Licenciamento cPanel 2019: O que mudou?

Licenciamento cPanel 2019: O que mudou?

O cPanel está presente a mais de 20 anos no mercado, desenvolveu diversas parcerias e uma grande quantidade de clientes que utilizam de seus recursos para gerenciar seus negócios no segmento de hospedagem de sites, e-mails e outras aplicações, seja por meio do licenciamento cPanel ou/e WHM.

Empresas de todos os portes e de vários lugares do mundo, utilizam o cPanel, seja para gerenciar sua infraestrutura de servidores com um bom custo x benefício.

Contudo, na semana de junho de 2019, foram anunciadas algumas alterações no licenciamento. Neste post falarei mais sobre o que aconteceu e o que mudou.

O que aconteceu com o Licenciamento cPanel?

Como dito anteriormente a cPanel é uma empresa com mais de 2 décadas de existência, ao ser desenvolvida, ela trouxe um painel administrativo simples, eficiente e de fácil acessibilidade. Por estes e outros motivos, a plataforma gradualmente conquistou a atenção e o interesse de diversas empresas ao redor de todo o mundo.

Por muito tempo a cPanel utilizava uma política de pagamento em específico, que permitia a você instalar o cPanel em um servidor e pagar um valor fixo pelas licenças, mensalmente ou anualmente, independente de haver 1 ou 500 contas de hospedagem.

Mas de acordo com o anúncio feito em 27 de junho de 2019, este modelo mudará. De acordo com o e-mail informativo, que o cPanel enviou para todos seus clientes, que a partir do dia 01 de Setembro de 2019, novas políticas de cobrança serão implementadas.

O principal ponto da mudança foi que os valores serão variados, levando em consideração o número de contas existentes em uma hospedagem cPanel. A mudança atingiu milhares de empresas de hospedagem ao redor do mundo, afetando não só elas, quanto seus clientes.

O que muda com a nova política de licenciamento do cPanel?

Atualização de cobrança da líder de painéis de controle deve afetar usuários e clientes que utilizam a solução.

A nova política de preços global anunciada pela cPanel deve aumentar os preços dos serviços dos provedores associados, de acordo com a AbraHosting (Associação Brasileira das Empresas de Infraestrutura de Hospedagem na Internet).

O crescimento deste custo médio é proporcional ao tamanho da carteira de clientes e facilmente imagina-se qual o impacto em empresas de todos os portes, sendo impraticável para a maioria delas absorver tais custos sem que exista nenhum tipo de repasse à ponta da cadeia, ou seja, o consumidor final que tem seu site hospedado em uma empresa de hosting.

Outra consequência direta, é que o valor é variável, pois o número de contas pode mudar de um mês para o outro. Com isso, manter contas de clientes inativos, passou a ser ainda mais custoso e até pode ter que se pagar por uma simples conta de testes.

Como fica o licenciamento do cPanel para clientes SECNET?

Ao sermos alertados pela cPanel da mudança em seu modelo de cobrança de licenças, contatamos aos nosso clientes de Cloud Server cPanel e Revenda de Hospedagem. Todas novas contas já estão se enquadrando ao novo modelo.

Anteriormente, após a configuração do software cPanel no servidor contratado, era necessário adquirir apenas a licença do cPanel e configurá-la no servidor, onde a forma de pagamento era mensal.

Ainda se faz necessário adquirir a licença, entretanto, agora tais licenças são cobradas pelo número de contas hospedados dentro do seu servidor. Este modelo de cobrança foi alterado diretamente pelo fabricante da solução cPanel, não sendo possível a negociação ou alteração no formato ou valor de cobrança.

 

Observações importantes relativas ao novo licenciamento

O modelo de licenciamento do cPanel, que passa a valer para todos os clientes de revenda de hospedagem cPanel da SECNET a partir de 1 de novembro de 2019, traz uma nova maneira de administração das contas e por isso, é importante ficar atento às observações que seguem abaixo:

  • Se antes um revendedor de hospedagem podia contratar um plano com uma margem de crescimento, baseando-se apenas no espaço em disco utilizado, agora também deve atentar ao número de contas que cada plano permite criar;
  • Os novos planos foram pensados de modo a não frear o crescimento das empresas que operam com revenda de hospedagem. A mudança para planos superiores, é feita de forma rápida e descomplicada, diretamente por meio do sistema de chamados / tickets que fornecemos a todos os nossos clientes. Mudar de plano, é um processo de alguns minutos, tão logo o respectivo chamado seja visualizado por nossa área de suporte e supondo que as informações e condições necessárias, estejam presentes e contidas no chamado;
  • Se você tem dúvidas de qual dos novos planos melhor se adequa a sua atual condição como revendedor, não hesite e entre em contato conosco via Ticket de Suporte. Um analista de suporte, estará a sua disposição para realizar o enquadramento que for mais adequado às suas necessidades;
  • O modelo que constituímos prevê valores fixos mensais e assim, você não tem que preocupar-se com variações mensais na sua fatura, se o número de contas que você criou ou removeu ao longo de um mês, for mantido dentro do número de contas que cada plano comporta;
  • Atente ao fato de que a conta principal da revenda também conta como conta integrante do seu plano. Sendo assim, se você tem 15 contas de clientes criadas, você tem um total de 16 contas sob o seu WHM, já que a conta principal da revenda também é contabilizada;
  • Evite criar sem necessidade ou contas de teste, particularmente se isso refletir-se em mudança de plano ou a necessidade de contratação de pacotes de contas cPanel adicionais;
  • Domínios adicionais e subdomínios dentro de uma mesma conta do cPanel, não são contabilizadas. Sendo assim, se dentro de uma conta do cPanel há 5, 10, ou mais domínios adicionais ou subdomínios, contam apenas como uma conta cPanel.

Quer saber mais coisas sobre cPanel? Acesse a categoria cPanel/WHM do Blog.

Caso tenha alguma dúvida sobre o assunto, por favor deixe seu comentário que terei o prazer de conversar com você a respeito.

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