5 fatos que você acha que sabe sobre SEO que na verdade são mitos

5 fatos que você acha que sabe sobre SEO que na verdade são mitos

O SEO é muito conhecido pela falta de informação, mal-entendidos e mentiras. Isso pelo fato do Google não ser aberto a respeito dos seus algoritmos e os resultados das buscas.

Porém nos últimos anos o Google vem se “expondo” mais e deixando mais transparente o seu funcionamento em relação ao SEO.

Como nos Hangouts (Youtube), através de publicações de Gary Illyes e John Mueller, por exemplo, que estão ajudando a desmentir e explicar os principais mitos do SEO.

E para deixar mais claro esses fatos, separei aqui a lista com os 10 mitos comuns sobre o Google e o SEO. Confira.

Mito 1: Google penaliza conteúdo duplicado

Muitas pessoas acham que o Google penaliza conteúdo duplicado. Porém isso não existe. O Google não penaliza sites por terem conteúdo duplicado.

O buscador entende que o conteúdo duplicado é natural na internet e por isso tem como objetivo indexar o conteúdo com mais qualidade e o site mais relevante, evitando que usuários recebem repetidamente os mesmos conteúdos.

Mas claro que se um site esteja tentando manipular os resultados das buscas e o conteúdo seja 100% duplicado, no pior cenário, será exibido os dois conteúdos duplicados, dando relevância para o publicado primeiro.

Mito 2: Google tem 3 fatores principais de classificação

Isso foi muito discutido na comunidade após uma pergunta ser respondida em março de 2016 por Andrei Lipattsev, onde anunciou que os Links, Conteúdo e o RankBrain eram os 3 principais fatores de classificação do Google.

Porém Mueller descartou essa afirmação em um hangout, dizendo que não é possível determinar os fatores de classificação mais importantes.

Se você é um profissional de SEO, não limite-se a sinais de classificação individuais, pois os algoritmos são muito complexos. Em vez disso, concentre-se em melhorar a experiência do usuário e a qualidade do seu site, mantendo atenção nas novidades recentes do Google, como AMP, por exemplo.

5 fatos que você acha que sabe sobre SEO que na verdade são mitos - Hospedagem de Sites - SECNET

Mito 3: Google não usa velocidade da página como fator de classificação

Mentira! O Google usa a velocidade do site como sinal de classificação desde 2010.

Mueller explica que embora haja planos para lançar uma atualização de velocidade no final de 2018, o buscador usa a velocidade para diferenciar entre páginas lentas e normais.

Em uma descoberta feita pela DeepCrawl, descobriram que o Googlebot irá rastrear e indexar páginas que levam até 3 minutos para responder.

E claro que a velocidade está diretamente ligada a experiência do usuário, conforme a página demora para carregar, a taxa de rejeição pode subir.

Confira também: Dicas práticas de SEO para aumentar o tráfego

Mito 4: Google dá importância para backlinks de todos os domínios

Os backlinks de sucesso são valorizados pela autoridade de domínio que apontam para o site de destino, certo? Por isso os backlinks de domínios de alta autoridade são os mais procurados, independente se relevantes ou não.

Porém… Gary Illyes revelou que o Google leva em conta o contexto dos backlinks, o que significa que se você é um profissional de SEO, mantenha a atenção na relevâncias dos domínios.

Um exemplo claro é, se um site sem relevância é vinculado ao seu, o Google irá ignorá-lo porque não existe contexto.

Mito 5: Google aplica filtro ao indexar novos sites

Outro dúvida vem de como o Google classifica os novos sites na SERP.

Há um mito entre as comunidade SEO que o Google aplica filtros para novos sites indexados, com objetivo de evitar sites com spam na SERP recém lançados.

Em um Hangout, Mueller afirma que o Google não estava aplicado o filtro aos novos sites.

Segundo ele, os algoritmos tentam entender como o site se encaixa com os outros que tentam se classificar para as mesmas consultas. Isso podendo resultar em uma demora para a classificação das páginas.

Conclusão

Espero que o conteúdo tenha ajudado a esclarecer alguns mitos sobre o SEO e o Google.

É muito comum ouvir falar alguns absurdos sobre o SEO, pois existem muitos fatos e mitos em torno desse tema.

E se você conhece alguma outra mentira relacionada ao SEO, deixe nos comentários para gente incluir no conteúdo.

Porém com o tempo, o Google vem nos ensinando como seus robôs estão trabalhando.

Gostou? Compartilhe com seus amigos para que mais pessoas saibam a verdade sobre os resultados das buscas e como o buscador mais usado do mundo funciona.

A SECNET não está só preocupada com os sites hospedados e gerenciados, mas com a satisfação e segurança dos seus clientes.

Quer avaliar o desempenho do seu site no ambiente da SECNET? Solicite uma demonstração gratuita do nosso serviço.

9 templates mais baixados para agências do TemplateMonster hospedagem de sites SECNET capa
A seguir:

9 templates mais baixados para agências do TemplateMonster

9 templates mais baixados para agências do TemplateMonster