Quais as vantagens de usar vídeos no seu e-commerce?

Quais as vantagens de usar vídeos no seu e-commerce?

Hoje em dia os vídeos são conteúdos versáteis, que têm um poder muito além do entretenimento. Os vídeos já são muito úteis para o empreendedorismo digital, o marketing de conteúdo e até para aumentar as vendas em seu e-commerce (loja virtual).

Podendo ser utilizados como teasers, tutoriais de algum produto, para sanar dúvidas e até vídeos de demonstração, esse formato de conteúdo pode transformar a forma que você vende online.

Quer saber um pouco mais sobre como utilizar vídeos em seu e-commerce e conhecer as vantagens de se adotar essa estratégia? Confira:

Tempo de leitura do artigo: 3 min. e 12 seg.

Por que e como utilizar vídeos?

Você já deve ter percebido que a internet está dominada por vídeos, certo?

Tome as redes sociais como exemplo, afinal, basta abrir seu Facebook ou seu twitter para encontrar os mais variados conteúdos em vídeo. Esse tipo de conteúdo é muito eficaz para gerar engajamento e isso faz com que as pessoas fiquem cada vez mais conectadas e interessadas nele.

E para além das redes sociais focadas em apenas entretenimento, conteúdos em vídeo são também bastante efetivos para melhorar seu negócio, suas vendas e até o posicionamento da sua marca no mercado.

E dentro de um E-commerce, esses vídeos podem ser utilizados de diversas formas. Por exemplo:

  • Vídeos de descrição de produtos: Normalmente, as pessoas preferem assistir a um curto vídeo do que ler uma longa descrição.

Utilizar vídeos para mostrar as características de um produto pode ser uma alternativa criativa e divertida às informações que não temos costume de ler atentamente.

  • Vídeos de comparação de produtos: Com tanta informação disponível hoje em dia, ficamos ainda mais indecisos na hora de escolher um produto ou um serviço e, muitas vezes, procuramos sanar essas dúvidas na internet.

Uma boa estratégia para dar ainda mais autoridade à sua marca é fazer vídeos comparando dois produtos semelhantes e auxiliando os clientes a decidirem mais rapidamente qual devem comprar. E claro, fazendo vídeos de dois ou mais produtos que você vende!

  • FAQ: Responder perguntas frequentes com vídeos também podem ajudar a aumentar a confiança do cliente com a sua loja. Isso passa não só a sensação de que você entende do produto que vende, mas também, que está atento às dúvidas que surgem de outros clientes que já compraram com você, podendo aumentar a fidelização.

Afinal, quem é que não gosta de saber que a loja se importa com a sua opinião mesmo depois de você já ter gastado seu dinheiro lá?

  • Vídeo institucional: Uma prática que pode melhorar suas vendas mas não necessariamente é ligado aos seus produtos é a criação de um vídeo institucional.

Apresentando quem você é, como sua loja começou e qual a sua história pode ajudar a aumentar a confiabilidade do cliente, o que, claro, se traduz em ainda mais vendas!

Quais outras vantagens de utilizar vídeos no meu E-commerce?

Além dessas práticas simples, existem muitos outros motivos para se investir em vídeos em sua estratégia de vendas. Olha só alguns dados que mostram como trabalhar com esse tipo de conteúdo realmente faz a diferença em sua loja virtual:

90% das pessoas se mostram mais dispostas a comprar ou consumir um produto após assistir a um vídeo sobre ele. Segundo a pesquisa, donos de lojas afirmam que produtos que possuem vídeos atrelados vendem muito mais do que produtos que não possuem.

Além disso, sua página tem 53 vezes mais chances de aparecer nas primeiras páginas de pesquisa do Google se tiver um vídeo. Isso é importantíssimo para que mais pessoas encontrem a sua loja.

Como já dissemos, fazer um vídeo descritivo de um produto é mais efetivo do que ter uma descrição por escrito e os dados mostram exatamente isso.

Consumidores se dizem 4x mais dispostos a assistir a um vídeo sobre um produto do que ler uma descrição sobre eles. E além disso, a chance de concretizarem a compra praticamente dobra!

Comprar algo online é bastante diferente de comprar algo em uma loja física, afinal, não há um vendedor ao seu lado que pode sanar suas dúvidas ou te passar segurança.

Utilizar vídeos é uma ótima maneira de suprir essa carência de interação presencial. Por isso, as pessoas se sentem mais confiantes comprando algo online se conseguirem ver o funcionamento desse produto por meio de um vídeo.

E uma outra dica muito legal é que você pode usar os vídeos para além do ambiente da sua loja virtual. Nas redes sociais, por exemplo, eles possuem um poder de engajamento fora de série!

Segundo uma pesquisa do Buzzsumo, conteúdos em vídeo no Facebook são muito mais eficazes para conseguir cliques do que apenas textos ou até fotos.

Além disso, uma pesquisa do PageWiz afirma que 60% das pessoas que entram em um site que possui vídeos clicam para assisti-lo antes de fazer qualquer outra coisa na página da web.

É a chance de cativar esse cliente logo de cara! No Twitter, conteúdos em vídeo já geram o dobro de respostas e o dobro de retweets, e isso segundo uma pesquisa realizada pela própria rede!

E aí, agora que já sabe como os vídeos são importantes para suas vendas online, que tal começar a investir nessa área?

Em um mercado tão competitivo, é sempre importante investir em práticas simples que colocam a sua marca sempre à frente da concorrência e o mercado de vídeos se mostra cada vez mais preparado para isso. É a hora ideal para tirar suas ideias do papel.

Boas vendas!

Artigo produzido pela equipe de conteúdo da Samba Tech.

Cores: Qual-a-importancia-do-seu-uso-no-marketing
A seguir:

Cores: Qual a importância do seu uso no marketing

Cores: Qual a importância do seu uso no marketing