Configurar Certificado SSL OpenCart

Configurar Certificado SSL no OpenCart

Atualmente (15/06/2016), estima-se que 8 a cada 10 pessoas estão conectadas através do computador, Tablet ou Smartphone. Essa evolução tecnológica deu início a criação de muitas lojas virtuais, visto que os donos de estabelecimentos viram a grande massa conectada por esses dispositivos.

Porém, montar uma loja virtual segura e conhecida não é tão simples assim, afinal, um dos pontos mais atrativos que o seu comércio eletrônico pode e deve exibir aos seus visitantes é a segurança dos seus dados, isso consiste em ter um Certificado SSL.

O objetivo do Certificado SSL é simples: manter as informações trocadas entre o visitante e o servidor seguras, inserindo um cadeado verde ao lado do URL da página. Fora isso, você ainda recebe posições melhores nos motores de busca pois estão dando prioridades para sites que possuem segurança na troca de informações entre o visitante e o servidor.

Se a sua loja virtual é baseada na plataforma OpenCart e você já fez a instalação do Certificado SSL, porém reparou que as páginas não estão abrindo automaticamente com HTTPS, apenas quando você mesmo coloca o protocolo antes do URL, isso acontece porque ainda é preciso configurar seu site para usar sempre a conexão HTTPS.

Veja como configurar Certificado SSL no OpenCart corretamente para usar uma conexão segura com esse passo a passo que preparei com muito carinho para você.

Lembre-se de fazer um backup completo do site antes de começar a substituir os URL’s, assim você estará seguro caso aconteça alguma coisa. Caso você tenha alguma dúvida de como configurar Certificado SSL no OpenCart, solicite a ajuda do seu desenvolvedor. 

Configurar Certificado SSL no OpenCart

Primeiro você precisa acessar o painel administrativo do OpenCart (Backend), caso você não tenha conhecimento de como acessá-lo, contate o responsável pelo desenvolvimento da sua loja.

1. Agora que já acessou o painel administrativo, verá no menu a opção “Configurações”, selecione e em seguida clique sobre a opção “Lojas”.

Configurar Certificado SSL no OpenCart passo 1

2. Na próxima tela será listado todos os domínios (lojas) adicionados. Selecione a loja desejada e no canto direito da tela, clique no ícone azul (editar).

Configurar Certificado SSL no OpenCart passo 2

3. Agora encontre a opção “Servidor”, depois selecione “Ativar SSL = Sim” e clique no ícone azul no canto superior direito (salvar).

Configurar Certificado SSL no OpenCart passo 3

4. Nesta sessão você verá as seguintes opções, conforme exibido na imagem acima:

  • 1 – Aba Servidor: Clique nesta aba;
  • 2 – Ativar SSL ?:Marque esta opção como “SIM”. Essa opção faz com que o OpenCart carregue as páginas que necessitam de mais segurança sempre com HTTPS, locais onde há informações do cliente;
  • 3 – Salvar: Clique no ícone azul no canto superior direito (salvar), desta forma todas as configurações entram em vigor.

5. Edite o arquivo config.php, e localize a seguinte linha:

define(‘HTTPS_SERVER’, ‘http://www.seudominio.com.br/’);

Modifique apenas o HTTP para HTTPS, conforme o exemplo abaixo:

define(‘HTTPS_SERVER’, ‘https://www.seudominio.com.br/’);

Configurar Certificado SSL no OpenCart passo 4

Esse tipo de configuração que você viu aqui faz com que as páginas mais importantes do site sejam abertas através do protocolo HTTPS, porém você também pode configurar o HTTPS em todas as páginas se quiser, veja como você pode fazer isso.

Configurar Certificado SSL no OpenCart em todas as páginas do site

1. Após o 5º passo, basta você editar o arquivo /admin/config.php e realizar a seguinte alteração:

define(‘HTTP_CATALOG’, ‘http://www.seudominio.com.br/admin/’);
define(‘HTTP_SERVER’, ‘http://www.seudominio.com.br/’);

Modifique apenas o HTTP para HTTPS, conforme o exemplo abaixo:

define(‘HTTP_CATALOG’, ‘https://www.seudominio.com.br/admin/’);
define(‘HTTP_SERVER’, ‘https://www.seudominio.com.br/’);

Configurar HTTPS no OpenCart passo 5

Pronto! Todas as suas páginas estão utilizando o Certificado SSL.

Quer saber mais sobre os Certificados SSL ? Clique Aqui.

Já tem uma loja virtual e não encontrou a hospedagem certa para você ? Deixe a SECNET acelerar seu site e fazer com que você venda mais. Clique aqui e saiba como.

Se você gostou deste conteúdo, peço que ajude mais pessoas a configurar um Certificado SSL no OpenCart, compartilhando este artigo com seus amigos.

Quer saber mais coisas sobre OpenCart? Acesse a categoria e-Commerce do Blog.

Caso tenha alguma dúvida sobre o assunto, por favor deixe seu comentário que terei o prazer de conversar com você a respeito.

BACK


21 DICAS DE OURO PARA TURBINAR
SEU SITE

Dicas de especialistas para
aumentar a taxa de conversão.

WordPress Video Lightbox Plugin