Site responsivo ou dedicado mobile para e-commerce?

Site responsivo ou dedicado mobile para e-commerce?

Não basta criar um site para sua loja virtual realmente funcionar. Entre a escolha da plataforma e a finalização do projeto, alguns detalhes vão fazer a diferença na hora das vendas.

O número de dispositivos móveis no Brasil tem aumentado.  São mais de 150 milhões de smartphones em uso em 2016 (Folha UOL). Já para 2018, a projeção é de que esse número chegue a 236 milhões.

Esses dados tornam claro o fato de que o Mobile tem grande relevância para o e-commerce brasileiro e que sua empresa precisa de uma estratégia para atender essa demanda, certo? E como fazer isso? Veja agora duas opções.

  • Criar um site móvel responsivo.
  • Criar um site dedicado.

Site responsivo

Um site responsivo é aquele que se adapta a várias plataformas. Os layouts e funcionalidades se ajustam para as telas de smartphones e tablets.

Quando o usuário visualiza o site no computador, o formato se expande e aproveita toda a tela, já no celular, o conteúdo muda de posição e tamanho preservando a informação e a qualidade das imagens.

Essa é a alternativa menos trabalhosa e econômica, pois será preciso apenas programar o site para essa função.

Vale ressaltar que um site responsivo deve ser 100% ajustado para que nada “falhe” ao abrir no novo formato. Os botões e textos devem ser legíveis nas telas dos smartphones, caso contrário, a navegação do usuário vai ficar comprometida. Assim como as compras.

Site dedicado (M.)

Você já deve ter visto uma url assim: m.sitedopedro.com.br. Esse é um sub-dominio criado para versões “Mobile”, conhecido como M.

Então, quando alguém acessar seu e-commerce pelo celular, será redirecionado ao site M.

Esse modelo é adotado em blogs e e-commerces, projetados exclusivamente para smartphones, sendo toda a estratégia de conteúdo e funcionalidades pensadas para esse tipo especifico de exibição.

Como é otimizado especialmente para telas pequenas, carrega rapidamente e os usuários navegam por ele com mais facilidade. Esse tipo de site é projetado para ser “pequeno”, com uma quantidade reduzida de códigos e arquivos.

Mas por que nem todo mundo usa o site dedicado? Porque ele vai demandar o dobro de trabalho, uma vez que será preciso fazer as postagens nas duas versões, assim como na otimização do conteúdo para os dois formatos: Desktop e mobile.

Como fazer?

Uma opção para ter seus site responsivo ou dedicado, é o uso de uma framework (ou biblioteca) para desenvolvedores. Pois você pode encontrar códigos comuns (genéricos) e adaptar sua página.

Pode-se dizer que uma Framework é a base de um site, sendo ela simples ou complexa.

Aqui segue algumas Frameworks:

Site responsivo ou dedicado - Material Design Lite

Material Design Lite

A Framework do Google MDL ( Material Design Lite) não depende de Javascripts e vai otimizar o uso em dispositivos diferentes, navegadores mais antigos e oferecer uma experiência de navegação bem mais agradável para o usuário.

Site responsivo ou dedicado - Material Design Lite
Bootstrap

O Bootstrap é rápido e fácil. É feito para pessoas de todos os níveis, dispositivos de todas as formas, e projetos de todos os tamanhos.

Site responsivo ou dedicado - Materialize css

Materialize

O Materialize é um framework front-end moderno e responsivo baseado na framework do Google, o Material Design Lite.

Se você gostou deste conteúdo, peço que ajude mais pessoas a escolherem um site responsivo ou dedicado mobile para e-commerce, compartilhando este artigo com seus amigos.

Quer saber mais coisas sobre Lojas Virtuais? Acesse a categoria e-Commerce do Blog.

Caso tenha alguma dúvida sobre o assunto, por favor deixe seu comentário que terei o prazer de conversar com você a respeito.

Por que usar e-mail profissional - SECNET
A seguir:

Por que você precisa de um e-mail profissional?

Por que você precisa de um e-mail profissional?