Qual a importância de analisar métricas para seu site ou canal de vídeos?

Qual a importância de analisar métricas para seu site ou canal de vídeos?

Qualquer que seja seu produto ou serviço, a internet é uma grande aliada para potencializar suas vendas, seu público ou consolidar a sua marca.

Considerando que cada vez mais brasileiros possuem acesso a internet e as próprias características da rede – agilidade, redução de barreiras geográficas, facilidade e inovação – ela é uma ferramenta muito potente para impulsionar o seu projeto.

Mas a internet, sozinha, não traz resultados! De nada adianta criar um site, uma e-commerce ou um canal de vídeos e apenas esperar que tudo seja um sucesso, certo?

Para alcançar resultados expressivos em qualquer campo ou estratégia, é preciso entender como ele funciona, realizar testes e fazer ajustes constantes.

Na internet é da mesma forma. Sendo para o seu site, sua loja virtual ou seu canal de vídeos, é importantíssimo que você defina metas, analise resultados e métricas variadas para entender o que está e não está dando certo.

Hoje, existem diversas ferramentas de Analytics e Video Analytics que te permitem analisar os mais variados resultados, buscando alavancar seu negócio de forma eficiente e, mais importante ainda, baseada em dados.

Você já pensou na real importância de analisar métricas e utilizar Analytics para o seu site ou canal de vídeos?

O que é Analytics?

Primeiramente, precisamos entender o que, de fato, é uma ferramenta de analytics. O termo, basicamente, se refere a dados e análise deles.

Em geral, essas ferramentas retiram as informações de acesso do seu site, canal ou loja e oferecem estatísticas relevantes para sua estratégia.

Simples, certo? Nem tanto! Dentro de uma ferramenta de analytics, existem diversos dados e, nem sempre, a interpretação deles é tão intuitiva assim. Mas não se preocupe, com um pouco de pesquisa, paciência e prática, você consegue dominar essa ferramenta e utilizá-la para expandir o seu negócio.

Qual a importância de utilizar analytics?

Não existe receita simples para se ter sucesso, certo? Hoje em dia, o mercado é rápido, inovador e está em constante mudança, e é exatamente por isso que fazer testes é tão importante. Para descobrir o que funciona, você precisa arriscar.

É claro que, às vezes, os resultados não serão tão bons assim, mas isso não significa que você perdeu o seu tempo ou se esforçou atoa. Até mesmo testes que não deram certo servem para nos ensinar lições valiosas acerca da nossa estratégia.

É por isso que é tão importante usar analytics. Se você analisa como seu negócio está indo com base nos dados, fica muito mais fácil – e certo! – realizar mudanças nas suas estratégias, campanhas de marketing, estilo de comunicação e muito mais.

Alguns dados importantes para análise

Em geral, as estatísticas mostram o comportamento e o perfil do seu público. Mas as ferramentas de analytics são bastante completas e você pode ter insumos importantes em diversas áreas do seu negócio.

Por exemplo, uma das métricas que é possível analisar diz respeito à fonte de tráfego do seu site ou seu canal. Esse dado mostra de onde as pessoas chegaram até o seu site ou seu canal.

Por exemplo, elas clicaram em um link no Facebook? Encontraram nas pesquisas do Google? Clicaram em um link vindo de campanhas de e-mail marketing?

Isso já mostra exatamente se seus investimentos em divulgação estão dando resultados. Por exemplo, se você paga por anúncios no Google mas isso não gera tráfego relevante para seu site, talvez é hora de reavaliar esse investimento e utilizá-lo de outras formas.

Então, além de te ajudar a focar no que realmente dá resultados, ainda pode te ajudar a economizar dinheiro.

Olha só alguns outros dados interessantes que você pode obter com uma ferramenta de analytics:

Perfil do público

A maior parte do seu público é formada por homens ou mulheres? Qual a faixa etária média dele? Qual estado civil dessas pessoas?

Esses podem parecer dados irrelevantes, mas entendendo qual perfil das pessoas que mais acessam seu conteúdo, você pode, cada vez mais, moldar sua comunicação de acordo com isso.

Aprender como se comunicar com seu público é uma excelente maneira de manter essas pessoas engajadas e interessadas no que você tem a oferecer.

Basicamente, é a mesma lógica que se aplica às redes sociais. Você não faz uma postagem no twitter com a mesma linguagem do LinkedIn, certo? Então, se você tem um público formado, majoritariamente por mulheres acima de 40 anos, irá tentar atraí-las utilizando memes?

Acredito que não. Por isso é tão valioso entender, exatamente, quem está interessado no seu conteúdo. Do mesmo modo, pode te ajudar a criar novas estratégias para chegar até aquele perfil que, atualmente, não está se interessando pelo seu canal ou seu site.

Localização

Uma das vantagens da internet é a redução de barreiras geográficas. Isso quer dizer que nem sempre o seu público estará situado na mesma cidade que você.

Um dos dados que você pode analisar é a localização das pessoas que estão acessando o seu site ou seu canal de vídeos. Acredite, não é tão óbvio quanto parece. Você pode descobrir que possui audiência em lugares que nunca imaginou, até mesmo fora do país!

Uma boa forma de utilizar esse dado em seu canal, por exemplo, é citando as cidades, locais turísticos e aspectos da cultura dos assinantes, para fazer com que eles se identifiquem mais com você e seu conteúdo.

Você pode criar promoções, sorteios ou até mesmo procurar outros negócios locais para trabalhar em parceria. Desse modo, com certeza você conseguirá fidelizar sua audiência de forma muito mais efetiva.

Dispositivos utilizados para acesso

Faça uma reflexão: você acessa a internet, majoritariamente, pelo computador ou por dispositivos mobile (smartphones e tablets)?

Um outro dado importantíssimo e, muitas vezes ignorado, diz respeito aos dispositivos que as pessoas estão utilizando para acessar seu site ou canal. Se o seu público utiliza muito mais smartphones do que desktops para entrar no seu site, você deve garantir que a experiência dos usuários seja agradável.

Você provavelmente já tentou acessar algum site pelo smartphone e o carregamento foi lento ou a página foi mostrada de forma desconfigurada, certo? Isso causa uma frustração e o público, rapidamente, desiste de consumir o seu conteúdo.

Se a maior parte das pessoas utiliza dispositivos mobile para ver seu site, você pode investir em uma versão mobile do seu site, ou quem sabe até criar seu próprio aplicativo?

Para não frustrar sua audiência, é importante garantir que todas as funcionalidades do seu site ou seu canal rodem perfeitamente em diversos aparelhos, de diversos sistemas operacionais.

Para tal, é importantíssimo criar versões mobile e investir em tecnologias que melhorem a experiência de todos os usuários.

Olha só outros dados interessantes que você pode analisar:

 

  • Páginas/vídeos mais acessados: Quais foram suas páginas ou vídeos mais acessados e como você pode repetir essa estratégia para aumentar a visualização nos outros conteúdos?
  • Número total de visualizações: Quantas pessoas estão acessando seu site ou seu canal? Uma análise de longo prazo te ajuda a entender se seu público está aumentando ou caindo ao longo do tempo.
  • Dados de retenção de público: As pessoas estão se mantendo engajadas com seu conteúdo ou acessam sua página e fecham rapidamente? Dados de retenção mostram quanto tempo as pessoas passam lendo ou assistindo seu conteúdo.
  • Dados de conversão: Para canal de vídeos, os dados de conversão mostram quantas pessoas, de fato, clicam no play em um vídeo. Esse dado ajuda a entender se seu conteúdo parece atrativo para o público, por exemplo, se possui um bom título ou uma boa thumbnail.

 

E então, viu porque é tão importante conhecer e entender sobre dados de analytics? Com isso, você tem muito mais chance de entender o que é necessário ser feito para seu negócio se expandir e alcançar resultados cada vez mais expressivos!

E-commerce: O poder das métricas para avaliar a experiência dos usuários - SECNET
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E-commerce: O poder das métricas para avaliar a experiência dos usuários

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