E-mail Marketing ou E-mail SPAM?

E-mail Marketing ou E-mail SPAM?

Você sabe a diferença entre E-mail Marketing e E-mail Spam?

Muitos usuários acabam visualizando ambos somente como SPAM e descartam as mensagens que você possa ter enviado como forma de Marketing. Ou ainda, você pode estar enviando e-mails SPAM acreditando que sejam e-mail Marketing.

Se pararmos para observar é realmente possível essa confusão, pois muitos destes E-mails Marketing são elaborados de uma maneira “pesada” e apelativa, podendo levar até o Google a considerá-los como SPAM.

Digamos que você tenha enviado apenas um E-mail Marketing considerado como SPAM, até aí tudo ok. Mas se isso voltar a acontecer com outros E-mails que enviar isso pode se tornar um grande problema, pois além da credibilidade de sua marca ser ameaçada, suas campanhas terão seus resultados afetados de forma negativa.

Mas como impedir que isso aconteça? Como fazer com que meus E-mails não sejam tratados como SPAM? Como saber o que é E-mail Marketing ou E-mail SPAM?

Bom, para estas perguntas eu trago as respostas. Continue lendo e descubra todas elas.😉

E-mail Marketing ou E-mail SPAM : Qual a diferença entre os dois?

Imagine que você passou um tempo pensando e preparando seu E-mail e na hora de enviá-lo surgiu a dúvida: Será que este é realmente um E-mail Marketing ou E-mail SPAM?

Como mudar a forma de enviar seus E-mails?

Bom, se você está acostumado a forma antiga de enviar seus E-mails e quer mudar isso, acompanhe comigo os próximos passos.

Não seja inconveniente! Envie e-mails só para quem se inscreveu na sua lista!

Primeiro pensamento que deve ter em mente. Ninguém gosta de ter sua caixa de e-mail recheada de mensagens de SPAM, certo?

Desenvolva seu formulário com sua lista de contatos que responderam a ele e realmente estão interessados em receber seus e-mails. E não vá atrás de listas de e-mails disponibilizadas por empresas ou que você possa encontrar na internet.

Com um cadastro bem elaborado e com ofertas em troca de dados (E-books, promoções, etc) você pode desenvolver uma base de dados muito mais específica e que atinja seu público-alvo.

Peça sempre permissão antes de enviar e utilize o opt-in (ou mesmo double opt-in) para garantir uma satisfação e “melhorar a recepção” do e-mail pelo usuário.

Faça uma faxina regular de contatos

Quantas pessoas que passam pela internet e não voltam mais?

Contas de E-mail se tornam obsoletas e são abandonadas constantemente. E para estas contas não adianta mais mandar algum E-mail pois certamente não irão abri-lo! 😄

Por isso é importante fazer uma limpeza na sua base de contatos periodicamente, verificando alguns e-mails que são inválidos para a sua campanha.

Observe quais contas não abrem os e-mails que envia, quais possuem algum erro de grafia ou que sejam inválidos, ou ainda quais não interagem mais com suas campanhas nem demonstram interesse.

Remova de sua base contatos como estes e deixe-a limpa novamente!

Planeje a frequência do envio de seus E-mails Marketing

Se elaborado de forma correta um E-mail Marketing funciona, isso é fato!

Mas com os resultados positivos chegando a tentação de mandar estes e-mails constantemente pode ser grande. Tenha na cabeça aquela velha história de “menos é mais”!

Com essa filosofia em mente elabore uma frequência de envios que não lote a caixa de e-mail e seus contatos e ao mesmo tempo seja agradável para eles.

Blacklist

É importante lembrar que muitas vezes por questões de segurança a sua hospedagem pode barrar o envio desses e-mails para impedir que caiam em uma Blacklist.

Algumas palavras como “compre já”, “promoção” ou “sò por hoje” são barradas pelo servidor para que não acabem “atraindo” uma blacklist.

Faça uso de ferramentas para enviar seus E-mails Marketing

Por mais que a prática de elaborar, construir e enviar seus e-mail tenha se tornado praticamente automática, permanecer fazendo dessa forma é um processo que se torna demorado e impraticável.

Uma das saídas que é utilizada por muitos é a contratação de uma empresa para enviar estes e-mails. Mas para qualquer companhia, seja ela grande ou pequena, essa é uma opção que não é tão eficaz.

Estas empresas, além de não conhecerem a história de quem os contrata pode não entender tão bem o público-alvo como os próprios proprietários.

Mas em contrapartida, você pode optar por utilizar a tecnologia a seu favor. Existem diversas ferramentas de E-mail Marketing, cada uma com suas formas, vantagens e desvantagens.

Algumas dessas ferramentas são sutis ao atrair leads para sua lista de e-mails, enquanto outras podem fazer seus clientes se sentirem como “reis” a cada envio.

Com tantas opções de ferramentas de E-mail Marketing como você escolhe alguma delas? Para te ajudar a tomar essa decisão vou listar para você algumas dessas ferramentas:

1 – Sendgrid

O Sendgrid oferece uma infraestrutura de e-mails completa, com diversos serviços adicionais. Além disso, emite relatórios para que o usuário possa acompanhar o desempenho das campanhas.

2 – MailChimp

O MailChimp é a plataforma de E-mail Marketing mais famosa do mercado.

Ela pode ser integrada com diversas plataformas como o Magento, Shopify, WooCommerce e inclusive o Google Analytics.

Você ainda pode criar campanhas com segmentos, listas personalizadas e mensurar os resultados de cada um. Disponibiliza também alguns templates com layouts para facilitar e deixar seus e-mails com um design diferenciado.

3 – OptinMonster

O OptinMonster disponibiliza a criação de formulários automáticos que aparecem quando o usuário realizar alguma ação que indique a saída de alguma página específica ou se ativarem após algum tempo.

Podem ser efetuados diversos testes A/B, criar pop-ups para atração, segmentar listas ou mensurar tudo isso com a ferramenta de análise.

Concluindo

Para fazer campanhas de E-mail Marketing com sucesso sem que caiam ou sejam definidas como SPAM você deve tomar alguns cuidados.

Espero que depois de ler este conteúdo tenha tudo ficado mais claro para você!

Qualquer dúvida não deixe de comentar!

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Um abraço e bons negócios!

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