Como fazer o seu negócio crescer utilizando um Quiz no Marketing Digital?

Como fazer o seu negócio crescer utilizando um Quiz no Marketing Digital?

Os quizzes são testes simples, com grande chance de viralização e captação de leads que podem alavancar os resultados das suas estratégias! Aprenda como usar um Quiz no Marketing Digital da sua empresa em 7 passos!

As empresas que buscam explorar o desconhecido ao adotar novas estratégias para aumentar o seu faturamento, provavelmente já esbarraram na palavra “Quiz” como sugestão de material rico.

E engana-se quem pensa que os testes são limitados ou superficiais: a variedade de perguntas e assuntos são infinitos e se encaixam em qualquer segmento!

Grandes Criadoras de Conteúdo como o BuzzFeed e a Rock Content, por exemplo, utilizam Quiz no Marketing há algum tempo e hoje desfrutam dos resultados obtidos. Quer dizer, não é muito difícil encontrar algum teste criado por uma dessas organizações sendo compartilhado por aí.

Além de ser uma ótima maneira de conversar com a sua persona, os quizzes costumam responder questões sobre nosso comportamento ou personalidade. E uma boa dose de autoconhecimento é sempre bem vinda, não é mesmo?  

Por isso, se você nunca utilizou um Quiz para aumentar a taxa de conversão de leads, está na hora de aderir este recurso, antes que ele se torne uma grande tendência em Marketing Digital e deixe de ser novidade para o seu público!

4 VANTAGENS DO QUIZ NO MARKETING DIGITAL

CRIAÇÃO DESCOMPLICADA

 

Levando em consideração a criação de outros materiais ricos como e-Books, WhitePapers ou Webinários, produzir um Quiz leva bem menos tempo.

A complexidade das perguntas e respostas são fatores que influenciam nesse período, entretanto, nunca se esqueça do seu objetivo final: ser um quiz para captação de leads simples, que agregue valor à sua audiência e ajude o seu negócio a crescer potencializando seus resultados!

PERSONALIZAÇÃO

 

Seja por meio das cores da sua marca ou através de perguntas que deixam seus clientes confortáveis, os quizzes possibilitam ao máximo a personalização da experiência do usuário.

Use e abuse de imagens ou gifs no design, desde que faça sentido para a sua persona e seja condizente com os valores da sua empresa.

VIRALIZAÇÃO

 

Tornar um conteúdo viral não é tarefa fácil e não é algo que se acontece todos os dias. A boa notícia é que o engajamento de quizzes no marketing é alto! E isso acontece basicamente porque os usuários gostam de compartilhar os seus resultados.

E ao compartilharem um material que você produziu, suas chances de atrair mais visitantes para o seu site aumentam significamente. E o melhor de tudo: de maneira orgânica.

Mas tome cuidado: não é todo tipo de viralização que gera lucros. O quiz no marketing precisa estar alinhado com as metas do seu negócio, ok?

GAMIFICAÇÃO

 

A Gamificação está presente em praticamente todo conteúdo que provoca engajamento!

Utilizando a lógica dos jogos que incentivam ações ou comportamentos, o usuário se sente motivado para finalizar um percurso ou atividade, a fim de ganhar uma recompensa no final. No caso do quiz no marketing, a recompensa é o resultado do teste.

7 PASSOS PARA CRIAR UM QUIZ NO MARKETING DIGITAL

 

Agora que você já sabe sobre a importância dos quizzes, vamos ver como criar um na prática!

1 – ESCOLHA UMA FERRAMENTA

 

Existem muitos softwares bacanas para a criação de quizzes por aí!

O interessante é fazer um teste para ver qual atende melhor suas necessidades. Trocadilhos à parte, recomendamos começar pelo plano gratuito da Try Interact, ferramenta muito popular entre os profissionais de Marketing Digital dos Estados Unidos, por exemplo.

O plano gratuito da Try Interact possibilita a criação de infinitos quizzes, mas não libera a opção de captação de leads. Porém, esse mesmo plano não te impede de embedar seu quiz com uma landing page externa. Bacana, né?

No entanto, se você achou muito complexo criar uma landing page e embedar com um software estrangeiro, mas está afim de colocar um quiz em prática, temos outra dica: use o chatbot!

Apesar de tornarem os contatos em Mleads, os ChatBot são extremamente eficientes para realizarem um quiz entre os curtidores da sua página do Facebook ou Site Responsivo.

E ferramentas como o ManyChat são perfeitas para isso! Olhe esse exemplo de quiz no messenger:

trecho do teste “qual é o seu nível de estresse” feito no messenger, mostrando as opções “raramente, às vezes e sempre” para a pergunta “quando você passar por momentos de pressão, você grita ou se irrita muito?”.
Trecho do teste “Qual é seu nível de estresse?” feito no messenger.

Texto Alternativo: trecho do teste “qual é o seu nível de estresse” feito no messenger, mostrando as opções “raramente, às vezes e sempre” para a pergunta “quando você passar por momentos de pressão, você grita ou se irrita muito?”.

 

2 – DEFINA O TIPO: PERSONALIDADE OU CONHECIMENTO?

 

Para sua estratégia de marketing, qual tipo de quiz faz mais sentido: desafiar o conhecimento da sua audiência sobre um assunto ou ressaltar interesses pessoais?

Por exemplo, um e-commerce de roupa de frio poderia criar um quiz sobre “Qual roupa de inverno mais combina com você?”, e, de acordo com os resultados, criar diferentes fluxos de e-mail para cada grupo, oferecendo uma seleção dos seus produtos de acordo com o nível de interesse.

Assim como uma escola de treinamentos poderia produzir um teste sobre “Você sabe tudo de Marketing Digital?”, e posteriormente criar fluxos de e-mail apresentando seus cursos de acordo com a pontuação de cada grupo.

Esses exemplos apenas reforçam a ideia de que um quiz pode ser usado em qualquer segmento.

3 – TENHA UM TÍTULO MATADOR!

 

Você se lembra das revistas adolescentes com testes do tipo: “será que sua paquera vai dar namoro?” estampado na capa, que costumavam levar os adolescentes à loucura? A explicação para essa popularização é justamente o título assertivo que vai de encontro com as dores da sua audiência.

Portanto, quando for criar o título do seu quiz, pense: “qual é a maior necessidade da minha persona e como transformar isso num título atraente e engajador?”.

Parece difícil, mas não é! Olhe o exemplo abaixo:

printscreen de um quiz intitulado como “Qual solução em Marketing Digital sua empresa realmente está precisando”, com a foto de um computador abaixo do título e CTA para a pessoa começar o teste.
Exemplo de quiz para captação de leads feito por uma agência de Marketing Digital.

Além de possuir as palavras chaves do segmento da Agência Grow (Marketing Digital), simultaneamente promete revelar ao usuário qual a solução digital ele realmente precisa para potencializar seus resultados. Viu como criar um título matador não é um bicho de sete cabeças? 

DICA BÔNUS: Títulos que usam palavras como “realmente”, “qual (…) é você?”, “vamos descobrir (…..) baseado em suas respostas”, são garantia de sucesso, por ofertarem um resultado tangível, que ajuda nosso cérebro reptiliano (responsável pelo início da tomada de decisão) a interpretar um conceito visual.

4 – CRIE AS PERGUNTAS E RESULTADOS

 

É a partir dos resultados e das perguntas que você irá definir a melhor resposta para cada questão. O processo fica muito mais simples quando você já sabe a quantidade e quais são os grupos que seus leads serão segmentados.

Para montar o escopo do quiz você pode utilizar uma tabela no Excel, Google Sheets ou até mesmo softwares de mapeamento mental, como o Coggle por exemplo. Vale qualquer tipo de organização, desde que você consiga visualizar os match de cada resultado.

Trecho de uma tabela com perguntas, resultados e respostas do quiz “que tipo de turista é você: intelectual, consumista, come-come, tô de boa, fotógrafo, perdidão ou preparadão.
Trecho de uma tabela com as perguntas, resultados e respostas de um quiz.

5 – COLOQUE CTA’s EM CADA RESULTADO

 

Seja qual for a ferramenta que você escolheu para criar o seu quiz para captação de leads, saiba que os Call To Action nos resultados são primordiais!

Você quer aumentar seu engajamento? Peça para sua audiência compartilhar nas redes sociais.

Criou o teste para começar uma automatização de e-mail marketing? Sem problemas, coloque um CTA para outro material rico ou artigo do seu blog.

Só não desvalorize o seu trabalho, se esquecendo de indicar a próxima ação dos seus clientes, combinado?

6 – DISTRIBUIÇÃO

 

Depois de ter ajustar a descrição do seu quiz ou landing page com as boas práticas de SEO, chegou a hora de distribuir o seu quiz!

Você tem uma base de leads que ainda não está engajada? Dispare um e-mail! Seu site é responsivo e tem uma quantidade bacana de visitantes? Crie um Pop Up! Está presente nas redes sociais? Ótimo, compartilhe por lá também! E se possível, faça um anúncio no Facebook também!

As oportunidades são infinitas!

QUANDO FAZER UM QUIZ?

 

Não importa se sua empresa está começando ou se já tem uma boa base de leads, o quiz no Marketing Digital é sempre bem vindo!

Por usar um baixo investimento de tempo e dinheiro, além de se adequar à qualquer segmento, você pode utilizá-lo sempre que quiser!

Uma ótima dica é se atentar para as datas comemorativas, que são ótimas aliadas para aumentar o seu faturamento também!

Uma agência de viagens, por exemplo, poderia criar um quiz sobre “Qual o melhor destino para sua próxima viagem?” e linkar os resultados com CTA’s para pacotes promocionais, por exemplo. O importante é usar e abusar da criatividade!

Se após a leitura desse artigo você teve uma ideia incrível para um quiz, mas não se sente seguro o suficiente para colocá-la em ação, contrate um especialista! A Agência Grow é expert em criar conteúdos criativos e que convertem em Inbound Marketing.

O que achou desse artigo sobre a utilização de Quiz no Marketing Digital? Gostou? Então compartilhe em suas redes sociais para seus amigos também dominarem este assunto!

Ficou com alguma dúvida? Comente com a gente! Vai ser um prazer conversar com você sobre este assunto!

Artigo produzido por Bruna Carvalho da Agência Grow!

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