Como aumentar as suas chances de venda em 64% usando vídeos na página de produto

Como aumentar as suas chances de venda em 64% usando vídeos na página de produto

A divulgação dos produtos é fundamental para um e-Commerce se manter no mercado. Por isso é importante saber onde e como anunciar.

Provavelmente você já faz divulgações nas redes sociais, pois sabe que elas são ótimas para apresentar novos produtos e fazer promoções.

Além delas, os grandes e-Commerces estão investindo na produção de vídeos para demonstrar seus produtos.

52% dos profissionais de marketing apontam que os vídeos têm um ROI (Retorno sobre Investimento) melhor do que posts ou banners.

Você precisa ter em mente, que esses vídeos vão muito além da própria divulgação. Isso, se você focar em passar a informação sem forçar o lado comercial.

Essa solução é muito útil se a página do produto estiver com uma alta taxa de rejeição. Adicionar um vídeo pode fazer com que o cliente permaneça até 2 minutos a mais no site. Pode parecer pouco, mas o aumento nas chances de venda é de até 64%.

Diferentes tipos de lojas virtuais usam essa tática, porque os vídeos dão mais credibilidade. 92,6% dos visitantes confia na aparência de um produto mostrado em vídeo na hora de realizar a compra.

Conforme estudos do Internet Retalier, o visitante que vê um vídeo na página de produto tem 144% mais chance de adicionar o item ao carrinho, do que outros visitantes.

Além do mais, os vídeos apresentam de forma dinâmica as informações e podem ser produzidos para diversos fins.

Você pode, por exemplo, fazer um unboxing, que é simplesmente abrir o produto e depois apresentar tudo o que vem com ele.

Outra ideia é mostrar as vantagens do seu produto e compará-lo com um modelo anterior ou o de outra marca da mesma geração.

Caso seja um lançamento, invista mais na produção e tente uma abordagem descontraída para aumentar as chances de viralizar. Faça algo engraçado ou inovador. Isso faz com que você economize tempo e dinheiro com a divulgação.

Tipos de vídeos para aumentar as chances de venda

 

Por outro lado fazer vídeos sem nenhuma experiência ou material adequado não é fácil. Muitas pessoas desistem só de pensar no trabalho que dá para fazer um vídeo.

É trabalhoso e você pode precisar de algumas horas de ensaio para o vídeo sair como o planejado, mas os resultados valem a pena.

Os vídeos têm 14,71% mais chances de converter se comparados a um banner padrão ou mesmo a uma propaganda para dispositivos móveis.

Agora eu vou te dar algumas dicas que irão ajudá-lo a fazer vídeos de qualidade ou melhorá-los se você já tomou essa iniciativa.

Cuidados na hora de preparar seu vídeo

Ambiente de gravação

Preste muita atenção ao cenário, cuide para que outros elementos não distraiam a atenção dos clientes, como pessoas andando no fundo ou monitores ligados, e fique longe de locais barulhentos para evitar ruídos.

É claro que câmera e o microfone interferem no resultado, mas saber o básico de edição já é o suficiente para tornar o vídeo “agradável”.

Em caso de demonstrações, dê preferência a um cenário com fundo neutro ou a um estúdio fixo, que é muito fácil de fazer e dá um ar mais profissional.

Atenção ao produto

Verifique se tudo está funcionando corretamente antes de gravar. É claro que isso não será possível no caso de um unboxing, pois é importante mostrar a embalagem original e os lacres de segurança.

Caso você não tenha o material adequado e decidiu gravar usando o celular, lembre-se de posicioná-lo na horizontal para que o vídeo não fique com bordas pretas nas laterais.

Deixe tudo pronto antes de começar

Quando se grava pela primeira vez é normal que você gagueje ou cometa erros, afinal ninguém nasce sabendo. O importante é continuar praticando e não desistir logo na vez que errar.

Para ajudar a ganhar tempo na edição e na gravação, planeje tudo o que será feito no vídeo e crie um roteiro. Se não conseguir improvisar ou decorar suas falas, faça pausas e corrija na edição.

Na edição também é possível fortalecer a marca inserindo vinhetas, logos e marcas d’água, tornar o vídeo mais objetivo retirando os excessos de tempo e melhorar a dinâmica, usando cenas extras de ângulos diferentes durante as falas muito longas.

SEO

O SEO não é importante apenas para os textos e sites. Você precisa planejar um título e uma descrição antes de publicar seu vídeo na página de produto.

Uma otimização adequada aumenta em 53 vezes a probabilidade do vídeo aparecer entre os primeiros resultados de uma pesquisa do Google.

Rentabilidade

Faça vídeos curtos para não se tornar cansativo. Quanto mais objetivo, maior é a chance dele ser visto na íntegra.

Segundo dados da Shoppub, um vídeo de 30 minutos à 45 minutos é assistido por aproximadamente 32% das pessoas. Enquanto que um vídeo de até 30 segundos é assistido por cerca de 85%.

Mas se gravar vídeos não é a sua praia, contrate uma produtora. Assim terá vídeos profissionais sem precisar comprar os equipamentos.

Uma ideia criativa é gravar seu produto em uso, assim você demonstra as vantagens e dá a verdadeira dimensão de tamanho para o cliente.

Se ainda sentir dúvidas sobre esse assunto confira o post Como criar um canal no Youtube. Nele você terá mais detalhes sobre como cuidar do cenário, do áudio e outras dicas.

Espero que esse post tenha sido útil para você. Se ainda não está fazendo vídeos para demonstrar seus produtos saiba que a concorrência já está fazendo. Não fique para trás.

A propósito, se você realmente gostou deste conteúdo, peço que ajude mais pessoas a otimizarem o processo de compra em suas lojas virtuais, compartilhando esse artigo com seus amigos.

Quer ver outros artigos sobre loja virtual? Acesse a categoria e-Commerce do Blog.

Caso tenha alguma dúvida sobre o assunto, por favor deixe seu comentário que terei o prazer de conversar com você a respeito.

Um grande abraço e até a próxima!

Estatísticas do e-Commerce no Brasil em 2016
A seguir:

Estatísticas do e-Commerce no Brasil em 2016

Estatísticas do e-Commerce no Brasil em 2016