias podem ser utilizadas para recuperar o estado em que o arquivo ou sistema se encontrava.

Então, se você tirar um snapshot a cada hora, por exemplo, todos os seus arquivos ou pastas poderão ser revertidos para o estado em que se encontravam no momento.

Qual a importância do Snapshot?

Diferentes ferramentas de snapshots são apropriadas para diferentes tamanhos de empresas. Isso pois, ajuda a prevenir retrabalhos e perda de dados importantes que venham ocorrer pela corrupção dos dados, exclusão ou qualquer outro motivo.

Em especial, quando falamos em cloud server, a preocupação com invasões e alterações de dados aumenta. Administradores de sites, sistemas e aplicações que necessitam alterar ou restaurar configurações e arquivos de suas aplicações precisam de ferramentas que possibilitem reverter qualquer ação sem prejuízos ao funcionamento da aplicação.

E os snapshots são ótimos para controle de versão, porque eles não são backups e podem ter muitas versões sem ocupar muito espaço. Assim, ambientes corporativos podem realizar cópias instantâneas de sistemas de arquivos, banco de dados, ambiente virtualizados e outros.

Além do mais, um snapshot só precisa salvar informações suficientes para desfazer uma alteração e isso faz com que leve menos espaço do que um backup.

Vantagens do Snapshot

Os snapshots reduzem consideravelmente as janelas de backup e são especialmente úteis quando você está fazendo muitas atualizações, porque é fácil reverter o sistema para uma captura anterior, além do mais, existem outras vantagens, como:

Melhor RPO – O RPO é a sigla de Ponto Objetivo de Recuperação, e é utilizado por empresas para saber a quantidade de recursos mínimos a serem recuperados em caso de falhas ou perdas de dados.

Melhor RTO – O RTO é sigla de Objetivo do Tempo de Recuperação (em português), e é utilizado para mensurar o tempo máximo em que um sistema ou uma informação pode ficar indisponível após uma falha.

Backups consistentes – Os backups são salvos em vários momentos ao longo do dia. Também, podem ser salvos em diferentes servidores, o que proporciona uma maior segurança e consistência nos dados.

Criação quase que instantânea – Por não realizarem cópias dos dados, mas cópias dos metadados isso possibilita a cópia mais rápida e sem perda dos dados.

Nenhum impacto na produção – Você não precisa esperar por horas para realizar um backup. Sendo que o ambiente de trabalho não é afetado com snapshot, isso proporciona um ganho de tempo na produção ou gerenciamento de aplicações.

Conclusão

O backup baseado em snapshot pode economizar tempo, custo e estresse significativos. Ele pode ser implementado como uma alternativa completa e substituição para backup tradicional, ou pode ser usado em conjunto com ele. Decida sua estratégia primeiro e depois encontre as ferramentas que se encaixam nela.

Um dos pontos fortes dos clouds servers da SECNET é a implementação por padrão da tecnologia snapshot. Isso proporciona uma hospedagem de sites ou aplicações mais seguras e confiáveis, sem pagar a mais por adicionais.

Procura um ambiente otimizado, gerenciado com backup? Fale com a gente!

A SECNET não está só preocupada com os sites hospedados e gerenciados, mas com a satisfação e segurança dos seus clientes.

Confira o cloud server da SECNET e tenha as vantagens do snapshot na hora de armazenar os dados.

Ataque SWAPGS Bitdefender SECNET
A seguir:

Ataque SWAPGS: Novo ataque descoberto pela Bitdefender

Ataque SWAPGS: Novo ataque descoberto pela Bitdefender