Erros da gestão financeira que sua empresa deve evitar!

Erros da gestão financeira que sua empresa deve evitar!

Muitas vezes os negócios não vão bem e a causa principal disso é a má gestão financeira. Seja por falta de entendimento ou de conhecimento, é grande o número de empresários, empreendedores e gestores que postergam os cuidados com o controle de custos.

Todavia, evidentemente, este é um grande erro de se cometer! Enquadrado como um dos principais na gestão financeira, se você quer se ver livre dos problemas que formam grandes bolas de neves dentro das finanças do seu negócio, você está no lugar certo.

Aprenda neste artigo quais são os principais erros de gestão a serem evitados no dia a dia do seu negócio e descubra alternativas viáveis e interessantes em que investir para manter a sua empresa em um processo de expansão. Continue lendo!

7 principais erros de gestão

São muitos os erros da gestão financeira e a grande maioria deles, infelizmente, acontece diariamente dentro dos pequenos, médios e grandes negócios. Será que você tem cometido alguns desses erros? Será que o seu empreendimento está sendo prejudicado por uma atitude da gestão que pode ser trabalhada e melhorada?

A fim de responder a essas e outras muitas dúvidas, veja a seguir quais são os principais erros de gestão e tenha certeza de não cometer nenhum deles. Afinal, o primeiro passo para progredir é atentar-se a esses pontos que são básicos. Acompanhe:

1. Desconhecimento do preço certo para venda

O primeiro grande erro do gestor de finanças do negócio é não saber exatamente quanto custa para produzir determinado produto ou para disponibilizar e realizar um serviço. Sem tal base de entendimento, a precificação fica solta, ou seja, pode ser que tenha uma boa margem de lucro ou não já que é praticamente um tiro no escuro.

Por ser tão importante para os números do negócio, o controle de custos deve constar já no plano de negócios do empreendimento e deve ser revisto de tempos em tempos a fim de que se possam fazer ajustes para lidar estrategicamente com o mercado no que diz respeito a ofertas e promoções, por exemplo.

2. Falta de planejamento financeiro

O que é planejar o controle financeiro de um negócio? É determinar exatamente e em detalhes, quais são as entradas e as saídas do caixa de uma empresa. É claro que estes números nem sempre serão precisos, afinal tanto o negócio pode ganhar mais quanto menos daquilo que foi pré-estabelecido. Ainda assim, é necessário projetar!

Especialmente em tempos de crise, o planejamento é o principal divisor de águas entre as empresas que conseguem se manter ativas no mercado. Aliás, ao planejar é indispensável também considerar vários tipos de cenários aos quais a empresa pode vir a cair.

3. Falta de precisão no fluxo de caixa

Mais um entre os comuns e drásticos erros de gestão nos negócios, a falta de precisão do fluxo de caixa faz com que, de pouco em pouco, tudo saia do controle. Portanto, se você nunca foi avisado, aqui vai uma dica: Tudo deve constar no fluxo de caixa!

Desde a compra no mercado para manter o café dos clientes em dia até os grandes pagamentos feitos aos seus fornecedores, de uma pequena até uma gigantesca venda, tudo deve estar detalhadamente acrescentado ao fluxo de caixa! Quanto mais faltar precisão a esse controle, maiores os riscos da empresa começar a acumular prejuízos, até mesmo sem ver.

4. Investimento falho ou baixo no controle financeiro

Economizar nos investimentos nem sempre significa ter mais dinheiro com que trabalhar e sabe por quê? Simples! Porque alguns investimentos garantem que o seu negócio não saia dos trilhos, pelo contrário, que venham a minimizar prejuízos que a princípio poderiam ficar bem escondidos até criarem grandes buracos nas finanças do negócio.

Quer um exemplo? Quando você investe em uma máquina melhor para a sua linha de produção tem uma saída de saldo de seu caixa, certo? Porém, com o passar do tempo você percebe que a produção está indo muito melhor, com uma maior produtividade ou até mesmo menos queixas dos colaboradores sobre o seu funcionamento. Em resumo, compensa!

5. Manter a gestão financeira no caderninho

Erro de gestão frequentemente encontrado nos pequenos negócios ou entre os empresários e empreendedores mais antigos, manter a gestão financeira no “caderninho” com certeza é deixar a porta aberta para resultados ruins.

Diferente de um software de gestão empresarial online , o caderninho não pode apresentar relatórios completos sobre como andam as finanças do empreendimento. O caderninho também não pode trabalhar com cálculos e médias que apontem a situação do negócio. Ou seja, ter um sistema de gestão ao invés de um caderninho é com certeza algo muito melhor!

6. Não considerar a inadimplência no fluxo de caixa

Outro erro de gestão é fazer os cálculos do negócio considerando o dinheiro que ainda não entrou. Mesmo que você tenha acertado uma data com o seu cliente, e até mesmo tenha lhe emitido um boleto, qual é a sua certeza de que o pagamento será realmente feito?

O gestor de finanças deve estar sempre atento para não contar com o dinheiro que ainda não está no caixa, afinal este tipo de planejamento pode se mostrar infundado e bastante falho.

7. Não investir em um gestor de indicadores

O último erro apontado neste conteúdo é sobre a falta de investimento em indicadores para o seu negócio. Todo empreendimento está sujeito a passar por avaliações e a gestão deve ser feita de modo que seja possível manter o ritmo de crescimento da empresa.

São muitos os erros de gestão no dia a dia de uma empresa e tratando-se do planejamento financeiro, esses erros podem ser verdadeiramente drásticos para o negócio. É justamente por isso que é imprescindível trabalhar no melhor controle de custos e no seu fluxo de caixa.

Hoje em dia, com o contínuo lançamento de novas tecnologias, é possível evitar tais erros ao se investir em um bom software de gestão. Valendo lembrar que as opções em ERP online são atualmente as melhores em que se investir para um melhor controle de custos!

Gostou dessas dicas e estará mais atento a fim de evitar tais erros de gestão que infelizmente são comuns? Então aproveite para conhecer mais sobre os softwares de gestão empresarial e comece a gerir o seu negócio com o profissionalismo que ele e o seu cliente merecem já!

por-que-hospedar-sua-loja-virtual-na-SECNET-hospedagem-de-sites
A seguir:

Por que hospedar sua loja virtual na SECNET?

Por que hospedar sua loja virtual na SECNET?