Instagram para e-commerce: como usar essa rede social para vender na Black Friday

Instagram para e-commerce: como usar essa rede social para vender na Black Friday

Não é de hoje que o Instagram é a rede social escolhida por muitas marcas e lojas virtuais no mundo digital. Também não é nenhuma surpresa que a Black Friday tenha se tornado uma das datas mais esperadas pelos donos de e-commerce.

O fato é que, se unirmos a plataforma de social que mais cresce, com uma das datas mais esperadas do ano, teremos uma onda progressiva de:

  • Engajamento com seguidores e conquista de novos;
  • Visibilidade de marca;
  • Aumento nas vendas.

Ainda não está convencido? Ok, então vamos analisar o crescimento da rede que recentemente bateu a marca de 1 bilhão de usuários.

Em termos de crescimento, a Black Friday não fica atrás. Seus números provam que a adesão à data cresce tão rápido quanto o próprio Instagram:


E essa rota de colisão entre o crescimento dos dois não é nem um pouco negativa, e sim lucrativa.

É a colisão dos lucros, dos seus lucros para a sua loja virtual.

Por isso, neste post te daremos algumas dicas de como montar uma estratégia de Instagram para e-commerce, com foco na Black Friday. Só venha conosco, e vamos potencializar essas vendas aí! 😉

A sua estratégia é tudo

80% do trabalho de um e-commerce é planejamento.

Não tem como, se você não se planejar, não chegará às datas potenciais que pode explorar e perderá oportunidades de ouro.

Por isso é tão importante que você monte uma estratégia bem detalhada para a sua Black Friday. E quando falamos em detalhada, falamos sobre olhar cada detalhe mesmo!

Para começar, é importante que você trace os seus objetivos:

  • Qual será o foco da sua estratégia?
  • O quanto você quer aumentar as suas vendas?
  • Você também quer gerar mais alcance para a sua marca?
  • O seu foco será em qual produto especificamente?
  • Você tem um orçamento para anunciar no Instagram?
  • Você sabe qual será o seu calendário editorial?

Com esses objetivos traçados fica mais fácil definir métricas e indicadores para acompanhar no Instagram. Ou seja, você conseguirá mensurar e medir se o que está fazendo está dando certo, o quanto e por quê.

Isso tudo garante que o seu navio se mantenha no curso (afinal você terá um plano). E, acredite, na hora que uma multidão de usuários acessar o seu Instagram em busca de promoções nível Black Friday, esse plano vai te salvar de diversas furadas! 😉

Como usar o Instagram para e-commerce visando a Black Friday?

Você pode pensar em ações mais ousadas ou mais tradicionais, vai do seu feeling e do seu cliente.

Mas, alguns itens abaixo não podem faltar na hora de postar no Instagram:

Hashtags

Você pode, ou melhor, você deve utilizar hashtags no Instagram de uma forma inteligente.  Quando falamos inteligente não significa o máximo de vezes possível, e sim de uma forma que traga os usuários certos.

Esse passo é simples. Trata-se de entender quais hashtags funcionarão para o seu público e utilizá-las como agregadoras.

Vamos supor que você venda móveis sob medida. Normalmente o público que procura esse tipo de produto gosta de #arquitetura #urbanismo e até mesmo #arte.

Para descobrir as hashtags importantes para seu público, utilize ferramentas de busca de hashtags e veja quais são as mais populares.

Entender como e quais hashtags funcionam é a diferença entre um bom post do Instagram e um post com tantas hashtags sem sentido que parece um campeonato de jogo da velha!

Biografia

A bio é uma das primeiras coisas vistas no seu perfil do Instagram, então você precisará usar esse espaço estrategicamente. Além de otimizar a bio, inclua seu melhor link ali e ajude os usuários da rede e chegarem na sua loja virtual.

Colocando um link na sua bio você faz com que o seu usuário esteja com o dedo (literalmente) a milímetros (!!) de ir para seu e-commerce e efetuar uma compra.

Como o Instagram permite apenas um link na Bio (de forma nativa), considere a criação de uma Landing Page especial com suas promoções da Black Friday e use esse link.

Você também poderá usar ferramentas como o linktr.ee para criar uma árvore com links para diferentes páginas de produtos.

Engajamento

Se engana quem acha que a Black Friday se ganha apenas com preço. Engajamento também é muito importante, afinal, ele pode te ajudar a alcançar muito mais gente.

À medida que você engaja o público com posts que merecem comentários, likes e compartilhamentos, você dá claros sinais da qualidade do seu conteúdo para o algoritmo do Instagram. E esse é o indício primordial para que a rede social amplie o alcance orgânico dos seus posts.

Por isso utilize gatilhos mentais e posts atrativos para fazer com o que seu cliente tenha vontade de comprar!

Para isso, é claro, você precisará entender 100% o seu cliente. Só assim você conseguirá escolher o tom de linguagem mais adequado, definir que tipo de conteúdo tem potencial de engajamento e oferece valor.

Potencialize sua estratégia de Instagram para e-commerce e venda mais na Black Friday

Sua estratégia é uma premissa para vender mais na Black Friday. Mas existem recursos para potencializar isso.  Veja:

Utilize as Stories

As Stories são uma das maiores invenções do Instagram. Os percentuais de visualizações do formato provam o valor disso para as empresas.

Para utilizá-las basta ser criativo. Crie chamadas inteligentes e que passem a informação que deseja de uma forma rápida.  Vídeos são uma ótima opção para chamar a atenção do seu usuário e fazer com que ele clique para saber mais sobre a sua marca. E existem diversas outras possibilidades de conteúdo criativo para Instagram Stories.

Contagem regressiva

Você não vai deixar para divulgar as suas ofertas no dia, não é? Sugerimos que você crie posts e comece a divulgá-los em torno de 30 a 45 dias antes da Black Friday.

Esquente o seu público, deixe-o salivando por um produto seu.

E quando já estiver bem pertinho (algo em torno de 10 dias) da data, é hora da contagem regressiva.  Crie Stories e posts focados em estimular o seu usuário a lembrar do seu Instagram na Black Friday.

Afinal, quem nunca reagiu a um 3, 2, 1…

Ganhe tempo: anuncie e agende seus posts

Se você tiver feito tudo isso que dissemos acima com certeza terá bons resultados. Porém, ainda existem duas ações que precisam ser levadas em conta: os anúncios do Instagram e o agendamento de todos os posts da sua campanha.

Se você nunca utilizou o Instagram Ads é bom dar uma olhada nesse post aqui que explica muito bem como ele funciona.

Porém, se você já está familiarizado com isso é hora de pensar quais anúncios entrarão e qual será a segmentação.

Pense sempre em segmentar por públicos que tenham adesão ao seu produto.  Se você comercializa produtos eletrônicos da Apple em uma loja no Rio de Janeiro é bom ficar de olho nas seguintes segmentações:

  • Cidade e Estado: Rio de Janeiro
  • Tipo de Público (Masculino ou Feminino): Vai dos insights analíticos que você tiver
  • Idade: Provavelmente um público mais jovem
  • Interesses: De acordo com sua persona


Entendeu como funciona? Esse tipo de filtro garante que a sua mensagem irá chegar de uma forma segmentada e para o público correto! Isso te poupará grana e garantirá assertividade na sua estratégia.

Outro ponto super importante é o agendamento dos seus posts.

Agendar seus posts e Stories do Instagram com antecedência te ajudará a ganhar tempo e, no dia da Black Friday, manter o foco em outras questões. Para isso, existem ferramentas de gerenciamento de redes sociais completas, que vão, inclusive, te ajudar a entender os resultados dessas ações depois.

Pronto para montar uma estratégia de Instagram para a Black Friday? Ficou com alguma dúvida ou tem alguma sugestão sobre post para falarmos mais sobre Instagram? Comente! Até a próxima 😉

A seguir:

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