SAC 3.0: A importância do relacionamento com o cliente

SAC 3.0: A importância do relacionamento com o cliente

Como está o relacionamento com o cliente?

Sua empresa tem um bom relacionamento com o cliente? Ele é a ponta final do seu negócio e hoje vou te explicar como funciona um novo conceito de atendimento e relacionamento que vai te ajudar a vender mais.

Entendendo o SAC 3.0

O SAC 3.0 é a evolução do conceito de relacionamento com o cliente (ou SAC, Serviço de Atendimento ao Cliente), que veio para atender um novo tipo de consumidor.

Diferente de antes, quando o cliente entrava em contato somente através do telefone, o SAC 3.0 age em multicanais, como nas mídias sociais e aplicativos, para proporcionar um atendimento totalmente transparente.

A mobilidade e as redes sociais são algumas das tendências que nos obrigam a olhar o consumidor com mais atenção.

O consumidor 3.0 valoriza a experiência de consumo e deseja se relacionar com as empresas de onde quer que ele esteja, seja no Chat, redes sociais, WhatsApp ou qualquer outro aplicativo móvel.

Ele está antenado e bem informado. É na mídia social que compartilha suas experiências e seleciona o que deseja ou não receber.

Com alguns toques na tela, ele compartilha a mensagem para aqueles que fazem parte do seu grupo e para amigos de amigos.

Um dos pioneiros desse novo modelo é o Facebook, que aproximou as marcas dos consumidores, possibilitando uma interação direta, sem termos técnicos e barreiras para acesso.

O WhatsApp também tem seu espaço nesse meio, além de ser um aplicativo gratuito, existe a possibilidade de uma relação informal e dinâmica com o consumidor.

É importante ficar atento aos feedbacks das redes sociais, para conhecer cada ponto forte e fraco do seu atendimento, serviços e/ou produtos.

Hora de se adaptar ao SAC 3.0

O primeiro passo para a adaptação desse novo modelo de relacionamento com o cliente, é entender seu funcionamento e seus diferenciais.

Temos que saber que esse modelo consiste na interação de todos os canais da corporação, permitindo que o cliente tenha seu próprio histórico de atendimento.

Com isso, qualquer atendente passa a ter as informações necessárias para ajudar o cliente a solucionar seu problema ou dúvida.

Nesse novo cenário, em que os consumidores anseiam por respostas extremamente rápidas para as suas dúvidas e reclamações, a internet desempenha um papel essencial.

Por trás de toda essa comunicação digital, é preciso ter uma equipe com estratégias eficientes e capazes de atender e responder todas as demandas, gerando laços de fidelidade e respeito com seus clientes.

Caso contrário, será criado um marketing negativo para a empresa, o que pode afetar diretamente as vendas.

Conheça seu produto/serviço

Um bom atendimento 3.0 é aquele que, de forma simples, mantem uma interação direta com o cliente. Quanto maior for o nível de interação, mais fidelizado e satisfeito ele vai se sentir.

Por isso é de extrema importância conhecer o seu produto, dos componentes às funcionalidades e as etapas, da fabricação até o envio para o cliente. Assim o consumidor vai sentir confiança no que está sendo oferecido.

Busque atender todos e encontrar uma solução, independente do caso.

Invista em monitoramento

Ao realizar um bom atendimento 3.0 é importantíssimo investir em plataformas de monitoramento.

A coleta e mapeamento das solicitações por meio das mídias sociais são essenciais para identificar a satisfação do cliente com o atendimento da marca.

Porém, não basta apenas levantar dados para gerar relatórios sem tomar as providencias. É preciso direcionar casos ao setor responsável, oferecendo soluções e transparência para o cliente.

Mais Resposta, mais engajamento

A agilidade de se posicionar e a precisão das respostas é fundamental para um bom engajamento.

Antes, para obter uma informação, o cliente esperava horas na linha. Hoje, ele quer a resposta em questão de minutos.

Os desafios desse novo modelo de atendimento

A implementação desse novo modelo de relacionamento com o cliente ainda é um desafio para muitas empresas.

Até pouco tempo, a grande quantidade de dados era inconcebível e as ferramentas desenvolvidas precisavam de intervenção humana em sua análise.

Hoje, é possível recolher e cruzar uma incrível quantidade de dados, gerando análises precisas, o que diminui as margens de erro e oferece mais possibilidades de ações.

Se você gostou deste conteúdo, peço que ajude mais pessoas a conhecerem o SAC 3.0 assim como você, compartilhando esse artigo com seus amigos.

Quer mais dicas sobre loja virtual? Acesse a categoria e-Commerce do Blog.

Caso tenha alguma dúvida sobre o assunto, por favor deixe seu comentário que terei o prazer de conversar com você a respeito.

Um grande abraço e até a próxima!

DIcas para gerar mais tráfego no seu e-commerce
A seguir:

Dicas para gerar mais tráfego no seu e-commerce

Dicas para gerar mais tráfego no seu e-commerce