Domínio Com vs Net – Qual é a diferença entre as duas extensões de domínino?

Domínio Com vs Net – Qual é a diferença entre as duas extensões de domínino?

Ao começar um novo site, uma das coisas mais difíceis de escolher é o domínio, afinal é com ele que seus visitantes vão ter acesso a todo o seu site e é ele que irá “marcar” a sua marca na memória dos visitantes.

Seja por indisponibilidade ou por indecisão, o domínio que vai ser escolhido pode não se adequar ao seu gosto ou ao gosto de seus usuários. A escolha do domínio afeta também na estratégia SEO.

Mas supondo que você tenha escolhido o nome do domínio, você ainda tem uma outra escolha a fazer: a extensão dele.

E dentre todas as extensões que existem, duas geralmente se sobressaem. São elas a .com e .net.

Mas qual a diferença entre você escolher uma a outra? O que isso muda para seu site ou para seus clientes?

Continue lendo que vou te explicar!

O que são as extensões

Um nome de domínio é o endereço do seu site na internet. Ou seja, é o que os seus visitantes digitarão no navegador para acessar o seu site. Por exemplo: secnet.com.br.

Nomes de domínio vêm em várias extensões como com, net, org e muito mais.

exemplo.com

exemplo.net

exemplo.org

Você pode escolher livremente um nome de domínio de qualquer uma dessas extensões para criar um site, no entanto, essas extensões foram criadas para distinguir entre diferentes tipos de sites.

Você precisa escolher uma extensão de nome de domínio que se adeque ao seu negócio e, ao mesmo tempo, te ajude a criar uma marca e uma autoridade que sejam reconhecidas na sua área de mercado.

Dito isso, vamos comparar a diferença entre as extensões de domínio .com vs .net e descobrir qual é a melhor extensão para o seu tipo de negócio!

Diferença entre nomes de domínio .Com vs .Net

Com e Net são duas das extensões de nome de domínio mais populares da internet. Se a sua extensão de nome com o domínio .com  não estiver disponível, muitas ferramentas que geram o nome de domínio vão te sugerir o .net como alternativa.

Porém, pode não ser uma alternativa adequada para o seu negócio em grande parte dos casos.

O .com nas URLs simboliza nomes de domínios comerciais. Ou seja, todos os sites de negócios, sites que ganham dinheiro online, sites pessoais, blogs, portfólios e quase qualquer outro site que tenha uma função relacionada a essas.

Por outro lado, o .net nas URLs representa “rede”. É recomendado e adequado para provedores de serviços de internet, serviços de e-mail e de rede.

Registro de Domínio

Consulte, registre ou transfira domínios. Registro de domínio barato.

Saiba Mais

Quando você deve escolher um nome de domínio .com?

A extensão de domínio .com se tornou sinônimo da internet. Mais de 46% de todos os nomes de domínio registrados em todo o mundo são domínios .com.

A principal razão disso é que essa extensão é a mais fácil para os usuários lembrarem se comparado com qualquer outra. Devido à popularidade dos nomes de domínio .com, eles também são mais fáceis de identificar, promover e ajudar você a expandir o seu negócio.

Se você busca desenvolver qualquer tipo de site comercial, procure utilizar sempre uma extensão de domínio .com. Assim, ele te dá um endereço simples e fácil de lembrar e faz com que seu site pareça mais profissional e “objetivo”.

Quando você deve escolher um nome de domínio .net

A extensão de domínio .net é voltada para o uso de fornecedores de internet, redes, hospedagens de sites/bancos de dados/e-mail, ou algum outro serviço relacionado.

Você pode fazer o uso de um nome de domínio .net se for adequado à sua marca. No entanto, você precisará de algum conhecimento e planejamento de marketing diferente para fazê-lo.

Um exemplo dessa prática é o Behance.net. Ele é uma comunidade de designs online que usa uma extensão de domínio .net para seu site.

A ideia do site é justamente ser uma rede de artistas, designers e empresas que buscam talentos, por isso o uso do domínio .net é bem justificado.

Quase 4% de todos os domínios registrados na internet utilizam a extensão de domínio .net.

Os registradores de nomes de domínios começaram a apresentar o .net e outras extensões de domínios como alternativas ao .com. Isso acaba dando a impressão de que a extensão é mais utilizada do que realmente é.

Qual é o melhor para SEO?

Se você está com essa dúvida entre net e com, então preciso te dizer que nenhum deles vai afetar o seu SEO.

Os mecanismos de pesquisa tratarão as duas extensões de domínio da mesma forma. Você precisará se concentrar apenas nas práticas recomendadas de SEO e criar um conteúdo que colabore e te ajude a se posicionar melhor nas ferramentas de pesquisa.

A parte que realmente influencia está no nome de seu domínio e não a extensão dele. Em uma comparação, “isaserviçosdelimpeza.com” provavelmente terá uma classificação melhor do que “isaserviços.net”, pois no primeiro exemplo existe a palavra-chave “limpeza” que é mais propensa a ser pesquisada.

Como comprar um nome de domínio?

Se você quiser fazer um site, então você também precisa de uma hospedagem de sites.

Procure uma hospedagem de sites que seja otimizada e esteja preparada para suportar todo o seu ambiente.

Compre o seu domínio. Depois disso é só finalizar a compra e entrar em contato com seu serviço de hospedagem!

Conclusão

É comum ficarmos confusos com algumas opções e características na hora de escolher o domínio de nosso site, afinal não é tão simples decidir que nome carregará sua marca.

Mas alguns detalhes devem receber uma atenção maior, mesmo que pareçam irrelevantes. Esse é o caso das extensões de domínio.

Espero que tenha te ajudado a perceber a diferença entre as extensões .com e .net.

Se ainda estiver com alguma dúvida fique a vontade para comentá-la. Terei o prazer de te responder!

Não deixe de compartilhar esse conteúdo caso conheça alguém que pode fazer um bom uso dele.

Um forte abraço!

twitter-nomade-digital-entenda-o-que-e-e-como-se-tornar-um-hospedagem-de-sites-SECNET
A seguir:

Nômade digital: entenda o que é e como se tornar um

Nômade digital: entenda o que é e como se tornar um