18 ferramentas de Inbound Marketing indispensáveis para o seu e-commerce

18 ferramentas de Inbound Marketing indispensáveis para o seu e-commerce

Em busca de ferramentas de Inbound Marketing? O pessoal da Rock Content fez uma lista com as 18 “tools” indispensáveis para loja virtual.

Administradores de e-commerce possuem a difícil tarefa de se destacar em meio a tantas opções disponíveis na internet.

Uma das estratégias mais utilizadas para atrair e converter visitantes em clientes é o Inbound Marketing, técnica que reúne diversas táticas com o objetivo de aumentar as vendas.

Apesar disso, cabe ao vendedor desenvolver métodos e procedimentos que tornem a existência do negócio viável. Como se não bastasse, há inúmeros recursos acessíveis. Alguns extremamente eficientes, outros nem tanto. Graças a isso, existem muitas dúvidas.

Se você se enxerga nessa situação, chegou ao lugar certo. Neste artigo, você conhecerá as melhores ferramentas de Inbound Marketing para o seu e-commerce. Então continue a leitura e aprende de uma vez por todas a elevar o seu número de conversões!

Lembre-se que a Hospedagem de Sites é um fator importante para um bom desempenho da sua loja virtual.

Tempo de leitura do artigo: 7 min. 55 seg.

Ferramentas de análise e monitoramento

Os números funcionam como uma bússola no ambiente digital. As métricas guiam e norteiam todas as ações executadas na internet, ajudando a definir as melhores estratégias, canais e processos.

Em uma loja virtual não é diferente. E, para tal, há algumas ferramentas criadas para mensurar e avaliar o desempenho. A seguir, veja algumas das principais:

Google Analytics

O serviço do Google analisa todas as páginas de um website, coletiva e individualmente. Dados importantes como número de visitas, taxa de rejeição e fontes de tráfego são dispostos de maneira direta ou em diferentes formatos gráficos.

Além disso, há um plugin especial para acompanhamento de comércio eletrônico, que revela informações acerca de transações, itens específicos, promoções e produtos.

SimilarWeb

Essa ferramenta, assim como a anterior, auxilia na análise do tráfego. Ela funciona tanto para análise de dados internos como avaliação da concorrência.

Também permite, além da obtenção de métricas relacionadas ao site, a utilização em aplicativos móveis, tão comuns no comércio online. Há também recursos para pesquisa sobre interesses da audiência e apurações relacionadas ao engajamento social.

Ferramentas de desempenho do site

A performance do site influencia diretamente nos resultados do negócio. E-commerces com baixa velocidade de carregamento certamente prejudicam a experiência do usuário e, consequentemente, as vendas.

Para avaliar esse quesito, são recomendadas as ferramentas abaixo:

GTMetrix

Reconhecida como uma das mais importantes no mercado, essa ferramenta auxilia na identificação de fatores que podem prejudicar a velocidade do site.

Além disso, é possível realizar testes em diferentes navegadores e até mesmo páginas individuais, o que pode ser de extrema valia para landing pages.

Google PageSpeed Insights

18 ferramentas de Inbound Marketing indispensáveis para o seu e-commerce - SECNET - Hospedagem de Sites

Funcionando de forma simplificada, o Google PageSpeed Insights exige apenas que seja inserida a URL a ser analisada.

A seguir, são dispostas diversas informações e instruções para a correção dos problemas citados. Um recurso acessível e compreensível até mesmo para os mais baixos níveis de entendimento de desenvolvimento.

Ferramentas de gerenciamento de redes sociais

Consideradas o grande filão do marketing digital, as redes sociais são o local de interação entre marcas e consumidores. E, é claro, a presença de lojas virtuais nessas plataformas são um ótimo meio para aumentar o engajamento e conquistar clientes.

Existem diversas ferramentas que podem auxiliar o administrador a monitorar e gerenciar as mídias sociais de maneira prática e segura. Abaixo, listamos duas das melhores:

Buffer

Essa ferramenta é famigerada por sua fácil utilização. Por meio dela é possível medir o desempenho de posts, agendar publicações e gerenciar contas de diversas mídias sociais simultaneamente, como Facebook, Instagram e Twitter.

Além disso, é muito recomendada para lojas virtuais, já que também oferece o serviço de suporte e composição de materiais gráficos para divulgação.

HootSuite

Considerada uma ferramenta “all-in-one”, oferece o serviço de monitoramento multiplataforma, que inclui a observação de menções sociais, programação de postagens e análise de desempenho.

Os planos mais avançados incluem ainda o gerenciamento de equipes, integrações com aplicativos e composição de promoções e concursos.

Ferramentas de email marketing

Por muito tempo achou-se que o e-mail marketing seria findado. Mas a verdade é que sua utilização continua em alta, sendo um dos mais importantes apetrechos do Inbound Marketing.

As principais ferramentas utilizadas para essa finalidade são:

MailChimp

Com planos gratuitos e pagos, essa é considerada uma das mais completas ferramentas do mercado. A MailChimp oferece envios gratuitos de até 12 mil mensagens e listas com até 2 mil leads cadastrados.

Por meio dela pode-se criar fluxos de nutrição, criar sistemas próprios de ranqueamento de leads, entre outras funcionalidades. Ela também possui o próprio sistema de integração com lojas virtuais, automatizando diversos processos essenciais.

SendGrid

A principal característica da SendGrid é a sua prática aplicação. Além de oferecer um sistema de análise de métricas avançado, possui outras funcionalidades, como emails transacionais e envio de newsletter.

Mail2Easy Pro

Ideal para quem quer usar, além do email marketing, o envio de mensagens instantâneas, a Mail2Easy Pro oferece também recursos de análise de abandono de carrinho, testes A/B e é integrada com algumas das maiores plataformas de e-commerce.

Hospedagem para Loja Virtual

Cloud de Alta Perfomance e Gerenciado. Hospedagem de loja virtual preparada para suportar seus clientes e suas vendas

Veja as vantagens

Ferramentas de pesquisa

A pesquisa de mercado certamente é um grande diferencial para o comércio eletrônico. Por meio dela é possível avaliar a eficiência dos processos e encontrar meios para se adequar às exigências do consumidor.

Veja, a seguir, algumas ferramentas recomendadas:

Survey Monkey

A Survey Monkey é uma solução muito utilizada pelo design simples e rápida obtenção de respostas. Com ela, criar pesquisas é muito fácil e, em poucos instantes, os dados são recolhidos.

Ebit

Já a Ebit consegue realizar pesquisas diretamente após a compra, o que é um prato cheio para lojas virtuais. Há também a possibilidade de fluxos de pesquisa, enviando questionários de satisfação relacionados ao processo de compra e suporte.

Ferramentas de imagens

Um e-commerce necessita de diversas peças visuais para divulgar seus produtos. Para isso, existem algumas soluções que podem ser uma mão na roda para qualquer empreendedor digital.

Confira algumas delas adiante:

Compressor

Essa ferramenta é ótima para comprimir imagens sem perder qualidade. Lembre-se que fotos com alta definição podem prejudicar o tempo de carregamento das páginas, então essa pode ser uma ótima solução.

Até mesmo poucos segundos podem prejudicar não apenas o processo de compra, como também os resultados nos mecanismos de buscas. Ah, ela é gratuita, então não hesite em usá-la.

Canva

Alguns dos editores de imagens mais famosos são pesados e, muitas vezes, exigem alto investimento financeiro. O Canva é uma solução gratuita e com usabilidade simplificada, que permite a criação de peças gráficas, como infográficos, baseadas em templates ou a partir do zero.

Ferramentas de experiência do usuário

A experiência do usuário, também conhecida como User Experience (UE) está relacionada às sensações do usuário ao interagir com uma plataforma digital. Ou seja, questões como navegabilidade, escaneablidadade, usabilidade e acessibilidade.

Eis aqui algumas ferramentas que ajudam a realizar testes nesse sentido:

Responsinator

Não dá para negar que o mundo digital se concentra nos dispositivos móveis. Tablebts, smartphones e notebooks fazem parte do cotidiano do consumidor.

Graças a isso, é preciso investir em design responsivo, a adaptação para qualquer tamanho e formato de tela. Essa é exatamente a funcionalidade do Responsinator, que revela a performance e a interface de um site em diferentes mecanismos.

Heatmap

O Heatmap é outro recurso à disposição de administradores de lojas virtuais. De fácil instalação, seu objetivo é rastrear por onde o usuário passa o mouse enquanto navega pelo site.

Essa função é especialmente útil quando se fala em comércio digital, pois ajuda a identificar os pontos de destaque em uma landing page.

Optimizely

Outra ferramenta extremamente útil para medir a satisfação do usuário, a Optimizely permite a realização de teste A/B para estabelecer comparativos de performance entre as páginas.

O método é bem simples: crie duas landing pages distintas e modifique apenas alguns elementos entre elas (como a cor de um botão, o posicionamento de uma imagem ou a descrição). Aquela que apresentar a melhor performance deve ser mantida.

Ferramentas de SEO

O Searching Engine Optimization (Otimização para Mecanismos de Buscas) é muito comentado quando se fala em marketing de conteúdo, mas a verdade é que o ranqueamento também é importante para páginas de lojas virtuais.

Abaixo, conheça algumas ferramentas que podem auxiliá-lo no ranqueamento:

Moz: Open Site Explorer

Uma ferramenta que ajuda na vigilância aos concorrentes e revela novos insights para a execução da otimização, o Open Site Explorer explora diversos dados do site e aponta os erros que devem ser consertados.

Também são exibidas informações relacionadas à influência da página, backlinks e a performance de textos-âncora. Se o seu e-commerce também possui um blog, esse recurso será muito bem-vindo.

Google Search Console

Essa plataforma desenvolvida pelo Google tem a função de facilitar a vida de webmasters. Por meio dela, pode-se recolher dados valiosos para obtenção de novas ideias e ajustes em um site.

Em resumo, ela avalia as páginas individuais e faz sugestões de modificações para melhorar o posicionamento nos mecanismos de buscas.

Agora você já sabe quais são as melhores ferramentas de Inbound Marketing para utilizar em seu e-commerce. É hora de dar o próximo passo e começar a utilizá-las no seu dia a dia.

Se você gostou deste texto, veja também nosso conteúdo sobre automação de marketing e aprenda como otimizar os processos do seu e-commerce. Certamente será muito úteis para o seu negócio!

Conteúdo produzido pela equipe da Rock Content!

Revenda de Hospedagem de Sites em Agências Digitais: Você está fazendo isso errado!
A seguir:

Revenda de Hospedagem de Sites em Agências Digitais: Você está fazendo isso errado!

Revenda de Hospedagem de Sites em Agências Digitais: Você está fazendo isso errado!