O que é Landing Page e como criar?

O que é Landing Page e como criar?

O conceito de Landing Page foi criado nos Estados Unidos e na sua tradução literal podemos chamar de página de aterrissagem.

O nome vem se popularizando ao longo dos últimos 2 anos por conta das vantagens que traz para o site.

Atualmente é algo muito conhecido no mercado digital e fortemente explorado pelos profissionais de marketing para gerar mais vendas.

Justamente por causa das suas vantagens, as Landing Pages também são muito usadas nas otimizações dos sites.

Apesar de ter ouvido falar bastante, esse conceito ainda pode estar um pouco confuso para você.

Vem comigo que vou te mostrar o que é e como criar uma Landing Page seguindo um guia de boas práticas.

Hospedagem de Sites

Mais Segurança, Suporte Especializado, Discos SSD e Migração Gratuita.

Conheça a Hospedagem de Sites

O que é Landing Page?

As Landing Pages são páginas de destino para um determinado anúncio, e-mail ou qualquer outro tipo de divulgação do seu negócio.

É correto dizer que qualquer página por onde um visitante possa entrar no site é uma página de destino.

Você também deve ter em mente que a HomePage não é a única forma de acessar o site da sua marca.

Na verdade se você juntar a quantidade de acessos nas Landing Pages de um site, com certeza terá um número de acessos maior do que na Home.

De fato isso faz muito sentido. Quando você pesquisa algo nos buscadores os links obtidos vão te enviar diretamente para o conteúdo que procura.

Esse conteúdo está em uma página específica e não na página inicial, o que nos leva a entrar em uma Landing Page.

Existem sites em que a própria Home é uma Landing como o MailChimp por exemplo. Nesses casos é necessário elaborar a página muito bem porque será sua principal fonte de acessos.

Agora que você já tem uma breve noção de o que é Landing Page quero te mostrar algumas boas práticas para criá-las e gerar resultados.

Como criar uma Landing Page?

A Landing Page ao contrário do que pode acontecer em outras páginas, deve ser muito objetiva e ter conteúdo de qualidade para fazer o seu visitante realizar uma ação.

Essas páginas aumentam a taxa de conversão do seu site, mas para que isso realmente aconteça você precisa ter em mente pelo menos a estrutura de uma página desse tipo.

Não há nenhum tipo de fórmula mágica para sua Landing Page converter mais do que qualquer outra, mas existem boas práticas que vão te colocar no caminho certo.

Não use menus

O que é landing page - Não use menu

A Landing Page é uma página totalmente focada em conversão, de modo que você precisa limitar o número de links de saída ou até mesmo acabar com todos eles.

Dentro da página o caminho para a conversão deve estar muito claro e sem nenhum tipo de distração, assim o visitantes toma suas decisões mais rapidamente.

Como a pessoa terá apenas duas opções “Sair da página” ou “Seguir o caminho da conversão” as chances de vender são muito mais altas.

Com um menu no topo da página as chances desse possível comprador se distrair e sair são bem altas, já que existem mais elementos para ele processar.

Tenha em mente que todas as compras são feitas por impulso, então a distração não é uma opção para sua Landing Page porque ela vai fazer com que o impulso de comprar seja anulado.

Crie títulos simples e diretos

O que é landing page - Crie títulos simples e diretos

O título ou Headline da sua Landing Page é a primeira coisa vista pelo visitante, é nesse momento que você vai captar a atenção dele e fazer com que leia o resto do conteúdo.

Para cativar essa pessoa já nos primeiros segundos de leitura você precisa ir direto ao ponto, colocar a palavra-chave dentro do título e ter clareza na proposta.

Seu título também precisa ser clicado facilmente, o clique não precisa acontecer necessariamente no título mas sim, no botão de Chamada para a ação.

Para que isso aconteça com mais frequência você pode usar a técnica dos 4U’s, ela é essencial na sua estratégia dentro da Landing Page para gerar mais ações. Veja como essa técnica funciona abaixo:

  1. Seja ÚTIL para o leitor,
  2. Crie um senso de URGÊNCIA,
  3. Transmita a ideia de que o principal benefício é algo ÚNICO, e
  4. Faça tudo acima de forma ULTRA-ESPECÍFICA.

 Sua proposta deve ser clara

O que é landing page - Sua proposta deve ser clara

Assim como o título a sua proposta deve ser clara e objetiva. A pessoa precisa entender assim que começar a ler, de que se trata a proposta, quais as vantagens e como poderá comprar.

Você pode aumentar o nível de entendimento da proposta mesclando o texto com elementos visuais característicos, mas esse é um assunto que vamos conversar daqui a pouco.

Para manter sua proposta com o máximo de objetividade possível use parágrafos curtos, passe apenas uma ideia por parágrafo e não use palavras difíceis.

Você pode usar a técnica AIDA nesse tipo de conteúdo, que são os 4 elementos necessários para fazer o visitante tomar uma ação, são eles:

  1. Atenção – Use um termo que chame a atenção imediatamente
  2. Interesse – Desperte o interesse com o seu principal benefício.
  3. Desejo – Use o benefício com o senso de urgência para criar o desejo.
  4. Ação – Faça a sua chamada para a ação.

Use Chamadas para a Ação

O que é landing page - Use chamadas para a ação

Esse é um dos pontos mais importantes à se trabalhar dentro da Landing Page, será a sua Chamada para a Ação ou CTA que vai mostrar ao visitante o que ele pode fazer dentro da página e o que vai acontecer a seguir.

As chamadas são essenciais para ter um aumento significativo na sua taxa de conversão, porque é a partir dela que a pessoa faz ações dentro da página.

Mesmo que o título e o texto sejam realmente matadores, as pessoas que estão dentro da página muitas vezes não sabem o que fazer, mesmo conhecendo sua proposta e qual tipo de produto/serviço você oferece.

Então você precisa dar um “Empurrãozinho” para eles, criando uma CTA que vai dizer o que acontece de determinado ponto para frente ou que ação deve ser tomada.

Uma ótima forma de tornar a sua Chamada para a Ação mais atraente é colocá-la dentro de um botão, essa prática já é quase um padrão da internet e os visitantes reconhecem facilmente.

Desse modo você consegue fazer seus possíveis futuros clientes passarem de uma etapa do funil para outra.

Crie um Layout leve e responsivo

O que é landing page - Crie um layout leve e responsivo

O layout é fundamental para causar a primeira boa impressão, uma peça chave para a permanência na página ou a desistência dela.

Uma técnica muito usada para criar layouts leves é o espaço em branco, muito aplicada no marketing e comprovada que realmente funciona na web.

O espaço em branco permite que o visitante da sua página tenha tempo para captar a mensagem passada, de modo que já esteja preparado para receber outra ou tomar uma ação.

Não é atoa que o layout é uma das características mais alteradas nas Landing Pages para fazer testes de conversão.

Além disso você ainda precisa fazer a página se adaptar a todos os tamanhos de tela, criando um site responsivo. Para saber mais leia o artigo O que é um Layout Responsivo.

Use elementos visuais que identifiquem seu produto/serviço

O que é landing page - Use elementos visuais

Esse é o recurso que vai identificar do que a página se trata antes mesmo da pessoa ler alguma coisa, uma dica poderosa mas que deve ser usada com cuidado.

Ao colocar elementos visuais na página você deve tomar cuidado para não “sufocar” o conteúdo com imagens e mais imagens. Desse modo a leitura fica desagradável e pode espantar o visitante.

Como eu te mostrei a pouco é necessário usar o espaço em branco para que as pessoas tenham tempo de entender a mensagem.

Geralmente são usados poucos elementos visuais para identificar o produto/serviço, em alguns casos são apenas cores de fundo em outros podem até ser mascotes, como no caso do MailChimp que usa um macaco.

Seja sutil ao usar elementos visuais, desse jeito você garante o entendimento da mensagem e a identificação com a marca.

Use cores com bastante contraste

O que é landing page - Use cores com bastante contraste

As cores tem um papel importante na conversão da sua Landing Page, lembre-se que a sua chamada para a ação precisa se destacar, e você fará isso através da combinação de cores.

Mas tome cuidado para não usar as cores desenfreadamente na sua página, você precisa de contraste para chamar a atenção e não de um carnaval. Isso pode assustar a maioria das pessoas.

Existe uma ferramenta chamada Adobe Color CC que vai te ajudar a criar o contraste certo entre as cores da páginas. Para ver a cor reversa ou aquela que mais contraste você pode usar a ferramente desse modo:

O que é landing page - Ferramenta de cores

Use vídeos

O que é landing page - Use vídeos

O tipo de conteúdo mais aceito atualmente com certeza é o vídeo, com ele você terá resultados surpreendentes na sua Landing Page.

Com o rápido crescimento dos vídeos no mundo digital as pessoas estão cada vez menos propensas a ler, então você precisa se adaptar ao mercado.

Com os vídeos você aumenta a taxa de permanência dos visitantes na sua página, sem falar que terá muito mais clareza na hora de passar a sua proposta.

Se você criar um vídeo em que aparece ao invés de um slides (mesmo que tenha narração) melhor ainda, as pessoas se identificam com pessoas e faz com que aceitem melhor a sua proposta.

Sem falar que você estará personificando o negócio. Quando você coloca um rosto para representar uma marca, produto ou serviço fica muito mais fácil de identificar futuramente.

Então mesmo que você não gere uma conversão imediata, quando a necessidade surgir as pessoas vão procurar você e seus produtos/serviços.

Isso acontece porque você teve uma comunicação pessoal com os visitantes, não foi apenas uma leitura ou uma voz robótica.

Coloque provas sociais do seu negócio

O que é landing page - Coloque provas sociais

A prova social é o fator decisivo para efetuar a compra ou desistir dela para muitas pessoas.

Acredito que você mesmo procure a opinião de outros a respeito de um produto que deseja comprar na internet. Isso é muito comum e posso te dar certeza de que funciona.

Muitas das vezes o visitante da sua Landing Page já está convencido de que o produto/serviço é bom, mas falta alguma coisa que fará ele ter certeza. Essa é a prova social.

Essa prova pode ser um depoimento em texto com a foto do cliente ao lado, porém o que realmente vai fazer diferença é um vídeo.

Dessa forma não restam dúvidas de que o depoimento do seu cliente é totalmente legítimo e transmite ainda mais confiança.

Faça teste A/B

O que é landing page - Faça teste A/B

Como eu te disse lá no começo, não existe uma fórmula mágica para criar Landing Pages que vendem muito.

Cada site tem um tipo de público com gostos diferentes. Para entender os seus visitantes e saber aquilo que vai converter mais ou menos, você precisa de muita pesquisa e testes funcionais.

SIM! Você vai errar nas primeiras páginas e isso é muito normal, por isso o teste A/B é muito importante. Esses testes te darão informações essenciais para acertar cada vez mais nas próximas páginas.

Você pode fazer mudanças no texto, nos elementos visuais, cores e até mesmo na estrutura da página, com o tempo terá conhecimento das técnicas que precisa usar para converter mais.

Comece a criar suas Landing Pages

Agora que você já tem conhecimento básico sobre o que é Landing Page e como você pode criar a sua, comece aplicando em apenas um produto/serviço para testar.

Faça anúncios com destino para a sua Landing. Não precisa ser mídia paga no Facebook ou no Google, você pode divulgar essa página através de um e-mail ou pelo Blog do site.

Claro que se você puder testar através de anúncios pagos será muito bom, assim terá mais tráfego e informações para estudar a criação da sua próxima página.

A experiência também conta bastante na criação de Landing Pages, então procure criar novas páginas e aquela que já está online a bastante tempo podem receber algumas melhorias também.

Se você gostou desse conteúdo e acha que mais pessoas podem aprender o que é Landing Page, compartilhe com seus amigos nas redes sociais.

Quer mais dicas? Acesse a categoria Dicas e Tutoriais do Blog.

Caso você tenha alguma dúvida sobre o assunto, por favor deixei seu comentário logo abaixo que terei o prazer de conversar com você a respeito.

Um grande abraço e até a próxima!

7 dicas para criar um banner de sucesso - SECNET
A seguir:

7 dicas para criar um Banner de sucesso

7 dicas para criar um Banner de sucesso