Dicas para o seu negócio bombar nas datas comemorativas

Dicas para o seu negócio bombar nas datas comemorativas

O nosso calendário está repleto de datas comemorativas e cada uma delas é uma oportunidade de vender mais e fidelizar clientes.

No entanto é preciso traçar estratégias para conseguir atrair mais público, suportar o aumento de tráfego e mostrar eficiência em todo o processo de compra. Conseguir dar conta desses três pontos, vai fazer com que os clientes voltem a lembrar do seu e-Commerce em outros momentos também.

Um estudo realizado pela empresa Forrester Research, apontou dados para os próximos 5 anos no e-Commerce. O resultado mostrou que no Brasil, as vendas na internet devem dobrar nesse período.

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Esses dados mostram que o varejo online vai continuar crescendo, e um dos principais pontos para isso é a possibilidade de comparar preços rapidamente.

Black Friday, Natal, Dia das Mães… São datas com grande apelo comercial, em que as pessoas naturalmente desejam comprar. Para se destacar, é preciso ir além do básico, oferecer preços realmente atrativos e um atendimento impecável. Dessa forma é possível criar uma reputação que irá além das datas comemorativas.

Continue lendo esse artigo para receber dicas que vão te ajudar a bombar o seu negócio em qualquer época do ano.

Quando celebrar (e vender mais)

Estamos às vésperas da Black Friday, data que é apontada como a de maior movimentação no comércio eletrônico no país, o que você está fazendo para se preparar?

Uma dica é fazer um calendário com as datas que tenham mais a ver com o seu negócio e traçar estratégias para cada uma delas. As de maior impacto como Natal e Dia dos Pais devem ser muito trabalhadas, com ações de grande alcance, campanhas que comecem com antecedência e descontos interessantes.

Intensifique também as campanhas de datas como o Dia das Crianças, por exemplo. Use a criatividade para se destacar no mercado nas datas pouco conhecidas, mas que sejam importantes para o seu público-alvo. Por exemplo, se o público é Nerd ou Geek, experimente fazer algumas ações no Dia da Toalha, celebrado em 25 de março.

Quando você aproveita as datas comemorativas que não são tão conhecidas, está colocando em prática a estratégia do Oceano Azul, em que tira vantagem da pouca competitividade de mercados inexplorados para se destacar.

Mas para isso é preciso conhecer o seu público-alvo. Só assim é possível saber tanto as estratégias de Marketing que melhor funcionam, quanto as celebrações que mais vão gerar engajamento. Só não exagere, não saia por aí comemorando tudo todos os dias, para não saturar seus clientes.

Existe receita para vender mais?

Dicas para o seu negócio bombar nas datas comemorativas - parte 1

Como eu já disse, conhecer o seu público é essencial. Essa particularidade será o tempero da sua receita. Mas os outros ingredientes também são importantes.

Remarketing

Se você ainda não faz campanhas de remarketing, precisa começar o quanto antes, pois ele aumenta consideravelmente as suas vendas e ainda te ajuda a economizar.

A economia vem do fato de que é mais fácil convencer alguém que entrou no seu site e demonstrou interesse por alguns dos seus produtos, do que alguém que ainda não te conhece.

O remarketing dará uma segunda chance para o visitante fazer a compra ou descobrir produtos relacionados aos que ele já adquiriu. Por isso é importante que você faça uma ótima segmentação, para ser o mais assertivo possível. Experimente criar uma página ou categoria específica para o período de promoções.

Um fator determinante é o tempo. O remarketing é uma estratégia que vai te ajudar durante todo o ano, mas quanto às datas comemorativas, é preciso começar com certa antecedência. As promoções antecipadas para aquecer o mercado também são um ótimo chamariz.

Redes Sociais

Se você sabe que seu público está nas redes sociais, porque não usá-las a seu favor? 75% das marcas presentes no Facebook já fazem anúncios.

Se a sua empresa não faz parte desses 75%, eu vou apontar algumas vantagens que você está perdendo.

Credibilidade e identificação do público são algumas delas. Quando alguém passa a seguir a Fan Page da sua empresa, essa pessoa está dizendo a você que gosta do seu conteúdo e dos seus produtos. Fazer uma compra é então um caminho natural, você só precisa acertar a estratégia.

A segmentação dos anúncios no Facebook consegue ser bem precisa e traz grandes possibilidades. Aqui é o lugar para atingir novos clientes e você pode chegar a pessoas com perfil semelhante ao de quem já atingiu. Também dá para delimitar onde os anúncios serão exibidos e em que horários.

Aproveite ainda para fazer testes, veja quais publicações mais chamam a atenção e geram engajamento. Em épocas comemorativas, dê preferência para esse tipo de conteúdo e intensifique os anúncios. Dessa forma, mais pessoas vão conhecer a sua marca e tê-la como uma referência para as compras.

Se você quer começar suas campanhas, o artigo Como criar anúncios no Facebook vai te ajudar.

O Instagram também é uma rede que vem apresentando considerável crescimento. Por ser uma rede mais visual aproveite para fazer muitas fotos. Incentive os seus clientes a se fotografarem usando os produtos e publicarem com alguma hastag própria.

Além disso, as datas comemorativas mais conhecidas têm hastags populares, use e abuse delas para evidenciar suas publicações e exibi-las para o máximo possível de pessoas.

Antes de fazer a primeira compra é comum que as pessoas façam pesquisas sobre as lojas virtuais, aí está a importância de ter uma Fan Page bem estruturada com publicações frequentes, que servirá de prova social.

Arte gráfica

Dependendo da plataforma de e-Commerce que você usa, pode personalizar cores e destacar categorias de acordo com a data comemorativa. Caso a plataforma não permita muitas personalizações, crie banners interessantes, anunciando os principais produtos e destacando os maiores descontos.

Observe as grandes empresas, elas criam categorias com porcentagens de descontos ou faixas de valores. Os banners podem atrair facilmente os clientes para essas páginas específicas. Se houver o lançamento de algum produto próximo a uma data comemorativa, aproveite para fazer um infográfico, explicando todos os aspectos dele e envie por e-mail, publique também nas redes sociais.

Capriche na página do produto, ela deve ter uma ótima descrição e fotos em alta resolução de vários ângulos. Mas não esqueça de otimizar as imagens, pois elas são um dos itens que mais pesam no carregamento da página e devido aos muitos acessos, seu site pode ficar muito lento.

Carrinho Abandonado

De acordo com um estudo da Magento, 27% das pessoas que fazem uma compra em algum feriado, fazem uma segunda compra. Então conseguir conquistar novos clientes é muito importante.

Avalie os dados de carrinho abandonado e identifique os motivos da desistência. Pode ser:

– Alto valor de frete;
– Site sem SSL;
– Check-out demorado;
– Método de pagamento favorito não está disponível;
– Transação negada pelo banco;

Com esses dados trace estratégias para corrigir essas falhas e então conseguir converter o abandonado. Assim será mais fácil acertar nas promoções. Experimente oferecer frete grátis, brindes, maior número de parcelas. Enfim, as possibilidades são muitas.

Fidelizar clientes

As datas comemorativas trazem um mais visitas para a loja, mas conquistar os visitantes é outra coisa. De modo geral, os preços da internet são bem competitivos, então é preciso ir além, pois os clientes querem segurança e qualidade.

Um atendimento humanizado pode fazer a diferença e garantir a compra, mesmo que o seu preço esteja um pouco acima da concorrência. Ofereça formas de o cliente entrar em contato e quando ele fizer isso, seja cordial, prestativo e eficiente. Um exemplo de ótimo atendimento é a Netflix.

Uma experiência de compra só é satisfatória quando o cliente consegue navegar rapidamente pelo site. Então todo o processo deve ser eficiente. As categorias precisam estar bem definidas, a ferramenta de busca deve ser funcional e o check-out rápido.

Esses detalhes vão fazer a diferença quando a loja estiver com muitos acessos simultâneos. Os clientes conseguirão escolher seus produtos e finalizar a compra rapidamente.

Como eu já mencionei, as datas comemorativas são uma oportunidade de atrair público, mas seu site precisa estar preparado para esse aumento de tráfego. Certifique-se de que está usando uma hospedagem otimizada para a plataforma do seu e-Commerce.

Essa deve ser uma das suas principais preocupações, pois se o cliente não conseguir acessar o site ou se a navegação for lenta, é possível que ele desista da compra e não queira repetir a experiência.

Nós, brasileiros, temos a péssima mania de deixar tudo para a última hora. O cliente pode deixar para comprar o presente de Dia das Mãe, na segunda-feira que antecede a data. Se você conseguir solucionar quebra-cabeças como esse, com certeza terá um grande público, fiel e ativo.

Nessas horas, a maior preocupação é mais com o prazo de entrega do que com valores. Mas pense em oferecer Sedex grátis a partir de determinado valor, ou veja parcerias com transportadoras, para ter um preço razoável no frete e agilidade na entrega.

Ofereça também a possibilidade de enviar o produto já embrulhado em papel de presente. Pense em criar uma embalagem comemorativa e um cartão, para que o cliente apenas assine ou escreva uma dedicatória. Esses mimos são um diferencial importante, que cativam o cliente.

Estoque

Prepara o seu estoque. De acordo com os dados de vendas anteriores, verifique quais os produtos tem bastante procura, ou quais estão esquecidos no seu depósito e que podem ser oferecidos com um bom desconto.

De uma atenção especial ao seu produto estrela. Converse com seu fornecedor e adquira um bom lote, negocie também algum tipo de desconto ou vantagem que você possa repassar para o cliente. Como a procura será grande, é importante se prevenir para que não faltenada.

Como pode ser caro gerar estoque de uma hora para outra, planeje-se e vá adquirindo produtos com uma certa antecedência. Essa estratégia pode até garantir preços melhores e vantagem sobre a concorrência já que você pode fazer algumas promoções antecipadas para aquecer o mercado.

Levante dados

Mensurar os resultados das campanhas não é importante apenas para ver de qual foi o lucro, mas sim para identificar o que funcionou e o que precisa ser corrigido. Veja dados de acesso no site, do carrinho abandonado, feedback sobre o atendimento, produtos mais vendidos.

Estude cada dado. Trace estratégias para correção dos problemas, estabeleça metas, intensifique o que funcionou e já comece os preparativos para a próxima data comemorativa!

Algumas datas comemorativas para você aproveitar

Dicas para o seu negócio bombar nas datas comemorativas - parte 2

Dia do Consumidor

O dia 15 de março é reconhecido pela ONU como o Dia Mundial do Consumidor. A data foi instituída como um dia de promoções no Brasil em 2014, pelo Buscapé, como uma tentativa de aquecer o mercado em um período de baixa nas vendas e como uma homenagem aos clientes.

Ocorre sempre na primeira quarta-feira depois do dia 15 e promete promoções e descontos expressivos. Em 2016, o faturamento foi de R$ 224 milhões, o que representou um aumento de 12% em relação a 2015.

Esta é uma ótima oportunidade de criar campanhas de remarketing oferecendo para os clientes produtos que eles já demonstraram interesse.

Dia do Frete Grátis

O próprio nome já revela o objetivo dessa data, celebrada na última sexta-feira do mês de abril. O evento se popularizou no país em 2012 e se inspira no Free Shipping Day, evento do e-Commerce americano. Durante 24h os clientes podem comprar a vontade, livres do tão temido frete.

Aproveite para buscar os clientes que apontaram o valor do frete como motivo para abandono do carrinho.

Dia das Mães e Dia dos Pais

O Dia das Mães e o Dia dos Pais, são celebrados no segundo domingo de maio e segundo domingo de agosto, respectivamente. São datas de compras antecipadas, e por isso, começam a contabilizar as vendas 15 dias antes. Em 2016 as vendas para o dia das mães teve aumento de 8%, com um faturamento de R$ 1,62 bilhões.

Redobre a atenção para conseguir cumprir os prazos para entrega. Capriche também na embalagem ou envie junto um mimo, já que estas datas são bem emotivas.

Dia dos Namorados

O dia dos namorados, celebrado no dia 12 de julho, movimentou R$ 1,65 bilhões neste ano (2016). Movimenta vários setores, então invita na divulgação dos produtos que mais tenham a ver com a data. Pense na possibilidade de criar combos “para ele e para ela”.

Também fique muito atento aos prazos de entrega. Comece as campanhas com bastante antecedência e ofereça incentivos para as compras antecipadas.

Dia das Crianças

Outra data que requer atenção aos prazos de entrega. Também invista em estratégias que incentivem a compra antecipada. Em 2016 o Dia das Crianças, apresentou 22,2% a mais de vendas do que em 2015.

As crianças conseguem ser bem persuasivas e querem sempre novidades. Já os pais estão preocupados com preço, durabilidade e segurança. Então fique atento para ter itens no seu estoque que atendam essas exigências.

Black Friday

A Black Friday é apontada como a maior data comemorativa para o e-Commerce. Em 2015 gerou um faturamento de R$ 1,64 bilhões, com um aumento de 38% com relação ao ano anterior.

Acontece sempre na última sexta-feira de novembro e este ano está marcada para o dia 25, com uma expectativa de faturamento de cerca de R$2,1 bilhões, de acordo com o E-bit.

Ofereça ótimos descontos e garanta que o seu site tem estrutura para suportar o aumento nos acessos. Durante as 24h de compras, nem você nem o cliente querem que o site fique lento ou caia.

Cyber Monday

A Cyber Monday é uma liquidação que acontece exclusivamente online e que faz sucesso no país. Acontece sempre na segunda-feira depois da Black Friday.

Os descontos são estendidos para que os clientes possam antecipar algumas compras de Natal. Em 2015, gerou um faturamento de R$ 294 milhões, um aumento de 56% com relação a 2014.

No dia seguinte a Black Friday comece a anunciar que vem mais promoção por aí. Foque nos clientes que não finalizaram as compras, entenda o motivo e ofereça soluções, como mais desconto, frete grátis ou outro formato de pagamento.

Boxing Day

O Boxing Day foi trazido para o Brasil em 2011 e ocorre no dia 26 de dezembro. Sim. Um dia depois do Natal. É uma forma de queimar o estoque do fim de ano. Aqui no país faz bastante sucesso no segmento de eletrônicos.

Natal

A lista de presentes para o Natal costuma ser grande! Por isso é disparada a data com maior faturamento. Em 2015 foram R$ 7,40 bilhões.

Aqui invista em anúncios dos mais variados produtos e foque nas estratégias que melhor funcionaram ao longo do ano. Ofereça formatos diferenciados de pagamentos, pense em combos, descontos, frete grátis a partir de determinado valor.

Embalagens temáticas serão um bom diferencial e uma mudança no layout da loja pode conquistar alguns clientes. Em resumo, para o seu negócio bombar nas datas comemorativas é preciso que todas as etapas estejam funcionando muito bem. Aproveite o maior volume de compras para mostrar eficiência. Os clientes buscam isso no seu processo de compras e quando encontram, dificilmente vão embora sem levar nada.

Invista sempre em estratégias de marketing, ofereça para seu público-alvo o que eles querem em um site rápido e com atendimento humanizado.

Espero que essas dicas possam te ajudar a vender mais, durante o ano todo! Ajude mais pessoas a descobrirem essas incríveis dicas compartilhando esse conteúdo.

Se ainda tem alguma dúvida ou quer me contar suas experiências de vendas nas datas comemorativas, deixe seu comentário, será um prazer conversar com você a respeito disso.

Te desejo ótimas vendas! Um grande abraço e até a próxima.

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