Porque o Layout Responsivo não vende sozinho

Porque o Layout Responsivo não vende sozinho

O layout responsivo já deixou de ser apenas luxo e se tornou um pré-requisito para qualquer tipo de website há um bom tempo. Se adaptar a qualquer tamanho de tela é extremamente importante, levando em conta que metade dos acessos à internet hoje são mobile.

E não apenas os acessos, mas grande parcela das compras online também são feitas através dos dispositivos móveis. Porém é preciso entender que o layout responsivo não vende sozinho, existem diversos outros fatores que devem ser combinados para gerar vendas.

Pense comigo, de nada adianta uma loja virtual ser responsiva se ninguém na internet consegue encontrá-la. Além disso ainda é preciso oferecer segurança e fazer com que as páginas carreguem rapidamente.

Esse fatores são complementares uns aos outros e não há como ter um grande nível de vendas sem trabalhar todos juntos. Vou mostrar algumas características que devem ser levadas em consideração para gerar mais vendas com o layout responsivo.

Claramente existem muitos outros fatores que fazem um e-commerce gerar mais vendas, mas o que vou te mostrar é fundamental. Com isso alinhado a loja estará pronta para aderir a qualquer outra melhoria.

Desempenho

Apesar do Layout Responsivo ser um grande influenciador de vendas, a velocidade do site com certeza é a característica que mais afeta a taxa de conversão. E existe um certo padrão para se trabalhar com o tempo de carregamento das páginas.

Você pode trabalhar todas as otimizações possíveis para melhorar as vendas online, se o site não for rápido está sujeito a falhar. A internet está tornando os processos cada vez mais rápidos e intuitivos e você não pode ficar para trás.

Segundo uma pesquisa feita pela Global Dots 1 a cada 4 pessoas abandonam uma página que demora mais de 4 segundos para carregar. Então é necessário trabalhar sempre abaixo dessa faixa de tempo, afinal de contas isso representa 25% de acessos a mais.

A pesquisa ainda revela que a cada 1 segundo de carregamento a menos nas páginas do Walmart, a taxa de conversão aumenta em 2%.

Vale informar que a velocidade do site não influencia apenas nas vendas mas no SEO também. Essa característica já é levada em consideração pelos motores de busca faz um bom tempo. Quanto mais rápido for o site melhores são as posições nos resultados de busca!

Um dos principais fatores responsáveis pela lentidão é a hospedagem, normalmente porque ela não é otimizada para o tipo de plataforma que esta hospedando. Além de prejudicar o negócio isso gera muito mais custos do que o necessário.

Para trabalhar com uma hospedagem otimizada independente da plataforma usada, veja os planos de Cloud Server Gerenciado da SECNET.

SEO

Como eu já te disse no começo do conteúdo, de nada adianta você ter a loja virtual mais linda do mundo se ninguém pode encontrá-la na web. O SEO é a melhor forma de conseguir visibilidade na internet gratuitamente.

O SEO (Search Engine Optimization) como o próprio nome por extenso já diz, é a otimização do conteúdo para motores de busca. Uma forma de tornar o conteúdo das páginas interessante para os buscadores.

Essa ferramenta será a sua maior aliada a longo prazo, levando em conta que quanto mais velho o seu domínio maior é a autoridade dele. A curto prazo será realmente difícil conseguir boas posições a menos que você esteja anunciando.

O mais interessante é que o Layout Responsivo é uma característica de SEO, para você ver como cada otimização é dependente da outra. O SEO não é apenas regra de escrita, hoje os algoritmos de busca estão avançados e levam muito mais coisas em consideração.

A experiência de navegação é umas dessas características, que leva em conta o design, interface e velocidade de carregamento das páginas.

Segurança

A segurança sempre foi importante para qualquer negócio, seja online ou offline. Porém com o passar do tempo ela vem ganhando cada vez mais força e já se tornou algo obrigatório.

Esse fator além de aumentar as vendas da loja virtual, gera mais credibilidade perante aos visitantes. Isso vai ajudar a gerar mais indicações e melhorar o reconhecimento da marca.

A própria Google já implementou um recurso no Google Chrome que indica aos visitantes se a página é segura ou não. Essa função entrou em vigor em janeiro de 2017, tornando o uso de Certificados SSL obrigatório.

Para o gigante dos buscadores a segurança também é considerada quando se fala em SEO. E apesar da segurança ser um fator decisivo de compra, ela envolve vários fatores como certificado ssl, selos de confiança, ReclameAQUI e mais.

Layout responsivo não vende sozinhoLayout responsivo não vende sozinho

Essas são 3 características fundamentais para se trabalhar junto com o layout responsivo, na verdade podem até ser implementados antes. Desse modo quando inaugurar o novo layout já vai estar preparado.

Existem muitas outras otimizações que você deve levar em consideração, principalmente se o seu negócio é um e-commerce. O que te mostrei aqui é apenas o básico para combinar com o layout responsivo e melhorar a taxa de conversão.

Para melhorar ainda mais você pode trabalhar a página de produto, caso tenha uma loja virtual. É a página mais visitada do site e com certeza merece uma atenção especial. Veja as 10 características de uma página de produto que vende.

E claro não se esqueça de fazer campanhas de marketing para atingir pessoas que não encontram o seu negócio organicamente. Você pode anunciar em diversos locais como Facebook, YouTube, Instagram, Google e muito mais. Escolha a melhor rede social e comece o quanto antes.

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Caso tenha alguma dúvida ou sugestão sobre este assunto, por favor deixe seu comentário que terei o prazer de conversar com você a respeito.

Um grande abraço e até a próxima!

10 características de uma página de produto que vende
A seguir:

10 características de uma página de produto que vende

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