Aumentar as Vendas na Black Friday: dicas com chat

Aumentar as Vendas na Black Friday: dicas com chat

Com a chegada da Black Friday com certeza se você tem uma estratégia planejada, seu site terá mais visitas para esse período. E o mais importante é o atendimento ao seu cliente.

Pensando nisso, preparei algumas dicas para você aumentar suas vendas na Black Friday usando o chat online. Primeiro passo é ter um chat, existem milhares disponíveis no mercado, como Jivochat, tawk.to, Zendesk

O chat online no seu site pode ser útil de diversas formas, como parar tirar dúvidas dos visitantes (suporte), enviar propostas (vendas) e até promover a satisfação do cliente (CS). As vantagens são inúmeras, com o chat você consegue fazer um atendimento humanizado, ter mais agilidade, mensurar os resultados e além de tudo, é muito mais prático para o consumidor.

Confira as 5 dicas que preparei com o chat para aumentar suas vendas na Black Friday.

5 dicas para aumentar as vendas na Black Friday com chat

 

Utilize o Callback

Aumentar as Vendas na Black Friday: dicas com chat - Hospedagem de Sites - SECNET

A minha primeira dica é, use a opção de Callback (se disponível). Com ele seus visitantes conseguem além de utilizar o chat em tempo real, fazer uma ligação, de forma rápida e fácil.

Com o Callback os visitantes podem solicitar uma ligação, agilizando o processo de negociação, por exemplo. Quando uma ligação chega, o aplicativo do chat abre automaticamente notifica o atendente qual pode visualizar todas as informações do cliente que está ligando.

Use chatbot

Os chatbots são sistemas que funcionam em aplicativos de mensagens. Eles são utilizados para agilizar o processo de atendimento, oferecendo um atendimento amigável e humano sem uso de um atendente. O chatbot permite ter uma melhoria na experiência de compra, agilidade, demonstração do produto, etc…

Com o chatbot você faz com que o visitante converse com um bot, agilizando seu time de atendimento.

INFOGRÁFICO

Fatores que levam um site a lentidão


Utilize integrações/API

Aproveite o movimento da Black Friday para criar suas listas de e-mails e mensurar a movimentação pelo site. Por isso é importante seu chat possuir API e total liberdade para novas integrações, por exemplo Analytics e sua plataforma de Automação de Marketing.

A API também permite que você personalize o chat do seu jeito, abuse da criatividade do seu time.

Otimize chat para celular

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Além de todas essas dicas, é importante que o chat esteja otimizado para os dispositivos móveis. O design precisa ser agradável independente do tamanho da tela do usuário, não ter erros, como botões quebrados ou elementos fora da tela.

Lembrando também que sites otimizados para dispositivos móveis são melhores ranqueados pelo Google e ajudam a otimizar seus anúncios pagos também.

Indique conteúdos do seu blog que podem ajudar o cliente

Os conteúdos são uma ótima opção para educar seus visitantes. Crie conteúdos com as principais dúvidas, explicando os seus produtos por exemplo, isso ajudará no atendimento.

O conteúdo pode ser utilizado como respostas rápidas também, ao invés de você ter respostas curtas, você pode usar técnicas usadas no Marketing de Conteúdo para engajar nas respostas dos clientes.

Por exemplo, o visitante pergunta “quais são os produtos em ofertas”. Você pode ter respostas prontas como “Primeiro me conta Fulano, o que você procura resolver?”.

Ominichannel

Outro ponto interessante a utilizar no seu E-commerce é a conexão Ominichannel. Ele é um modelo de negócios e uma estratégia de conteúdo entre canais que as empresas usam para melhorar a experiência do usuário.

Esse modelo pode ser usado no seu atendimento, integrando todos os serviços de vendas e suporte em único lugar, seja telefone, e-mail, chat, etc.)

Recursos a seu favor do Chat

Você também deve utilizar os recursos que o chat possui, como o que o visitante está digitando, chamadas para o chat, avaliação do atendimento, configuração dos departamentos.

Outro recursos é a conversa com outros operadores, a análise de informações dos visitantes e atalhos, que agilizam todo seu processo de atendimento.

Bônus – Otimize a velocidade do seu site

No post A surpreendente verdade sobre a velocidade do site o Luan explica tudo sobre a velocidade de sites.

Mas falando especificamente na Black Friday, alguns pontos importantes para manter atenção são:

SEO

Não canso de dizer que a velocidade do seu site afeta nas posições do Google. Muita gente leva isso como “mito” ainda. Porém no próprio blog da Google, é informado que sim tem influência no ranqueamento.

O Google prioriza a experiência de navegação dos usuários do Chrome, então, com certeza a velocidade e a segurança do seu site influenciam no buscador.

Não se engane que se você mudar a taxa de abertura do seu site você subirá dezenas de posições, não é por aí… O trabalho de SEO precisa ter planejamento e abordar outros pontos importantes do seu site como, conteúdo, navegação, segurança, infraestrutura, estrutura do site, etc…

Experiência/Navegação

A experiência equivale ao preço ofertado do seu produto. De nada adianta ter um produto barato sendo que a página não facilita a compra.

No post E-commerce: O poder das métricas para avaliar a experiência dos usuários eu explico como a experiência afeta a percepção dos visitantes a sua marca.

A experiência que seu site passa é a primeira identidade que sua marca passa. Utilize o chat com a mesma identidade que seu site, com as mesmas características.

Nessa etapa você pode analisar a experiência dos visitantes com seu chat, assim tirar insights e melhorar a navegação.

O que deixa seu site lento

Se você busca otimizar seu site agora mesmo, comece encontrando os pontos que estão causando lentidão. Algum script, alguma página, alguma imagem… comece otimizando esses pontos.

Tem um infográfico grátis que criamos que aborda os fatores que levam um site a lentidão, baixe grátis.

Hospedagem

Outro ponto importante que precisa receber atenção durante a Black Friday é a Hospedagem do seu site.

A Hospedagem tem grande influência no tempo de carregamento das páginas, além claro do desenvolvimento. Opte por uma infraestrutura otimizada para a sua plataforma, que ofereça monitoramento e atenção ao seu negócio.

O ambiente de alto desempenho e gerenciado garante estabilidade nos seus serviços, ainda mais em períodos de grande tráfego. Além de garantir um carregamento rápido para suas páginas.

Também vou deixar aqui nossa playlist com algumas dicas para Black Friday:

Conclusão

Espero que o conteúdo tenha ajudado escolher a melhorar o atendimento do seu chat durante o período de Black Friday.

O chat é uma ótima opção se você quer engajar seu público e aumentar suas vendas, uma ótima ferramenta para esse período.

Na minha opinião o Jivochat é a melhor opção, atende com uma infinidade de recursos e oferece atendimento em Português. Fiquei impressionado com o recurso de Callback, que permite que os visitantes solicitam uma ligação, agilizando muito nosso processo comercial em relação aos leads SQL.

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A SECNET não está só preocupada com os sites hospedados e gerenciados, mas com a satisfação e segurança dos seus clientes.

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