Cloud Computing para serviços de e-mail

Até pouco tempo a tecnologia Cloud Computing parecia conversa futurista.

Mas esse futuro chegou e se mostra muito prático e eficiente para as mais variadas opções.

Os e-mails continuam sendo um dos principais meios de comunicação das empresas, as mensagens contém informações de máxima importância e precisam ser entregues o mais rápido possível.

Então por que não usar a tecnologia para proteger e melhorar sua comunicação?

Muitas empresas possuem sistemas de e-mails próprios, configurados em servidores internos e que oferecem ótima integração com outros aplicativos e recursos, porém sua manutenção acaba ficando mais cara, pois consome muito tempo do pessoal de TI interno e outros recursos da empresa.

Migrar o serviço para uma solução na nuvem pode trazer significativa economia para a empresa. Além de toda a segurança e estabilidade que Cloud Computing oferece.

Neste artigo vou mostrar diversos motivos para usar seus e-mails na nuvem, levando em consideração também os cuidados que devem ser tomados ao fazer sua escolha.

Cloud Computing muito além do e-mail na nuvem

Antes de começar a listar as vantagens de ter seus e-mails na nuvem, quero deixar bem claro que um Cloud Computing pode ser usado para hospedar aplicações, arquivos, sistemas de gestão e muitas outras opções.

No entanto por mais vantagens que o serviço oferece, ainda é preciso tomar cuidado na hora de escolher uma empresa para contratar a solução. A migração deve ser feita de modo planejado, evitando que seu site perca ranqueamento e SEO.

Também sugiro que converse bastante com o suporte e tire todas as suas dúvidas.

Quanto aos custos é bom ficar bem atento, pois você só precisa pagar pelo espaço e recursos que vai usar, desconfie de uma solução muito barata, pois pacote pode estar deixando de lado pontos importantes como backup e monitoramento.

A SECNET é especialista em cloud computing para diferentes tipos de aplicações. Confira a solução Cloud Server SECNET.

Agora vamos aos motivos para usar e-mail na nuvem.

Economia

A economia é talvez o principal motivo para usar a computação em nuvem. Em seguida eu vou destacar quais são as principais áreas em que a economia acontece:

Consumo de energia

O fato da sua empresa não precisar manter uma infraestrutura o tempo todo ligada e refrigerada, com no-breaks e geradores para o caso de quedas de energia, já causa uma redução muito significativa nas suas despesas.

Um estudo recente da Universidade Northwestern, mostrou como seria positivo se todas as companhias dos Estados Unidos adotassem a computação em nuvem.

De acordo com eles se isso ocorresse, o gasto energético diminuiria 87%. Imagine o impacto disso em uma escala menor, na sua conta de luz.

Infraestrutura

Aqui a economia acontece tanto em função de não precisar adquirir hardwares, como também mantê-los. Você também se livra dos custos com licenças e softwares.

Com o Cloud Computing, tudo o que você precisa está na internet a sua disposição a qualquer momento. Economia também de tempo e trabalho.

Mão de obra

Reduzindo a infraestrutura interna, permite que a sua equipe de TI não tenha mais que se ocupar com manutenções periódicas, configurações e suporte a hardware. As atualizações de segurança também deixam de ser responsabilidade do seu TI.

Tudo isso permite que a sua equipe fique mais focada em resolver outros tipos de assuntos da sua empresa, procurando soluções para eliminar gargalos e oferecer mais produtividade.

Quando for preciso resolver alguma situação, o serviço pode ser feito remotamente, a partir de qualquer lugar.

Essas otimizações trazem lucros a médio e longo prazo, que podem ainda ser reinvestidos gerando ainda mais lucro.

Recursos

Como o servidor não é físico, se você precisar de mais espaço em disco, memória RAM ou qualquer outro recurso, não é necessário fazer uma migração ou compra de equipamentos, basta apenas aumentar essas funcionalidades à sua infraestrutura na nuvem e pronto.

Também é possível reduzir os recursos com a mesma facilidade, e economizar com espaço em disco por exemplo.

Segurança

Quando você contrata um serviço de e-mail na nuvem, as atualizações do sistema ficam por conta da empresa contratada.

Aqui na SECNET a equipe técnica tem muita experiência e está sempre atenta a segurança de todos os serviços, atualizando e corrigindo vulnerabilidades.

Além disso os monitoramentos são constantes, trabalhando de forma preventiva.

Com isso você tem a garantia de um serviço de qualidade, com políticas de recuperação de dados e suporte técnico especializado sempre que precisar.

Ainda é preciso levar em consideração outro fator, a diminuição dos riscos físicos.

Quando os seu servidor não está na nuvem ele está sujeito a avarias. Se a sua empresa for atingida por desastres naturais por exemplo, o servidor pode ficar indisponível e você perde o acesso aos e-mails e suas aplicações.

Se o seu servidor for roubado, lá se foram os dados. Na nuvem, as mensagens ficam a salvo e o acesso pode ser feito de qualquer lugar ou dispositivo a qualquer momento.

Funcional

A estrutura oferecida em Cloud Computing é ideal para o serviço de e-mail, já que está sempre disponível.

Como já mencionei antes, o armazenamento em nuvem permite que as mensagens e os dados da empresa possam ser acessados de qualquer lugar, contribuindo ainda para a a produtividade da equipe.

Imagine que seu link de internet da empresa não esteja funcionando, e seu funcionário está em viagem necessitando acesso aos e-mails para fechar um negócio, se seu serviço de e-mail estiver interno o mesmo ficará sem acesso, por isso da importância de manter o serviço de e-mail na nuvem.

Sustentabilidade

A sustentabilidade já é uma política adotada por várias empresas e que conquista muitos clientes.

Por mais que possa parecer estranho Cloud Computing para e-mails combinar com cuidados ao meio ambiente, o fato é que quando você economiza recursos como energia e hardware você está preservando a natureza.

Lembra da pesquisa que eu mencionei antes da Universidade Northwestern? O estudo revelou também que quando a empresa migra para uma solução em nuvem, reduz a emissão de gases que causam o efeito estufa simplesmente por economizar energia.

Se a sua empresa tem identidade ecológica, este é um motivo muito importante.

O Cloud Computing é uma tecnologia que contribui muito para a segurança e economia das empresas, motivos estes mais do que suficientes para você pensar em encontrar uma solução na nuvem para os seus e-mails

Espero que esse conteúdo tenha sido útil para você, então ajude mais pessoas a entenderem como essa tecnologia pode ser vantajosa para o seu serviço de e-mail, compartilhando esse artigo com seus amigos.

Caso ainda tenha alguma dúvida sobre o assunto, deixe o seu comentário, será um prazer conversar com você a respeito.

Um grande abraço e até a próxima!

Summary
Cloud Computing para serviços de e-mail
Article Name
Cloud Computing para serviços de e-mail
Description
Não sabe se o Cloud Computing é uma solução segura para seu serviço de e-mails? Veja essas e outras vantagens da tecnologia.
Author
Publisher Name
SECNET
Publisher Logo
BACK
WordPress Video Lightbox Plugin
mautic is open source marketing automation