Site fora do ar? Saiba porque acontece e como identificar [Post Blog + Ferramentas + Infográfico]

Site fora do ar? Saiba porque acontece e como identificar [Post Blog + Ferramentas + Infográfico]

Fora do ar? Seu site está fora do ar, tem certeza disso?

Calma… Calma…Não precisa ficar desesperado.

Seguinte, abaixa o telefone do suporte bem devagar… Acalme-se e vamos ver se não há nada que possa ser feito antes.

Um site pode ficar fora do ar por vários motivos: seja por uma URL incorreta, manutenção dos servidores, erros de programação, entre outras razões.

Saber como reagir nessas situações é muito importante para você economizar o seu tempo e o das equipes de atendimento.

Tempo de leitura do artigo: 6 min. e 10 seg.

Hospedagem de Sites

Mais Segurança, Suporte Especializado, Discos SSD e Migração Gratuita.

Conheça a Hospedagem de Sites

Por que meu site está fora do ar?

Antes de partir para o infográfico e ir direto aos problemas, vamos conferir outras possíveis causas pelo seu site estar offline.

Muitas vezes o problema pode ser apenas um engano, e seja bem provável não necessite do atendimento de um especialista.

Como saber se seu site está fora do ar

Existem algumas coisas simples para se analisar antes de considerar a sua instabilidade como um problema mais grave, como:

  • Verifique sua conexão com a internet: Tenha certeza que você está conectado a rede. É só o seu site que está fora do ar ou outros sites também não estão abrindo? Se não é só o seu site, verifique a sua conexão.
  • O nome do domínio está correto? Tenha certeza que você está digitando o seu domínio corretamente, apenas um caractere diferente é o suficiente para o seu site não carregar.
  • Verifique se o pagamento do domínio está em dia: Se o domínio não for renovado por um certo período, a sua aplicação pode ficar indisponível.
  • Acesse o painel de controle de sua hospedagem: Geralmente em caso de uma instabilidade geral, você será notificado no painel do cliente de sua hospedagem ou por e-mail.
  • Veja a quanto tempo sua aplicação está fora do ar: Muitas vezes quando um site fica offline pode ser por conta de alguma instabilidade momentânea, que pode durar por volta de 2 a 10 minutos.

Ferramentas e Técnicas

Para ter certeza que o seu site está fora do ar você pode usar ferramentas como o Site fora do Ar,  Fora do Ar.org e Isup.me que irão te informar do atual status do seu site.

Você pode também testar a sua conexão com um endereço de IP ou domínio usando o comando ping no Prompt de Comando do Windows ou no Terminal do Mac. Para isso você deve:

  • Pressione Windows + R (no Windows) ou Command + Espaço (no Mac);
  • Busque por: CMD (no Windows) ou Terminal (no Mac) e clique Enter;
Site fora do ar: saiba porque acontece e como identificar
Executar CMD no Windows
  • Feito isso digite o seguinte comando:

ping [seu site]

Site fora do ar: saiba porque acontece e como identificar
Comando ‘ping’ no CMD

Este comando irá te mostra se a sua conexão com o IP do seu site está funcionando corretamente.

Ao analisar em Estatísticas do ping os relatórios de pacotes enviados, recebidos e perdidos, você conseguirá ver se o seu site está tendo comunicação com seu computador.

A comunicação estará ok quando todos os pacotes enviados forem recebidos. Caso todos sejam perdidos, há algo acontecendo na sua internet ou até mesmo em seu site.

Mas caso isso ainda não seja o suficiente, tente entrar em contato com algum dos seus amigos e veja se ele consegue ou não acessar o seu site.

Meu site caiu… E agora, o que fazer?

Depois que você constatou que realmente há alguma coisa estranha no seu site, vamos ver como prosseguir.

Para assistência técnica entre em contato com a empresa responsável pelo desenvolvimento do seu site. Ou senão com a sua empresa de hospedagem.

Se você é cliente da SECNET e precisa de ajuda, abra um chamado com um Ticket de Suporte para podermos entender o que está acontecendo.

Como evitar que seu site fique fora do ar

Existem situações que provocam a queda do seu site das quais você pode evitar. Alguns comportamentos do usuário podem garantir a estabilidade do seu site, que são:

  • Manter o site e aplicação atualizados: desse modo seu site terá menos chances de possuir uma brecha de segurança e ser atacado por algum Hacker ou Malware.
  • Proteger o site: usando uma CDN como o CloudFlare, você impede que ameaças naveguem em seu site, permitindo apenas o tráfego de visitante e dos robôs dos motores de busca.

Site fora do ar: saiba porque acontece e como identificar

Já conhece o Cloudflare?

A próxima geração de Rede de Distribuição de Conteúdo e Segurança Web.

Saiba Mais
  • Prevenir-se: se você possuir um ambiente com monitoramento 24h por dia, isso irá te ajudar a identificar se os recursos do servidor estão se esgotando ou não, assim, você poderá tomar uma atitude antes que o seu site venha completamente abaixo. Essa solução pode estar inclusa em uma hospedagem gerenciada ou você pode contratar os serviços de um MSP.
  • Mantenha suas contas em dia: caso você venha a esquecer de pagar alguns dos serviços que mantém o seu site funcionando é de se esperar que ele pare de funcionar. Se você deixar o seu domínio expirado por muito tempo é possível que ele seja registrado por outra pessoa. Em relação a hospedagem as perdas são maiores. Se não for feito o pagamento, todos os arquivos do site ficam comprometidos.
  • Evitar envio de Spams e entrar em BlackLists: dependendo dos parâmetros do Data Center, sites infectados por Malwares tem o serviço cortado. Assim também para sites que estejam em Blacklists ou enviando SPAMS. Essa medida é tomada para não expor o servidor e os outros usuários a ameaças.
  • “A curiosidade matou o gato”: não mexa nas configurações avançadas do seu servidor ou site, se você não sabe como fazer. Busque por orientações de pessoas qualificadas. Ou então esteja realmente ciente de como deve ser feito e que você é o responsável por suas ações.
  • Tenha um backup: isso não irá impedir que seu site fique fora do ar, porém é muito importante tê-lo em dia para que caso suas informações sejam perdidas você ainda tenha uma cópia salva.

E para ajudar você que quer o seu site online, fizemos este infográfico. Este material aponta as principais causas para um site que está fora do ar.

Site fora do ar? Saiba porque acontece e como identificar [Infográfico]

Clique na imagem abaixo ou nesse link: Site fora do ar? Saiba porque acontece e como identificar [Infográfico] e faça o download deste material em alta resolução.Site fora do ar: saiba porque acontece e como identificar

OBSERVAÇÃO: OS PROBLEMAS E SOLUÇÕES APRESENTADOS NESTE MATERIAL PODEM NÃO ESTAR ASSOCIADOS DIRETAMENTE A INSTABILIDADE DO SEU SITE. ESTE MATERIAL TEM CARÁTER INFORMATIVO. EM CASO DE IRREGULARIDADE NO SEU SITE ENTRE EM CONTATO COM O RESPONSÁVEL. A SECNET NÃO PRESTA SERVIÇO DE SUPORTE GRATUITO PARA NÃO CLIENTES.

Se gostou deste conteúdo, peço que ajude mais pessoas a entenderem porque um site fica fora do ar. Compartilhe este artigo com seus amigos.

Caso tenha alguma dúvida a respeito deste assunto, por favor deixe seu comentário. Terei o prazer de conversar com você a respeito.

Um grande abraço e até a próxima!

18 ferramentas de Inbound Marketing indispensáveis para o seu e-commerce - SECNET - Hospedagem de Sites
A seguir:

18 ferramentas de Inbound Marketing indispensáveis para o seu e-commerce

18 ferramentas de Inbound Marketing indispensáveis para o seu e-commerce