Cores: Qual a importância do seu uso no marketing

Cores: Qual a importância do seu uso no marketing

Alguma vez você já parou pra pensar como as cores influenciam sua vida?

Pode parecer estranho mas elas nos transmitem sim sensações diferentes durante o cotidiano. Algumas passam uma sensação de confiança, outras de otimismo e algumas até mesmo de fome. Isso é o que chamamos de psicologia das cores.

Mas por que isso acontece? Você sabia que as empresas utilizam isso o tempo todo? E como você pode usar essa influência a seu favor?

Acompanhe comigo esse artigo para saber a resposta para essas e outras perguntas.

Psicologia e as Cores

Afinal, qual o motivo de termos essas sensações quando vemos cada uma dessas cores?

Segundo Oliver Sacks “a visão colorida, na vida real, é parte integrante da nossa experiência total; está ligada a nossas categorizações e valores.” Sendo assim, as sensações e emoções que sentimos ao olhar para diferentes cores estão diretamente ligadas a tudo o que já vivemos, passamos e aprendemos.

Você já percebeu, por exemplo que as empresas de fast-food tem um esquema de cores semelhante? Sempre com muito amarelo ou vermelho.

Essas cores são especialmente selecionadas pois nos transmitem em nosso subconsciente uma sensação de fome, nos deixam com vontade de comer.

Além disso, cores nos transmitem sensações como confiança e paz. Vamos ver algumas delas.

Verde

Logomarcas verdes

O verde se refere ao crescimento ou a saúde. É usado por empresas como a Land Rover ou o energético Monster.

Além de ter mais de 100 tonalidades, o verde opaco representa o dinheiro, a economia e a burguesia.

A cor ainda pode ser relacionada à verdades ou coisas que estão corretas.

Vermelho

Logomarcas vermelhas

O vermelho representa a excitação ou ousadia. É utilizado nas logos de empresas como a Coca-Cola ou a Nintendo.

Em certas situações, é geralmente a primeira cor que percebemos, por isso é muitas vezes usada no marketing para atrair a atenção.

O vermelho aumenta os batimentos cardíacos e cria uma necessidade de urgência, sendo usado para estimular o apetite em conjunto com o amarelo e favorecer as compras por impulso.

Amarelo

Logomarcas amarelas

O amarelo demonstra otimismo ou calor. Empresas como o Mcdonald’s ou a Chevrolet fazem uso da coloração em suas marcas.

Ela é uma cor extremamente chamativa. Dessa forma, chega a ser cansativa se usada em excesso.

Como citei anteriormente, é muito utilizada com o vermelho por redes do setor alimentício, uma vez que a combinação das duas transmitem uma “sensação de fome”.

Azul Logomarcas Azul

 

O azul é usado para transmitir confiança e segurança. É utilizado em marcas como a Volkswagen ou o Facebook.

É a cor mais fria, possuindo 111 tonalidades no total. Além disso é uma cor primária que demonstra harmonia e fidelidade.

Não é recomendado para restaurantes, por exemplo, já que o azul reduz o apetite.

Laranja

Logomarcas laranja

O laranja emite uma sensação de amizade e confiança. Marcas como Fanta e Amazon têm suas logos “vestidas” em laranja.

É uma cor que está associada ao entusiasmo de fazer compras. Assim, é muito utilizada no mundo da publicidade para incentivar o sub-consciente.

Outra curiosidade sobre a cor é que ela também pode nos transmitir sensações de sabor.

Violeta

Logomarcas violeta

A cor Violeta é utilizada para representar a imaginação e a sabedoria. A Vivo e o Yahoo têm suas logos e sites cobertos dessa cor.

Proporciona calma, sendo uma cor associada com o feminino e com a magia.

Possui mais de 41 tonalidades e no marketing é usado constantemente em produtos de beleza e antienvelhecimento.

Cinza

Logomarcas cinza

O cinza representa o balanço e o neutro. Logos de marcas como Hyundai ou Apple utilizam o cinza em seu design.

Costuma ser utilizado para indicar profissionalismo, responsabilidade e conhecimento. No mercado da tecnologia, traz a sensação de produtos inovadores e científicos.

O cinza ainda auxilia no destaque de outras cores e elementos, uma vez que é basicamente uma mistura entre o branco e o preto.

Como utilizar

Depois de ver todas estas cores e suas respectivas “funções” aposto que deve estar ansioso para colocar em prática, certo?

Mas então, como fazer?

Bem, vou te ajudar com alguns exemplos:

Saturação

Cuidado com a saturação das cores que utiliza em layouts ou até mesmo gráficos.

Na natureza, as cores com uma saturação alta geralmente indicam ameaças e pelo processo evolutivo ainda estamos “programados” para prestar atenção nelas.

Se um painel estiver com muitas cores saturadas, tudo é uma “ameaça”. Então os usuários vão acabar se sentindo sobrecarregados por não saber para o que olhar primeiro. Além disso, cores extremamente saturadas acabam cansando a visão, fazendo com que seu ambiente possa ser evitado pelos visitantes.

Utilize ferramentas como o Flat UI Colors ou o Coolors para ter cores com uma saturação mais variada e agradável.

“Padrão” de cor

Digamos que você esteja desenvolvendo alguns gráficos sobre regiões no mundo. Se você usar a cor verde para representar o Canadá, então nos outros gráficos deverá sempre utilizar o mesmo padrão: Canadá representado pela cor verde.

A consistência é muito importante. Isso reduz o esforço mental que os usuários precisam fazer para entender o que estão vendo.

Fidelidade às cores do semáforo

Cores do semáforo

No nosso cotidiano, podemos perceber um padrão de uso das cores vermelho e verde nas ruas. Onde o verde simboliza o “bom” ou o “ir” do semáforo e o vermelho simboliza o “ruim” ou o “parar”.

No uso dessas colorações evite:

  • Inconsistência: Se as cores verde e vermelho simbolizam “bom” e “ruim” em um gráfico eles não podem ser usados para simbolizar qualquer outra coisa em outro gráfico. Por exemplo: Se o vermelho estiver representando “ruim” em algum gráfico e “Região Norte” em outro poderá ser entendido que a região Norte é ruim.
  • Cuide com o uso excessivo: Se acabar usando essas cores muitas vezes em seu layout você poderá ter um efeito de “árvore natalina”.

Aplicação no Marketing

Como então você deve aplicar isso no marketing de sua loja, seu blog ou no seu ambiente em geral?

É extremamente importante o conhecimento dessa técnica, seja você um dono de uma loja ou um web designer, pois com ela é possível aumentar a taxa de conversão de qualquer site..

A regra 60-30-10 das cores

Essa regra indica o “formato ideal” que as cores devem ocupar em seu projeto.

Selecione três cores que queira usar e faça o seguinte:

  • A cor primária deve cobrir cerca de 60% do espaço total e abranger o tema principal do projeto.
  • Use 30% do espaço com cor secundária para criar algum contraste.
  • Por fim, faça uso dos 10 por cento do espaço para fornecer o toque final de elegância com detalhes, sombras, etc.

Dicas para a Taxa de Conversão

Aqui vão algumas dicas que lhe ajudarão a melhorar a sua taxa de conversão:

  • Use cores com base no gênero – Se você tem como alvo um gênero específico fique atento às cores que vai definir seu site e os produtos. Estudos mostraram que as mulheres geralmente gostam de core azuis, roxas e verdes, enquanto os homens preferem azul, verde e preto.Cores preferidas por gênero
  • Use cor azul para criar confiança – Assim como disse antes, o azul é associado com confiança, além de paz e lealdade. É por isso que é uma das cores mais utilizadas entre as empresas. A maior rede social do Facebook usa o azul e o Twitter também. Mesmo o PayPal cujo todo o seu negócio funciona em torno de confiança e segurança usa o azul como uma cor primária.
  • Evite apenas usar preto e branco – Preto e branco é uma combinação de cores que não é “gravável”. Portanto, se um site apenas tiver texto preto na página branca, provavelmente os leitores não se lembrarão por muito tempo.
  • Crie CTAs com cores mais vibrantes – As cores de conversão mais altas correspondem a Vermelho, Verde, Laranja e Amarelo e cores mais escuras como Black, Dark grey e Brown têm taxa de conversão muito baixa. O maior varejista do mundo, “Amazon” usa uma cor amarela chamativa no botão “adicionar ao carrinho”.

E segundo Paulo R. Seemann, especialista em UX:

Cada caso é um caso. Existem grandes lojas como a Zara que usam o preto e o branco no layout da sua página. A melhor opção é fazer testes e descobrir qual trará melhores resultados em seu site.

Conclusão

Para o desenvolvimento de qualquer coisa, seja uma tabela para um slide, o desenvolvimento de uma logo ou um layout para seu site, você precisa ficar atento ao uso que fará das cores, afinal como pôde ver, elas influenciam na maneira que a pessoa vai vê-la.

Espero que tenha gostado do conteúdo e que ele possa ter lhe ajudado de alguma forma.

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Forte Abraço.

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