Neste artigo, vou dar algumas dicas valiosas para gerar mais tráfego no seu e-Commerce com foco no Marketing de buscas e nos resultados orgânicos.

Segundo uma pesquisa realizada pelo especialista em ciência da computação com Ph.D. em interação homem-maquina Jakob Nielsen, 90% dos usuários visualizam apenas a primeira página do resultado das buscas.

Esses números mostram como é importante que as empresas tentem estar pelo menos entre os dez primeiros resultados da busca.

Com bilhões de páginas na internet, alcançar um lugar privilegiado é um desafio. É por isso que existe a Otimização para Motores de Busca (Search Engine Optimization ou SEO, em inglês).

Aumentar o tráfego da sua loja virtual é uma missão difícil, que exige muita técnica e dedicação. Os resultados vão surgir a médio e longo prazo e com certeza compensam.

Para começar o seu trabalho de otimização, você pode fazer uma promoção pay-per-click (PPC) com o anúncio de palavras-chave no Google AdWords, por exemplo.

Direcione para uma página relevante em seu e-Commerce com um apelo para uma ação.

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Defina suas metas, prioridades e medições

Desenvolva as metas mensuráveis e as prioridades, além de um plano de revisão periódica, antes de iniciar uma campanha de SEO.

Algumas perguntas devem ser respondidas:

  • O que eu quero dos meus visitantes?
  • Quais são as necessidades do meu atual negócio?
  • Quais são os meus produtos ou serviços mais importantes para essa promoção?

Recomenda-se que você adicione seu e-Commerce ao Google Analytics, para mensurar a audiência do seu site.

No aplicativo serão reveladas quais palavras-chave são usadas pelos seus visitantes para encontrar seu site, entre outros vários recursos

Caso você não decidiu qual plataforma de e-commerce usar, tenho um comparativo bem legal pra você.

Gerar tráfego no seu e-Commerce começa antes de a loja estar online

Diferente do que muita gente pensa, você deve começar a montar uma estrutura para gerar tráfego orgânico já na fase de planejamento.

Todo seu e-Commerce deve ser pensado e desenhado para satisfazer as boas práticas de SEO.

As páginas dos produtos precisam ser bem planejadas, com definição de elementos de SEO onpage e recursos que possam fazer a página se destacar nas buscas do Google.

Caso seu e-commerce esteja em processo de desenvolvimento, você pode usar alguns passos para criar um site incrível.

Investigue as Palavras-Chave

Várias empresas não conseguem atrair mais visitas para seu e-Commerce simplesmente porque as palavras-chave selecionadas não são usadas pelos seus potenciais clientes na internet.

As vezes a descrição e o título são feitos com palavras que os compradores não conhecem ou que não usariam para definir o produto.

Você pode promover a palavra “Players de mídia portáteis” por exemplo, mas se os seus potenciais compradores chamam o mesmo produto de “MP3” você está perdendo tempo.

Por isso, sempre é importante conversar com seus funcionários, parceiros e clientes para determinar como será feito o anúncio.

A seleção de palavras-chave e a pesquisa dos termos usados é importantíssimo para que seu e-Commerce consiga boas colocações nos buscadores.

Por isso, faça uma boa pesquisa em ferramentas de busca de palavras-chave, existem várias que vão te ajudar a escolher as melhores formas de otimização.

O Google oferece o AdWords Keyword Tool. Totalmente gratuito, ele é uma ótima opção para avaliar qual a melhor palavra-chave com base na frequência de pesquisa.

Use vídeos na sua loja virtual

Use vídeos para mostrar os detalhes do produto, isso vai aumentar a sua taxa de conversão. Em termos de SEO, a estratégia também é muito importante, pois deixa a página com maior riqueza de conteúdo.

A maior relevância nas páginas, consequentemente, vai melhorar seu posicionamento nos buscadores.

Se você utiliza a plataforma Magento, temos algumas dicas extras pra você.

Conteúdo duplicado

Um dos maiores erros para quem quer gerar tráfego com busca orgânica é duplicar conteúdo na descrição dos produtos.

Fazer cópia de descrição de fornecedores e outras lojas é um erro bem comum e fatal, quando se fala em SEO.

Prefira criar descrições únicas, detalhadas e com a linguagem que seus clientes preferem. Isso vai aumentar o tráfego no seu e-Commerce e o interesse dos visitantes.

Blog em seu e-Commerce

A criação de um blog também pode render algumas posições nos buscadores. Além de eficiente é uma estratégia de divulgação simples e barata que pode gerar muito tráfego no seu e-Commerce.

Algumas plataformas não oferecem muitos recursos de SEO, diferente do blog, que pode ser um aliado para conseguir visitas e um ótimo marketing de conteúdo.

Facilite a vida dos motores de busca

A plataforma do seu site deve ter alguns recursos para te ajudar no SEO. Quando você planejar um novo site, tenha certeza que seu projeto é amigável aos mecanismos de busca.

No entanto recursos flash e materiais não-textuais em excesso, podem dificultar a indexação das suas páginas.

Caso você queira melhorar o posicionamento das suas páginas, use o Google Webmaster, que oferece oferece sugestões específicas tanto para sites novos e já existentes.

Redes Sociais

Em um projeto de SEO, as redes sociais estão ganhando cada vez mais importância. As menções trazem relevância e tráfego.

Uma dica é fazer publicações com links de conteúdos relevantes, sem qualquer tipo de SPAM. Essa tem sido uma das estratégias mais eficientes para aumentar o tráfego no seu e-Commerce.

Seguindo essas dicas é certo que você conseguirá mais visitas para a sua loja virtual. Mas lembre-se os resultados são graduais e de médio e longo prazo.

Agora que você já tem em mente as técnicas de como aumentar o tráfego no seu e-Commerce é só analisar sua estrutura e implementar as sugestões.

Um grande abraço!