POP3 ou IMAP – Qual escolher?

POP3 ou IMAP  – Qual escolher?

O e-mail faz parte da rotina da maioria das pessoas e ainda é a ferramenta de comunicação mais forte no ramo empresarial, e na maioria dos casos os colaboradores de uma empresa utilizam um client de e-mail como Outlook ou Thunderbird para organizar suas mensagens.

Para que estas ferramentas de e-mail funcionem é preciso configurá-las corretamente, e existem duas formas de fazer isso, configurando o e-mail como POP3 ou IMAP. Estes dois tipos de configurações são os protocolos padrão para o recebimento de e-mails.

Apesar de ambos serem protocolos de recebimento de e-mail trabalham de forma diferente, veja abaixo a diferença entre estes dois tipos de configuração e determine qual é a melhor opção para você.

POP3 ou IMAP?

POP3 – Prós

  • As mensagens serão armazenadas no seu computador, de forma que poderão ser lidas mesmo sem internet;
  • Pesquisas de mensagens serão executadas mais rápidas, pois a busca é feita em seu próprio computador sem usar internet;
  • Não precisa se preocupar com o espaço da sua caixa de e-mail no servidor, as mensagens são baixadas para o seu computador assim que identificadas no servidor.

POP3 – Contras

  • Seu computador pode ser infectado facilmente, uma vez que as mensagens são 100% salvas no disco do seu computador;
  • Corre o risco de perder todas as suas mensagens diante de um problema físico no seu computador, caso não tenha nenhuma rotina de backup;
  • Seus e-mails são gerenciados apenas em um dispositivo e em nenhum outro lugar. Assim que o POP3 identifica uma mensagem no servidor, ela é baixada para seu computador, tirando a possibilidade de outro dispositivo baixar a mensagem também.

A principal vantagem do POP3 é que as mensagens são retiradas do servidor e você não precisa se preocupar com o espaço da sua caixa de e-mail no servidor, assim você não precisa aumentar o plano de hospedagem de e-mail regularmente.

Porém a grande desvantagem é que as mensagens estão apenas no seu computador e se você não faz backups regulares corre o risco de perdê-las.

IMAP – Prós

  • Todas as mensagens de e-mail são armazenadas no servidor e não ocupam espaço em seu computador;
  • Não corre o risco de perder suas mensagens mesmo se seu computador apresentar problemas;
  • Você pode acessar seu e-mail em diversos dispositivos, uma vez que todos consultam as mensagens no servidor sem baixá-las.

IMAP – Contras

  • Sem possibilidade de ler seus e-mails caso não tenha acesso a internet;
  • Caso o provedor de e-mail não efetue backups regularmente, você pode perder suas mensagens por uma falha física no servidor. (A SECNET efetua o backup da sua hospedagem de e-mail periodicamente)
  • As mensagens ocupam o espaço em disco do servidor, obrigando você a fazer limpezas ou upgrades de plano hospedagem de e-mail regularmente.

Se você tem acesso constante a internet o IMAP é uma boa escolha, levando em conta que a maioria dos servidores de e-mail executam backups regularmente, suas mensagens estão seguras e ainda é possível acessá-las em diversos dispositivos.

Periodicamente será necessário efetuar uma limpeza nas suas mensagens, ou será necessário adquirir um plano de hospedagem de e-mail maior sempre que acabar o da sua caixa de e-mail no servidor.

Veja como configurar o seu e-mail no:

Outlook     Thunderbird     Android     iPhone     Windows 10

Esperamos que este conteúdo tenha sido esclarecedor para você e que lhe ajude a escolher a configuração mais adequada para os seus e-mails. O POP3 e o IMAP são protocolos cuja a única função é receber e-mails, se você deseja saber como funciona o protocolo de envio, veja aqui – O que é SMTP?

Se você gostou deste conteúdo, peço que ajude mais pessoas a escolher entre POP3 ou IMAP, compartilhando este artigo com seus amigos.

Quer saber mais coisas sobre e-mail? Acesse a categoria E-mail do Blog.

Caso tenha alguma dúvida sobre o assunto, por favor deixe seu comentário que terei o prazer de conversar com você a respeito.