Como marcas podem ampliar suas vendas utilizando um blog - SECNET

Como marcas podem ampliar suas vendas utilizando um blog

O pessoal da Rock Content está de volta! Dessa vez para nos mostrar como um blog pode ampliar as vendas de sua marca. Confira!

Vender mais é um objetivo comum em todo e qualquer negócio. Independente do nicho de mercado em que você atua ou do tipo de venda que faz, fechar mais vendas certamente está nos seus planos.

Mas o que você tem feito para atingir esse objetivo?

Só quem já passou por um mês difícil e precisou criar um plano de ação na última semana para tentar salvar a meta sabe como a possibilidade de fechar no vermelho é assustadora.

E, se você se reconheceu nessa situação ou já está no vermelho, é sinal que chegou a hora de pensar em uma estratégia que funcione a longo prazo!

Afinal, você quer crescer de maneira saudável, sem passar sufoco todo mês, certo?

Se o seu objetivo comercial é conseguir previsibilidade de receita, o primeiro passo é criar um blog.

Não é a toa que blogs são um dos principais canais do Marketing de Conteúdo. Além de serem um investimento seguro e relativamente barato, blogs são verdadeiras máquinas de gerar oportunidades de negócio, já que ajudam na atração e qualificação de novos clientes.

Está na dúvida se criar um blog é realmente o passo certo para vender mais? Nesse post, eu vou te contar como um blog pode ser uma poderosa ferramenta de vendas para a sua marca!

1 – Um blog faz você aparecer no Google

Que investir em Marketing Digital é fundamental nos dias de hoje, não é nenhuma novidade. Quem não aparece na internet, praticamente não existe para os consumidores.

Por isso, o desafio agora é de alcance. Você precisa ter mais visibilidade do que seus concorrentes.

Um blog coloca você no holofote dos mecanismos de busca. Postando conteúdo com regularidade, você aumenta suas chances de aparecer na primeira página do Google, que recebe mais de 70% do tráfego de buscas.

Quer provas de que blogs funcionam? Em seu relatório de 2017, a Content Trends, principal pesquisa sobre Marketing de Conteúdo no Brasil, mostrou que empresas que têm uma estratégia de conteúdo conseguem 2,2 vezes mais visitas. E você sabe: mais visitas geram mais leads que geram mais vendas.

Ou seja, se você ainda não tem um blog, você está desperdiçando um canal com ótimo potencial de atração de novos clientes!

E pode ter certeza: enquanto você ainda está se perguntando se criar um blog realmente é uma boa, algum concorrente já está produzindo conteúdo e chamando a atenção do seu cliente.

Mas você ainda pode entrar nessa corrida e até assumir a liderança! 😉

2 – Um blog atrai as pessoas certas para o seu site, e de forma permanente

Ok, um blog vai fazer você aparecer no Google e gerar tráfego para o seu site. Mas você não precisa de qualquer tráfego, não é mesmo? Você quer o tráfego certo, de pessoas que realmente têm perfil para se tornarem clientes.

Segmentar esse tráfego é simples: basta atualizar o seu blog com conteúdo relevante, desenvolvido especialmente para a sua persona. Assim, quando ela procurar no Google um produto ou serviço como o seu, cairá direto no seu site.

E mais, uma vez que esse conteúdo está online, você tem uma fonte permanente de oportunidades de negócio!

Mesmo se deixar de fazer anúncios, não mobilizar os vendedores e até mesmo se parar de postar no blog, aquele conteúdo continuará ali, atraindo potenciais clientes para o seu site.

3 – Um blog melhora a percepção da sua marca diante do público

Lidando com vendas, você certamente já ouviu a frase “as pessoas não compram o produto, elas compram a experiência”. Isso não significa que seu produto não importa, apenas que ele não é o bastante para satisfazer seus clientes.

Quer saber como conseguir clientes satisfeitos e melhorar a percepção da sua marca? Resolva os problemas deles!

E nem precisa conversar com cada um deles para isso. Basta produzir conteúdo que ajude seus clientes na resolução desses problemas e postar no seu blog. Os próprios clientes vão encontrá-lo!

Se você está em um mercado competitivo como o de moda ou petshops, um blog pode ser sua principal arma para se destacar em meio à concorrência. Enquanto as outras marcas apresentam apenas um catálogo de produtos, você pode dar dicas para o cliente usar determinada peça de roupa no dia a dia, ou para treinar seu cachorro em casa.

Afinal, o que você acha que os clientes vão preferir: comprar de um site que oferece uma venda ou de um site que oferece a solução dos problemas deles?

4 – Um blog educa o mercado a respeito da sua solução

Quando a Rock Content surgiu, ninguém no mercado brasileiro sabia o que era Marketing de Conteúdo quanto mais para que ele servia. Agora imagine vender um produto que ninguém conhece para pessoas que nem sabem se precisam dele ou como ele funciona.

Não era nada fácil, mas nós fizemos! E tudo por meio da produção de conteúdo, postando regularmente em nosso blog.

Primeiro explicamos o que é Marketing Digital, Marketing de Conteúdo e qual a importância de pensar essas estratégias para o seu negócio. Depois ajudamos a nossa persona a resolver problemas do dia a dia, como escrever bons posts. Por fim, oferecemos nossa ajuda de especialistas, para fazer a sua estratégia bombar!

Mas esse é apenas um entre muitos exemplos de como um blog pode ajudar você a educar o mercado sobre a sua solução.

Afinal, existem várias pessoas que podem tirar muito proveito do seu produto, mas não têm a menor ideia disso. Da mesma forma, existem pessoas que conhecem seu produto, mas não têm certeza de que é adequado para elas.

Os dois casos acima são facilmente solucionados com um blog post. No primeiro, você pode ajudá-las a identificar e entender os próprios problemas, até finalmente recomendar seu produto como solução.

Já no segundo você apresenta as possibilidades que o seu produto oferece, explicando quem poderá tirar proveito dele e quem não.

Ou seja: mais uma vez, você resolve os problemas dos visitantes e melhora a percepção da sua marca no mercado!

5 – Um blog cobre toda a jornada de compra dos seus clientes

Para aumentar vendas, é fundamental conhecer o processo de compra de seus clientes de cabo a rabo. Você precisa saber como ele checa a seu site, o que o leva a comprar, quais fatores ele pesa na hora de decidir pelo produto, entre outras questões.

Um blog te possibilita trilhar toda a jornada de compra do seu cliente, conhecendo todo o caminho a fundo e oferecendo conteúdo relevante em todas as etapas do funil.

Na etapa de aprendizagem e descoberta, quando eles ainda não te conhecem e nunca ouviram falar da sua marca, o blog atrai visitantes e entrega conteúdo de valor, causando uma boa primeira impressão.

Na etapa de consideração da solução, quando eles já conhecem sua marca, mas ainda não sabem se precisam do seu produto, o blog apresenta todas as possibilidades que seu serviço oferece e ensina como utilizá-lo no dia a dia.

Por fim, na etapa de decisão de compra, quando eles já sabem que querem aquele produto, mas não tem certeza se deve comprar de você, o blog mostra histórias de sucesso de quem já comprou e recomenda.

E mais ainda: no pós-venda, o blog mostra novas possibilidades de uso e produtos complementares, fazendo o cliente continuar engajado com a sua marca.

Assim, você trabalha o convencimento em todas as etapas e garante que seu blog pode pegar visitantes e transformá-los em leads prontos para comprar!

Conclusão

Obviamente, seu blog não vai ser um sucesso da noite para o dia. Como projeto que trará resultados a longo prazo, ele vai te exigir dedicação e planejamento, principalmente quanto ao conteúdo que você irá postar.

Para te ajudar nessa empreitada, aqui vão mais algumas dicas

  • Poste com regularidade – Quanto mais posts você faz, mais tráfego atrai. Além disso, o Google leva isso em conta na hora de ranquear seu site.
  • Mantenha o foco na persona – Não saia atirando para todos os lados. Produza conteúdo apenas para quem realmente precisa do seu produto e pode tirar proveito dele.
  • Crie conteúdo relevante e que soluciona problemas – Não escreva conteúdos tentando vender seu produto a todo custo. Como diz o editor-chefe do blog da Rock, a venda é uma consequência de um bom conteúdo, não a finalidade dele.
  • Faça conteúdos para todas as etapas do funil de vendas Assim você cobre toda a jornada do lead, deitando o caminho pronto para ele trilhar até o fechamento.
  • Otimize seus conteúdos para aparecer nos mecanismos de busca – SEO é o básico para ter uma estratégia eficiente. Estude e aplique.
  • Divulgue seus blog posts nas redes sociais Isso ajuda a gerar tráfego que, por consequência, pode resultar em mais vendas. Hoje é indispensável para as marcas ter uma fan page no Facebook ou um perfil no instagram.

Agora que você já sabe como um blog pode aumentar vendas e como fazer seu blog bombar, é hora de começar sua estratégia!

Quer ajuda para fazer um blog passo a passo, da escolha do domínio até a publicação de conteúdo? Nós te ensinamos tudo nesse conteúdo!

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