18 Ferramentas para eCommerce GRÁTIS que ajudam os donos de lojas virtuais

Você sabia que com algumas ferramentas para eCommerce gratuitas você pode fazer excelentes campanhas de marketing, mudar o visual da sua fanpage e administrar suas redes sociais de um só lugar?

Se você está com o orçamento apertado conheça algumas funcionalidades que podem ser implantadas no seu eCommerce gratuitamente.

18 Ferramentas para eCommerce GRÁTIS que ajudam os donos de lojas virtuais - Monitoramento de Audiência Monitoramento de audiência

01. Google Analytics

Provavelmente você já ouviu falar sobre ele, mas se não o conhece, o Analytics é um serviço gratuito do Google que gera estatísticas a partir das visitas em sua página.

Com essa ferramenta, você consegue analisar dados importantes do seu público. Saiba o número de visitas, origem do tráfego, visitantes novos e antigos, além do monitoramento em tempo real dessas e outras informações.

Para começar você precisa de uma conta Google, ao acessar o Analytics será lhe fornecido um código em uma linha de programação, esse código deverá ser inserido no código fonte do seu site. Veja como configurar o acompanhamento do Google Analytics.

Muitas plataformas de eCommerce facilitam o processo e pedem somente o código de usuário. Esse processo pode demorar até 24h para ser validado.

02. SimilarWeb

É uma ferramenta que permite analisar o tráfego de qualquer site.

Com essa ferramenta você tem acesso a diversos dados como número de acessos, origem de tráfego, influência nas redes sociais, ranking mundial e nacional.

Você pode obter esses dados acessando o site do SimilarWeb e pesquisando pela URL do site desejado ou adicione a extensão no Chrome no seu navegador.

Artigos relacionados:

18 Ferramentas para eCommerce GRÁTIS que ajudam os donos de lojas virtuais - Medidor de Desempenho Medidor de desempenho

03. Google PageSpeed

O PageSpeed fornece métricas do desempenho de uma página no desktop ou em dispositivos móveis.

A ferramenta analisa o site e mostra o que pode ser melhorado na página para otimizar o seu desempenho.

Para usá-la você só precisa acessar o site do Google PageSpeed, digitar a URL do site que deseja analisar e pronto. A ferramenta dará uma nota de 0 a 100 para o nível de desempenho do seu site.

04. GTmetrix

O GTmetrix é uma ferramenta que analisa os sites e avalia sua velocidade, como o PageSpeed do Google, ela verifica todos os fatores que podem estar causando a lentidão da página.

Com ele você pode saber a origem da lentidão da sua página, seja por conta da sua hospedagem, pelo desenvolvimento da loja, tamanho da página, quantidade de plugins, entre mais informações.

Para fazer a análise de velocidade do site, pesquise pela URL da página no site do GTmetrix e você terá acesso a diversas informações sobre a velocidade e diversas sugestões de como otimizá-la.

18 Ferramentas para eCommerce GRÁTIS que ajudam os donos de lojas virtuais - Pesquisa Pesquisa

05. Ebit

O Ebit realiza pesquisa com consumidores online após o ato da compra e os dados adquiridos são usados para qualificar a credibilidade dos eCommerces.

São feitas duas pesquisas para qualificar a experiência de compra do consumidor, uma quando ele solicitou o pedido e outra 15 dias depois da compra ser efetuada.

De acordo com o número de pesquisas e da qualidade das respostas a empresa recebe um selo de credibilidade (selo de diamante, ouro, prata ou bronze).

Se você quer ter um selo do Ebit em seu site você precisa solicitar um convênio, preenchendo o formulário da página de Cadastre sua Loja.

Se você apenas quer ficar por dentro do mercado online brasileiro o Ebit lança um relatório semestral para download, o WebShoppers, que possui as melhores estatísticas do eCommerce e algumas estimativas para o futuro.

06. Type Form

É uma ferramenta que permite criar formulários de pesquisa personalizados, responsivos e visualmente atraentes.

Ele serve para tornar as pesquisas de satisfação mais receptivas e interativas, apelando muito pelo visual, usando imagens e vídeos para chamar a atenção dos clientes.

Ao se cadastrar no sistema você já pode começar a criar sua pesquisa, utilizando o sistema “arraste e solte” para criar o formulário.

Quando estiver pronto, você pode compartilhá-lo como e-mail, como um link nas redes sociais ou como um código HTML para adicionar ao código fonte do seu site.

18 Ferramentas para eCommerce GRÁTIS que ajudam os donos de lojas virtuais - Gestão de projetos Gestão de projeto

07. draw.io

É uma ferramenta totalmente online, sem cadastro obrigatório, que permite criar e exportar diagramas.

Com ele você “bota suas ideias no papel”, você pode alinhar suas necessidades e criar um mapa mental de seus projetos.

Para usá-lo é muito simples basta acessar o site draw.io, escolher onde quer salvar o seu projeto ou se estiver com pressa escolha a opção Decide Later para começar o projeto.

08. Trello

O Trello é um painel virtual onde você pode controlar as suas tarefas ou de sua equipe.

Com essa ferramenta você consegue organizar as suas tarefas por nível de prioridade e ainda evita que outras tarefas sejam esquecidas.

Para começar, basta você se cadastrar no site do Trello e pronto. Para se juntar com a sua equipe eles também precisam estar cadastrados. Se quer saber mais sobre, assista o vídeo abaixo:

18 Ferramentas para eCommerce GRÁTIS que ajudam os donos de lojas virtuais - SEO SEO

09. Google WebMaster Tools

É uma ferramenta de SEO que analisa seu site e aponta, de acordo com as métricas do Google, o que precisa ser feito para deixá-lo mais “amigável” para os buscadores.

Também conhecido como Search Console, com essa ferramenta é possível identificar as páginas onde precisam ser feitas correções para melhorar sua indexação.

A implantação é muito simples, assim como o Google Analytics, basta se cadastrar e o Google Webmaster Tools lhe fornecerá um código em uma linha de comando que deverá ser inserida nos códigos da sua loja.

10. SEO Master

O SEO Master Free Scanner percorre a página, analisando e pontuando-a de acordo com alguns fatores de otimização onpage que influenciam a sua posição nos rankings dos mecanismos de busca, como Google, Yahoo e Bing.

Com o relatório dessa ferramenta você sabe onde melhorar sua página para ser encontrada pelos robots dos buscadores.

Para fazer essa análise basta acessar o site do SEO Master e escolher a ferramenta SEO Master free Scanner, busque pela URL da página e a palavra chave desejada, a busca será feita com base na palavra chave escolhida.

 Experiência de usuário

11. Hotjar

É uma ferramenta que grava a visita de quem acessa o seu site e registra todos os pontos onde foram clicados. Depois de um número X de visitas o Hotjar mostra uma “visão térmica” do seu site. Ele indicará os “lugares mais quentes”, com bastante cliques e os “lugares mais frios” onde não tem cliques.

Com as informações fornecidas por essa ferramenta você pode saber se aquela campanha que você fez em um banner está dando cliques, ou se as pessoas estão interessadas por alguma parte do seu site.

Se você se cadastrar no Hotjar poderá testar todas funcionalidades da ferramenta de graça com algumas limitações. Após o cadastro ele fornece um script que deve ser adicionado no código fonte da sua página.

12. Optimizely

É uma ferramenta que facilita seu trabalho quando você quer fazer testes A/B.

Estudando os dados obtidos com os testes A/B você pode analisar as páginas que geraram mais conversões e ser mais assertivo em suas decisões.

Ao se cadastrar você receberá um código que deverá ser adicionado nos códigos do seu site. Ao fazer isso, a partir da ferramenta, você consegue analisar duas páginas distintas.

18 Ferramentas para eCommerce GRÁTIS que ajudam os donos de lojas virtuais - email marketing E-mail marketing / Chat

13. MailChimp

É uma ferramenta de envio de e-mail marketing.

As ferramentas de e-mail marketing são a forma mais eficiente de enviar e-mails comercias. O MailChimp possui excelente entrega de e-mails e disponibiliza relatórios completos sobre o envio.

Você só precisa se cadastrar na ferramenta, importar sua base de e-mails e personalizar o layout do e-mail. Se preferir você pode subir um código html. A versão grátis permite que você envie 12 mil e-mails por mês para uma base de até 2 mil clientes.

14. Tawk.to

O Tawk.to fornece gratuitamente um chat de suporte rápido, confiável e escalável para ser adicionado ao seu site.

Basta se cadastrar no site que o Tawk.to irá te disponibilizar um script que deverá ser inserido no código fonte do seu site.

18 Ferramentas para eCommerce GRÁTIS que ajudam os donos de lojas virtuais - midias Gerenciamento de Mídias Sociais

15. Hootsuite

É uma ferramenta para centralizar o monitoramento de suas redes sociais.

Com ele você pode gerenciar campanhas em diversas redes sociais a partir de um canal só.

O plano gratuito permite até 3 mídias sociais, um usuário e agendamento básico de postagens.

Para implementar o Hootsuite nas suas redes, você precisa fazer um cadastro na ferramenta e adicionar suas redes sociais.

16. Addthis

É um sistema de compartilhamento de conteúdo em mídias sociais, fácil de instalar e oferece relatórios sobre o engajamento dos seus visitantes.

A ferramenta é uma forma muito fácil de se adicionar botões de compartilhamento das redes sociais mais populares nos produtos de sua loja.

Basta se cadastrar, customizar os botões e o formato que deseja que eles apareçam na sua loja.

 Insights

17. Google Trends

Uma ferramenta do Google que mostra gráficos do volume de pesquisa no Google e permite comparar vários termos em um mesmo gráfico.

Para usar é muito simples, basta acessar o site do Google Trends, pesquisar por uma palavra e imediatamente ele abre a opção de você “adicionar palavras”.

Se estiver interessado em resultados nacionais lembre-se de mudar para “Brasil” no Menu superior que estará configurado para “Todo mundo”.

18. Wappalyzer

É uma extensão para os navegadores que exibe algumas informações extras dos sites que você visitar, como por exemplo, a plataforma que usa, plugins e módulos.

Você pode usá-lo para ver o que os outros sites estão usando para oferecer melhor navegação para os visitantes.

Para começar usar a ferramenta você precisa fazer o download dela na Google Web Store ou no Mozilla Addons. Depois de instalada, acesse qualquer site e clique no icone Wappalyzer no canto superior do seu navegador.

Se você gostou destas ferramentas, peço que ajude mais pessoas a encontrarem uma solução gratuita para suas necessidades, compartilhando este artigo com seus amigos.

Caso você use alguma ferramenta gratuita que ficou faltando nessa lista, por favor deixe seu comentário logo abaixo.

Um grande abraço e até a próxima!

Summary
18 Ferramentas para eCommerce GRÁTIS que ajudam os donos de lojas virtuais
Article Name
18 Ferramentas para eCommerce GRÁTIS que ajudam os donos de lojas virtuais
Description
Conheça ferramentas para eCommerce gratuitas que podem te ajudar a sobreviver no mercado online. Clique aqui e conheça todas elas!
Author
Publisher Name
SECNET
Publisher Logo
BACK
WordPress Video Lightbox Plugin
mautic is open source marketing automation