Glossário da Hospedagem de Sites

Glossário da Hospedagem de Sites

Atualmente, recebemos muitas dúvidas sobre alguns termos relacionados a Hospedagem de Sites, por isso, decidimos criar um Glossário da Hospedagem de Sites para te ajudar a ficar por dentro dos termos mais utilizados. Confira!

Backup

O termo Backup significa cópia de segurança. Assim, caso ocorra um erro no sistema onde armazena seus dados causando a perda dos mesmos, um backup feito anteriormente pode restaurar todos os seus dados salvos.

Catch all

O Catch all é um endereço de email que é encarregado de receber qualquer email enviado para seu domínio, mesmo que esse email seja inexistente.

Certificado SSL

O Certificado SSL ou Secure Socket Layer é uma tecnologia criada para trazer mais segurança na troca de informações entre um visitante e o servidor que hospeda o site.

CMS (Content Management System)

Sistema de gerenciamento de conteúdo que permite organizar o conteúdo do seu site facilmente, exibindo-o de forma profissional e fácil de atualizar.

Cloud Computing

Conceito de computação em nuvem que utiliza dados de memória e armazenamento de servidores e computadores conectados entre si.

cPanel

cPanel é um painel de controle que você usa para administrar o seu plano de hospedagem. Com ele é possível criar e gerenciar contas de e-mails, criar filtros anti-spam, monitorar estatísticas de acesso além de gerenciar seus arquivos.

CPU

A CPU (Unidade de Processamento ou Processador) é responsável por interpretar e executar instruções, tarefas e dados de processamento, como mostrar páginas e executar outros comandos de programas e computação no servidor de sua hospedagem de sites.

Domínio

O domínio é o endereço do seu site na web, ele é necessário para que seu site fica na estrutura “www. seusite .com.br”.

Domínio estacionado

Domínio secundário que redireciona o usuário ao seu domínio principal.

Favicon

É uma pequena imagem associada ao seu site que aparece na aba de navegação e favoritos.

Frequência

É o famoso Clock. Basicamente é o número de ciclos que um processador pode fazer.

FTP

Protocolo de transferência de arquivo via download e upload.

HDs

HDs são discos, semelhantes a CDs porém com muito mais memória, onde seus arquivos e informações são gravados em grande escala.

Hospedagem Compartilhada

Local no servidor onde é hospedada várias contas de uma vez.

Hospedagem de Sites para e-mail

Isso quer dizer que você pode enviar e-mails através do seu endereço de IP por meio de um domínio.

IMAP

É um meio para a recuperação de emails. Uma cópia do email é armazenada no servidor até que essa seja apagada definitivamente.

IP Dedicado

É um endereço de IP exclusivo do seu website.

Largura de banda

Quantidade de transferência de dados utilizado em uma conta.

Magento

O Magento é uma plataforma gratuita e de código aberto de E-commerce, ou seja, qualquer pessoa que entenda de programação pode fazer alterações.

Memória de disco

A memória de disco é basicamente o espaço para todas as informações que você têm na máquina de sua hospedagem de sites. Assim como nos processadores e nas memórias RAM, elas podem ser diferentes quanto ao tamanho total e velocidade.

Memória RAM

A memória RAM é uma parte de grande “peso” em um computador. Ela é a responsável por manter as informações que estão esperando para serem modificados pelo processador.

Núcleos

São os cérebros do processador. Quanto mais núcleos seu processador tiver mais processos é possível acrescentar.

OpenCart

O OpenCart é uma outra opção de plataforma para E-commerces. Foi desenvolvido em PHP e licenciado nos termos da GPL (General Public License) para ser licenciado e distribuído como um software gratuito.

Provedor de Hospedagem Gerenciada ou MSP

O termo se refere a Managed Service Provider, empresa que gerencia um serviço através do modelo de assinatura.Glossario-da-hospedagem-de-sites-MSP-SECNET

Root

É uma conta que possui privilégios totais no sistema e é utilizada apenas por administradores.

Servidor dedicado

O servidor dedicado é uma conta de hospedagem que apenas um cliente tem acesso.

Servidor web

Computador que armazena e fornece informações a outros computadores.

SMTP

Protocolo de email que permite o envio de emails.

SSDs

SSDs fisicamente não são como discos, e sim como memórias RAM ou pendrives, onde a memória é sólida, não se move. São consequentemente mais rápidos e seguros, já que os riscos de você perder seus arquivos por algum arranhão ou balanço são nulos.

SSH

O SSH, também conhecido como Secure Socket Shell, é um protocolo de rede que fornece aos administradores uma maneira segura de acessar um computador remoto.

O SSH também se refere ao conjunto de utilitários que implementam o protocolo. O Secure Shell fornece autenticação forte e comunicações seguras de dados criptografados entre dois computadores conectados em uma rede insegura, como a Internet.

SSL(Secure Socket Layer)

Meio de criptografia comumente utilizado em sites que utilizam transações de pagamentos para garantir a segurança dos dados fornecidos pelo usuário.

Threads

São parte de uma tecnologia que simula um núcleo virtual em cada núcleo físico. Assim, seu processador fica com um desempenho melhor.

Transferência

A transferência é basicamente o tráfego de seu site, onde ele cresce conforme o número de usuários navegando ou baixando conteúdos pelo seu ambiente.

Uptime

Quantidade de tempo que o servidor opera sem interrupções e seu site está acessível.

VPS(Virtual Private Server)

Servidor particionado com cada seção atuando como um servidor único.

WooCommerce

O WooCommerce é um plugin para WordPress que transforma seu blog ou site em um E-commerce com tudo o que uma boa loja virtual tem direito.

WordPress

O WordPress é um sistema de gerenciamento de conteúdo (CMS), escrito em PHP com banco de dados MySQL. Serve como um criador de sites incrível.

Zimbra

O Zimbra é uma plataforma de e-mail corporativo de código aberto. Com esta plataforma implementada em seu ambiente você possui todos os recursos e funcionalidades citados anteriormente (backup, suporte, escalabilidade de recursos, etc…).

Conclusão

E ai, gostou do artigo? Aposto que você aprendeu muitas coisas novas, se o conteúdo realmente foi útil para você deixe seu comentário logo abaixo e compartilhe com a galera.

Os botões de compartilhamento estão ai do lado esquerdo da sua tela (ou no rodapé se estiver no Smartphone).

Se você acha que faltou algum termo, peço novamente para deixar um comentário, estou a disposição para responder qualquer dúvida sua sobre o assunto, pois realmente quero que você saia daqui esclarecido.

por-que-a-nova-geração-está-trocando-grandes-empresas-por-startups-hospedagem-de-sites-SECNET
A seguir:

Por que a nova geração está trocando grandes empresas por startups?

Por que a nova geração está trocando grandes empresas por startups?