Como escolher a melhor rede social para o seu negócio

Como escolher a melhor rede social para o seu negócio

“Minha empresa não possui uma página no Facebook”, “até criei um perfil no Instagram, mas não acesso todos os dias”. Você se identificou com alguma dessas frases? Então eu vou te mostrar como as redes sociais podem contribuir para o seu negócio.

Quando usadas do jeito certo, essas mídias podem te ajudar a diminuir custos, otimizar os anúncios, melhorar o seu relacionamento com os clientes e o seu posicionamento nos buscadores, enfim, as vantagens são muitas.

Que mídia escolher?

Existem várias redes sociais. Na hora de decidir considere a concentração de seu público alvo, a repercussão que você espera receber e veja se a rede se adapta ao seu ritmo de trabalho. Lembre-se: você não precisa estar em todas.

Mas uma dica é criar uma conta nas redes sociais que deseja usar futuramente. Dessa forma você garante que ninguém vai usar o nome da sua empresa indevidamente.

Agora, eu vou falar um pouco das redes sociais mais utilizadas no mundo, assim você conhece as opções e fica mais fácil se decidir.

Facebook

Se você quer que sua empresa alcance o maior número de pessoas, o Facebook é um forte candidato para essa tarefa. Isso pelo fato de que ele se tornou a rede social mais utilizada no Brasil e no mundo.

Preocupado em atender as empresas, o Facebook oferece uma série de vantagens para as Fanpages como a possibilidade de impulsionar suas postagens e ter um número ilimitado de “fãs”.

Com ela você poderá criar mais um caminho para seu site, integrar com os motores de busca, melhorar a análise de dados e aumentar o tráfego para a sua loja virtual.

Para conseguir mais engajamento na página faça suas imagens e vídeos de forma criativa e interaja com seu público.

Desfrute do painel de administração da rede para acompanhar os resultados e colher dados para melhorar cada vez mais as postagens.

Além disso, os dados serão importantes quando você começar a realizar campanhas pagas. Assim ficará muito mais fácil atrair seu público alvo com o conteúdo correto.

Twitter

É a rede com maior volume de informação. Em apenas 140 caracteres a interação entre os usuários é grande e as respostas são rápidas.

Seu público é um consumidor voraz de conteúdo? Este é o local certo para alimentá-los! Comprometa-se a postar com frequência, pois o Twitter não possui EdgeRank como o Facebook.

O EdgeRank é responsável por mostrar as postagens mais relevantes no feed de notícias dos usuários. Sem ele todas as postagens são exibidas na hora em que são publicadas.

Se optar por esta rede, lembre-se de postar conteúdos objetivos e com linguagem pessoal, pois é a favorita dos jovens usuários.

Instagram

Assim como no Twitter, o Instagram também exige postagens com mais frequência e a maior parte de seus usuários é jovem.

Publique conteúdos descontraídos, mas objetivos. Se o conteúdo não for relevante, dificilmente será notado por alguém.

Tão importantes quanto as imagens ou vídeos, são as Hashtags (#), com elas é possível ver o engajamento de sua postagem e por quantas pessoas ela foi citada na internet.

Youtube

Muitas pessoas preferem assistir vídeos ao invés de ler longos artigos. Os vídeos são uma maneira muito eficaz de passar seu conteúdo, demonstrando seus produtos e serviços.

Você pode produzir vídeos em vários formatos, sobre qualquer assunto e depois compartilhar esse conteúdo em diversas outras redes.

O YouTube é também uma ótima ferramenta para fidelizar clientes. Quanto mais você produzir conteúdos interessantes e de qualidade, mais pessoas vão se inscrever no seu canal e compartilhar seus vídeos.

Com a ferramenta Analytics você pode analisar informações como visualizações, retenção de público, inscritos, compartilhamentos… Tudo para aprimorar seus conteúdos.

Para gravar, algumas dicas:

Mesmo que não seja necessário produzir vídeos com qualidade profissional, é importante levar em consideração o “trabalho” de gravar e editar um vídeo, pois é interessante fazer pelo menos uma postagem por semana.

Lembre-se de ao enviar um vídeo, renomeá-lo com um título que, atribua valor ao seu SEO. Não apenas o título, mas o nome do vídeo, assim como a descrição são referência de pesquisa.

Então fazer upload de um vídeo com um nome como “MOV_0227769.mp4” nunca mais!!

Mesmo que a gravação seja com o seu celular, verifique a iluminação e a organização do ambiente em que vai filmar. Quanto a qualidade do som, mais do que falar de forma clara, é importante se preocupar com barulhos externos. Evite gravar com a janela aberta onde passam muitos carros, por exemplo.

LinkedIn

É a maior rede corporativa do mundo. Com ele é possível construir relacionamentos com outras empresas, cuidar de sua imagem profissional, fazer currículos, organizar grupos corporativos e muito mais.

Essa rede social é a favorita dos empreendedores que focam no B2B. É o local perfeito para oferecer seus serviços para uma empresa, ou poder contratar alguma.

Aqui o foco é criar conteúdos de valor. Pois o LinkedIn possui a maior taxa de lead qualificado, sendo 277% mais eficiente do que o Facebook e o Twitter.

Pinterest

O Pinterest é voltado para o conteúdo visual. As mulheres são maioria entre os usuários.

Nele você poderá compartilhar imagens com intuito explicativo, humorístico e artístico. Pode ser usado como um buscador para novas ideias de fontes ortográficas, temas de sites, template de posts, entre muitas outras categorias.

Na rede você poderá escolher diversos ‘pins’, por exemplo, se você marcar por ‘site’, irá receber todo material gráfico postado na rede que seja relacionado a ‘site’. E é nesse mesmo princípio que você poderá criar pastas para centralizar seus conteúdos favoritos e depois compartilhá-los com amigos e leitores.

Google +

É de longe a rede social que possui a maior indexação de conteúdo nos motores de busca, por ter sido desenvolvida pela Google. A empresa que quer melhorar sua autoridade e rankeamento no buscador não pode deixá-la de lado.

Um de seus recursos mais chamativos é o Livestream Hangout onde você pode fazer reuniões ou bate-papos com várias pessoas ao vivo, e durante a conversa divulgar propagandas de sua empresa.

Essas são as redes sociais mais usadas atualmente. Espero que alguma tenha lhe chamado a atenção. Agora vamos falar das vantagens que elas trazem para o seu negócio.

Vantagens

Lembre-se de que não existe uma ordem certa para você buscar visitantes, leitores ou clientes. Mas independente de seus interesses, esse processo exigirá muito de seu comprometimento e monitoramento dos projetos.

Logo abaixo listei os principais ganhos que você vai obter quando tiver suas redes sociais bem monitoradas e com postagens planejadas. Confira:

Tráfego

Está pensando se realmente vale a pena criar uma página ou começou agora e não viu nenhuma mudança? É preciso ter em mente que não é do dia para a noite que sua presença nas redes irá atrair milhares de clientes. Mas o importante é começar.

As empresas que mais tiveram sucesso a partir das redes sociais, recomendam o uso, justamente porque elas são capazes de gerar tráfego. E você já sabe, quanto maior o tráfego, maiores as chances de venda.

Além disso, de nada adianta ter um site bonito com ofertas tentadoras se não tiver visitantes. Todo investimento na construção da sua loja virtual estará indo para o “ralo” se ela não for vista.

As redes sociais são como uma porta a mais, para que os visitantes entrem no seu site.

Reduzir custo com propaganda

Já ouviu falar que: “Se quiser crescer rápido é preciso pagar por isso”?. Bem, de certo modo, isso se aplica ás redes sociais.

Você pode pagar para que as postagens da sua Fanpage sejam exibidas para mais pessoas, e com isso tenham mais compartilhamentos e curtidas.

Mas se o seu conteúdo não for interessante ou seu público alvo não esteja bem definido, mesmo com a maior exposição, não haverá engajamento.

Quando você oferece informações relevantes e agrega valor ao seus seguidores, mesmo sem o impulsionamento, a tendência é que o próprio usuário se interesse em encontrar sua empresa. Assim é bem mais fácil que ele se torne um cliente.

Quando fizer uma campanha paga, preste muita atenção em seu objetivo, planeje-se previamente e segmente seu público alvo. Também é importante monitorar seu número de acessos antes e depois de cada campanha para avaliar os resultados.

Melhora seu posicionamento nos motores de busca

Os buscadores estão cada vez mais inteligentes e o SEO contido nas redes sociais tem sido muito explorado por eles.

Quantas vezes você não pesquisou o nome de uma empresa no Google e antes mesmo do site, o buscador listou a Fanpage ou vídeos relacionados a ela? Isso acontece porque o Google trata suas redes sociais, principalmente Facebook e Twitter, como páginas individuais.

Imagine o impacto disso, pois são vários canais de acesso para o site de sua empresa. E se você cuidar devidamente de cada canal e mantiver os dados atualizados, poderá perceber rapidamente o aumento no engajamento e nas conversões.

Encontre seu público

Você precisa saber quem é o seu público alvo!

O Instagram, por exemplo, tem como foco o público jovem. A interação deve ser B2C (de empresa para consumidor) com uma forte presença de conteúdo visual e linguagem pessoal.

Enquanto que o LinkedIn é uma rede mais séria. Voltada ao B2B (de empresa para empresa). É utilizado por muitos para interagir com outras empresas ou para que os consumidores tenham mais informações sobre elas.

Mas afinal, para que isso importa? A linguagem, o perfil dos usuários e o objetivo de cada rede é essencial na hora de planejar que tipo de material você vai produzir.

Avalie se suas postagens estão no rumo certo, se o público que você deseja alcançar está realmente nessa rede e qual tem sido o engajamento no seu conteúdo.

Se for preciso, mude! Seja a rede social ou seu conteúdo, mas mude!

Interação com o público

Se tratando deste assunto as redes sociais poderão te ajudar de duas formas:

A primeira é no atendimento. Seja tirando dúvidas ou solucionando problemas, ela será um diferencial para o atendimento ao cliente.

E a segunda, é com o monitoramento dos feeds de seus visitantes, leitores e clientes. Com isso você poderá adquirir informações valiosas como as preferências, padrões de comportamento, horários de maior atividade e outras particularidades.

Isso vai permitir saber o que seus clientes querem e a que hora estão mais dispostos a comprar ou acessar um link. Com base nisso, você pode estruturar melhor suas campanhas e até mesmo lançar produtos e serviços de forma mais assertiva.

Se você gostou deste conteúdo, peço que ajude mais pessoas a escolher a melhor rede social para o seu negócio, compartilhando este artigo com seus amigos.

Quer mais dicas? Acesse a categoria Dicas e Tutoriais do Blog.

Caso tenha alguma dúvida sobre o assunto, por favor deixe seu comentário que terei o prazer de conversar com você a respeito.

Como configurar o pixel de rastreamento do mautic - SECNET
A seguir:

Como configurar o pixel de rastreamento no Mautic

Como configurar o pixel de rastreamento no Mautic