Instalar Certificado SSL no cPanel

Instalar Certificado SSL no cPanel

Se você possui um site institucional ou uma loja virtual, deve saber que os visitantes e futuros compradores estão cada vez mais exigentes, verificando todos o aspectos da sua página antes de enviar qualquer informação pessoal.

O Certificado SSL é a primeira verificação a ser feita, ele torna segura a conexão entre o usuário e o servidor que hospeda o site, possibilitando a troca de informações sensíveis como números e senhas de cartões de crédito sem a possibilidade de interceptação.

Se você já comprou o seu Certificado SSL e está usando o cPanel, vou te mostrar como instalar o certificado corretamente. Caso tenha que renovar seu certificado em um presente próximo clique aqui.

Instalar Certificado SSL no cPanel

Antes de qualquer coisa você precisa gerar uma Solicitação de Assinatura do Certificado (CSR), esse é o arquivo de requisição do certificado para a autoridade certificadora, ele contém informações sobre o domínio e servidor onde o certificado será instalado.

Você pode gerar este arquivo dentro do painel cPanel sem problemas, basta preencher um pequeno formulário e os dados serão salvos dentro do painel.

Gerando a Solicitação de Assinatura do Certificado (CSR)

1- Acesse o cPanel em seguida procure pela opção “SSL/TLS” no menu de navegação.

Instalar Certificado SSL - Passo 1

2- Dentro do painel de “SSL/TLS” selecione a opção “Gere, exiba ou exclua solicitações de assinatura do Certificado SSL“.

Instalar Certificado SSL - Passo 2

3- Na página seguinte você verá um formulário, preencha o máximo de informações possíveis sobre o seu negócio, aqueles campos que contém * são obrigatórios.  No campo domínio você deve preencher sem o www para que o certificado seja emitido corretamente, caso esteja instalando um certificado Curinga (Wildcard) coloque *.seudominio.com.br.

4- Assim que você preencher o formulário corretamente e gerar o CSR verá uma página como esta (clique aqui para ver a página), todos os dados gerados estão salvos no cPanel e você pode ver entrando na opção “Gere, exiba ou exclua solicitações de assinatura do Certificado SSL” novamente.

Instalar Certificado SSL - Passo 5

Agora que o CSR já foi gerado e salvo você pode começar o processo de emissão.

Emitindo Certificado SSL

O processo de emissão do certificado é feito através do painel do cliente, você pode ver como fazer a emissão pelo painel do cliente SECNET clicando aqui.

Instalando o Certificado SSL

1- Acesse novamente a opção “SSL/TLS” do menu de navegação do cPanel, porém desta vez selecione “Gerencie Sites SSL“.

Instalar Certificado SSL - Passo 6

2- Selecione o domínio que você deseja instalar o certificado.

Instalar Certificado SSL - Passo 7

3- Insira o CRT que você recebeu da autoridade certificadora por e-mail e clique em “Preencher automaticamente por certificado” em seguida “Instalar Certificado“.

A opção SNI é opcional, caso você não tenha conhecimento dessa tecnologia pode saber mais aqui (página em inglês).

Instalar Certificado SSL - Passo 8

Pronto! Seu certificado SSL já está instalado, você consegue verificar se a instalação foi feita corretamente usando um SSL Checker, clique aqui para verificar.

Agora que a instalação está completa você precisa configurar seu site para abrir com o protocolo HTTPS, pois o cPanel não fará isso automaticamente.

Caso você use a plataforma WordPress, criei um tutorial para você configurar HTTPS Full no WordPress.

Se você tem alguma dúvida ou está com dificuldades para passar de alguma etapa, sinta-se a vontade para me perguntar qualquer coisa na área de comentários.

Se o conteúdo foi útil para você compartilhe com a galera, os botões de compartilhamento estão ai do lado esquerdo da sua tela (ou no rodapé se estiver no Smartphone).

E-book - Guia Prático Certificado SSL - Hospedagem de Sites - SECNET

Qual certificado ssl é mais seguro - SECNET
A seguir:

Qual Certificado SSL é mais seguro?

Qual Certificado SSL é mais seguro?