Como aumentar a retenção de clientes para a sua agência?

Como aumentar a retenção de clientes para a sua agência?

Quer saber como aumentar a retenção de clientes para a sua agência? Confira neste artigo produzido pela equipe da Ingage Digital a importância da retenção de clientes e dicas para fidelização de clientes.

É bastante comum que as empresas coloquem todos os seus esforços em fechar negócios e angariar novos clientes — e não há nada de errado com isso.

Entretanto, essa atitude pode se tornar um problema, caso você e os seus colaboradores se esqueçam de estimular o relacionamento, fidelização e retenção de clientes.

Se o relacionamento com os clientes não é estimulado, aumenta-se, consequentemente, o número de pessoas que cancelam a assinatura do seu serviço em um determinado período, mais conhecida como taxa de churn.

Sua empresa tem deixado os clientes atuais de lado e não investe em fidelização? Aqueles clientes já conquistados têm deixado de recorrer aos seus serviços e produtos e você não sabe por que isso está acontecendo? Se a sua resposta for sim, continue a leitura para aprender algumas estratégias cruciais para melhorar a média de retenção de clientes!

Cloud Gerenciado para sua agência - SECNET

A importância da retenção de clientes

Se você ainda não sabe como a retenção de clientes influencia na sua empresa, vamos lhe mostrar alguns números:

  • Segundo o livro Leading on the Edge of Chaos, dependendo do setor de atividade, ao reduzir em 5% a taxa de churn, a rentabilidade de uma empresa pode aumentar 25% ou mais;
  • Além disso, com o aumento de apenas 2% nos níveis de retenção de clientes, há um ganho de 10% no faturamento da empresa;
  • De acordo com a Gartner Group, 80% das futuras vendas de uma empresa virão de 20% dos clientes fidelizados;
  • Conforme a Marketing Metrics, as chances de vender para um cliente atual são de 60 a 70%, enquanto as chances de vender para um novo cliente é de 5 a 20%;
  • E segundo a American Management Association, cerca de 65% dos negócios vêm de clientes fidelizados e não de novos.

Está convencido de que sua empresa deve dar mais atenção à retenção de clientes? Então, vamos às dicas!

Tenha um CRM na sua empresa

O Customer Relationship Management (CRM) é uma ferramenta de armazenamento de informações sobre o processo de compra do cliente, fundamental para auxiliar na retenção. Aqui, a dica é bem simples: a coleta de dados dos clientes não deve ser feita apenas nas fases iniciais de pesquisa e prospecção.

Depois que o cliente fechar negócio com a sua empresa, você deve continuar recolhendo informações relevantes sobre ele durante o pós-venda, com o intuito de utilizá-las ao longo do tempo e fidelizá-lo. Dessa forma, você saberá como agir estrategicamente para melhorar o relacionamento entre cliente e empresa, tendo maior consciência sobre quais deles precisam de mais atenção, em quais se pode investir mais tempo e energia e se todos estão satisfeitos.

Saiba ouvir seus clientes

Para sua empresa crescer, não basta entregar produtos e serviços de qualidade com bons preços. Manter seu cliente satisfeito e fidelizá-lo é o diferencial que você deve oferecer para aumentar a taxa de retenção e evitar o churn.

Esse é o melhor caminho para ter um negócio bem-sucedido. Portanto, é importante que você se atente até aos mínimos detalhes de como o cliente está interagindo com a sua empresa. Preste atenção se há reclamações ou informações que possam colaborar com a melhoria do relacionamento.

Ao investir na gestão de relacionamento, a partir de uma equipe de sucesso do cliente, seu negócio estará um passo à frente da concorrência. Dessa maneira, a empresa evitará problemas no relacionamento, aumentará o engajamento, entregará mais resultado e, consequentemente, terá mais lucro.

Invista em RTS

Por meio da Revisão Trimestral de Sucesso (RTS), fica mais fácil analisar o desempenho trimestral do cliente, saber se as metas traçadas foram cumpridas e planejar estratégias mais assertivas e bem direcionadas para os próximos meses. A RTS funciona da seguinte forma:

  • Em primeiro lugar, deve-se revisar o último trimestre, analisando as ações executadas, o funil e as taxas de conversão;
  • Depois, é preciso definir o gargalo, isso é, em que momento a ação deu errado, apontando o que deverá ser trabalhado com mais empenho no próximo trimestre;
  • Por fim, atualiza-se o objetivo do cliente para o próximo trimestre, criando metas claras, além de destravar o gargalo.

Assim, sua empresa se mostra comprometida com o cliente e focada no seu sucesso. Como resultado, aumenta-se a retenção.

Exceda as expectativas do cliente

Não pense que fazendo o que já é esperado você conseguirá satisfazer o cliente e fidelizá-lo à sua empresa. É necessário ir além e surpreendê-lo.

Isso porque o cliente só vai se encantar quando o valor entregue a ele for maior do que o prometido. O que pode ser feito para exceder as expectativas do cliente:

  • Manter contato;
  • Publicar cases de sucesso;
  • Ficar atento às oportunidades que você tem para engajar o cliente, como eventos e datas comemorativas;
  • Criar conteúdo relevante, como blog post ou e-mail marketing;
  • Estar disponível para responder dúvidas e ser pró-ativo para resolver problemas.

Ofereça seus produtos e serviços

Pode ser que alguns de seus clientes ainda não saibam da capacidade que a sua empresa tem de entregar bons resultados. Então, você pode oferecer seus produtos e serviços a eles, para que não precisem procurar por soluções na concorrência. Uma excelente opção é organizar o que sua empresa oferece em pacotes.

Vamos supor que você é responsável pelo site de um cliente. Então, para aumentar as chances de retenção, uma boa opção seria oferecer pacotes com conteúdos que possam atrair tráfego orgânico e enfatizar ao seu cliente que, dessa forma, ele ficará melhor ranqueado no Google.

Lembre-se da jornada de compras e mãos na massa! Encaixe cada serviço em uma etapa e estimule os clientes a comprarem ao longo do tempo.

Cloud Server na SECNET

Concluindo: se você deseja reter clientes, entenda o que eles desejam de sua empresa, colete informações, saiba quem são seus consumidores, supra suas necessidades e busque fidelizá-los. Trabalhe duro para que a comunicação e relacionamento com o consumidor ocorram de maneira positiva. Quando seu cliente está satisfeito, pode ter certeza de que ele será um fiel contribuidor para o sucesso de sua empresa.

Gostou de saber um pouco mais sobre a retenção de clientes? O que mais uma empresa pode fazer para dar adeus às altas taxas de churn? Deixe seu comentário!

*Conteúdo escrito pela equipe de marketing da Ingage Digital.

BACK


21 DICAS DE OURO PARA TURBINAR
SEU SITE

Dicas de especialistas para
aumentar a taxa de conversão.

WordPress Video Lightbox Plugin