Porque meu IP é bloqueado pelo servidor – WHM?

Porque meu IP é bloqueado pelo servidor – WHM?

Você já tentou acessar seus serviços de hospedagem (site e e-mail) e não obteve sucesso enquanto todos os outros sites estavam acessando sem nenhum problema? Pois bem, isto é muito característico de um bloqueio de IP.

Ao se deparar com esta situação, algumas dúvidas podem surgir, como por exemplo:

  • Será que estou com problemas na internet?
  • Só eu ou ninguém mais consegue acessar meu site?
  • Meu servidor caiu?

Todas estas dúvidas serão esclarecidas neste artigo.

E caso você possua um Cloud Server cPanel ou uma revenda contratados com a SECNET, nós vamos lhe ensinar a verificar se um IP está bloqueado e como desbloqueá-lo.

Vamos lá!

Como ocorre o bloqueio de IP?

O bloqueio de um IP em um servidor pode ocorrer por vários motivos, como por exemplo:

  • Tentativas de acesso incorretas à uma conta de hospedagem cPanel ou conta de e-mail (Falha de autenticação);
  • Falhas excessivas de envios de e-mail que podem ocorrer por destinatário incorreto ou conta de e-mail inexistente;
  • Quantidade de envio de e-mails superior ao limite estabelecido para o seu plano;
  • Bloqueio manual realizado pelo administrador do servidor.

O bloqueio é causado sempre que um servidor identifica a atividade realizada como maliciosa. Então, para proteger a integridade de sua revenda de hospedagem, conta de hospedagem cPanel ou Cloud Server cPanel, o Firewall deste servidor realiza o bloqueio  de forma automática.

A partir do momento em que um IP de rede é bloqueado no servidor, não é possível realizar nenhum tipo de acesso aos serviços relacionados ao mesmo até que o IP seja liberado.

Então, caso você tenha realizado alguma das ações informadas anteriormente e não obter mais sucesso ao acessar seus serviços e todos os demais sites da internet estiverem acessando normalmente, há um grande indício de não ser problema de sua internet e sim um bloqueio de IP.

Como saber se foi um bloqueio de IP ou queda dos serviços?

Se você não está obtendo sucesso ao acessar seus serviços e não sabe se é um bloqueio de IP ou queda dos serviços, acesse-os de outra rede de internet.

Se seus serviços estiverem acessando normalmente, isto implica que foi somente o bloqueio de IP para a sua rede de internet. Mas se os serviços não estiverem acessando de nenhuma rede de internet, contate seu provedor de hospedagem.

Com isso, respondemos algumas das possíveis dúvidas levantadas no início deste artigo:

  • Só eu ou o ninguém mais consegue acessar meu site?
    • Somente a rede em que o IP estiver bloqueado não obterá sucesso ao acessar os serviços.
  • Meu servidor caiu?
    • Agora você já sabe como fazer para descobrir se a indisponibilidade de acesso se dá devido a uma queda de serviços (servidor) ou por um simples bloqueio de IP.

Como saber o motivo do bloqueio do IP?

Para todo bloqueio de IP existe um log onde você poderá interpretar a causa do bloqueio e buscar a solução, como por exemplo:

Out 16 18:37:12 SERVIDOR dovecot: imap-login: Disconnected: Inactivity (auth failed, 1 attempts in 179 secs): user=<conta@deemail.com.br>, method=PLAIN, rip=IP, lip=IP, session=<numerodasessao>

Neste exemplo, sabemos que o IP foi bloqueado devido à várias falhas de autenticação. Isto pode dar-se por tentar acessar a conta de e-mail diversas vezes com a senha incorreta.

Nestas situações o log é importante para você identificar o problema e motivo do bloqueio e então buscar uma rápida solução, dessa forma, evitando que o bloqueio volte a ocorrer.

Como desbloquear o IP?

Se você possui um serviço de hospedagem cPanel, você deve acessar um dos sites abaixo, localizar o IP de sua rede de internet e repassar ao seu provedor de hospedagem. Assim, eles como responsáveis pela administração dos serviços irão realizar o desbloqueio do IP.

Se o IP da sua rede for dinâmico, ou seja, que altera-se sempre que ocorre uma nova conexão, você deve solicitar ao provedor de hospedagem que analisem os logs do seu domínio no Firewall do servidor para tentar descobrir se houve algum bloqueio nas últimas horas e então desbloquear o mesmo.

Se você possui uma revenda de hospedagem ou cloud server cPanel contratado com a SECNET, para realizar o desbloqueio você deve:

Passo 1: Acessar o WHM de sua hospedagem;

Passo 2: Localizar a opção “ConfigServer Security & Firewall”, conforme imagem:

Passo 3: Localizar a funcionalidade “Search for IP”, conforme image:

Passo 4: Então, informe o IP no campo “Search iptables for IP address” e clique  sobre o botão “Search for IP”, conforme exemplo da imagem a seguir:

 

Passo 5: Ao realizar o procedimento acima, você irá se deparar com um botão em verde, isso quer dizer que o IP informado encontrava-se bloqueado, cliente sobre o botão verde e o IP estará desbloqueado.

Caso você desejar saber o motivo do bloqueio, solicite em seguida ao provedor de hospedagem que lhe apresente os logs.

Para finalizar…

Os IPs não são desbloqueados permanentemente no Firewall do servidor por motivos de integridade e segurança de todo o ambiente, pois como informado, o bloqueio somente irá ocorrer sempre que uma atividade maliciosa é identificada.

Lembre-se de contatar seu provedor de hospedagem sempre que tiver qualquer dúvida e se gostou deste conteúdo, peço que ajude mais pessoas a entenderem como o bloqueio de IP ocorre e como fazer para desbloqueá-lo.

Caso tenha alguma dúvida a respeito deste assunto, por favor deixe seu comentário. Terei o prazer de conversar com você a respeito.

Um grande abraço e até a próxima!

A seguir:

Certificado SSL de Validação Estendida - O que é e como adquirir?

Certificado SSL de Validação Estendida - O que é e como adquirir?