O Google anunciou em seu blog oficial que após um ano e meio de experimentos e testes, está valendo as Práticas Recomendadas para indexação de dispositivos móveis.

Como é classificado o SEO

Anteriormente o rastreamento, a indexação ou classificação usava a versão para computador (Dekstop) de uma página como fator. O que causava muitos problemas para os usuários quando utilizavam o celular.

Classificação de SEO

O mobile-first indexing significa que o Google começa a utilizar a versão de celular da página como indexação e classificação nos resultados das buscas (SERPs), com o objetivo de ajudar os usuários a encontrar o que procuram, principalmente dos dispositivos móveis.

“Continuamos a ter um único índice que usamos para exibir resultados de pesquisa. Não temos um “mobile-first index” separado do nosso índice principal. Historicamente, a versão desktop foi indexada, mas, cada vez mais, usaremos as versões móveis do conteúdo“, disse Fan Zhang, Engenheiro de Software da Google.

Provávelmente você verá uma taxa de rastreamento significativamente maior no Googlebot pelo smartphone no Google Search Console.

Além disso, o Google mostrará a versão para celular das páginas nos resultados da pesquisa e nas páginas em cache do Google.

Fique atento nas diretrizes de sites para os dispositivos móveis. Ele aborda como os sites que usam o design responsivo precisam ser definidos para a indexação em dispositivos móveis.

Para sites que têm páginas AMP e não AMP, o Google preferirá indexar a versão para dispositivos móveis da página não AMP.

Tenha calma

A primeira indexação móvel é sobre como o Google coleta os conteúdos, não sobre como o conteúdo é classificado.

O conteúdo reunido pela primeira indexação em dispositivos móveis não tem uma vantagem de classificação em relação ao conteúdo para celular que ainda não foi reunido dessa maneira ou ao conteúdo da versão Desktop.

Além disso, se você tiver apenas conteúdo na versão Desktop, continuará a ser representado no índice.

Pensando nisso, essa é a hora para tornar seu conteúdo compatível com os dispositivos móveis. Desde 2015, essa medida pode ajudar o conteúdo otimizado para celular a ter um melhor desempenho para aqueles que pesquisam em dispositivos móveis.

Também, a partir de julho de 2018, o conteúdo com carregamento lento poderá ter um desempenho menor no Google, nos resultados das buscas de computadores e dispositivos móveis.

Resumo:

Ter conteúdo compatível com dispositivos móveis ainda é útil para quem procura formas de ter um melhor desempenho nos resultados da pesquisa para dispositivos móveis.

O carregamento rápido do conteúdo ainda é útil para quem procura oferecer maior desempenho para usuários de dispositivos móveis e de computadores.

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Abraço.