A computação em nuvem ainda é um serviço relativamente novo, mas está sendo usada por várias organizações diferentes, de grandes corporações a pequenas empresas, entidades sem fins lucrativos, agências governamentais e até consumidores individuais.
Neste artigo falaremos sobre a computação em nuvem, além de explicar o por quê da Amazon ser a empresa líder neste segmento.
O que é computação em nuvem?
A computação em nuvem (também conhecida como Cloud Computing) é a entrega de diferentes serviços através da internet. Esses recursos incluem ferramentas e aplicativos, como armazenamento de dados, servidores, bancos de dados, redes e software.
Existem diferentes tipos de nuvens, cada uma delas diferente da outra, veja a seguir quais são esses tipos:
Nuvens públicas: oferecem seus serviços em servidores e armazenamento na internet. Elas são operadas por empresas terceirizadas, que lidam e controlam todo o hardware, software e a infraestrutura geral.
Nuvens privadas: reservadas para clientes específicos, geralmente uma empresa ou organização. O centro de serviços de dados da empresa pode hospedar o serviço de computação em nuvem.
Nuvens híbridas: como o nome indica, uma combinação de serviços públicos e privados. Esse tipo de modelo permite ao usuário mais flexibilidade e ajuda a otimizar a infraestrutura e a segurança do usuário.
As empresas podem empregar a computação em nuvem de maneiras diferentes. Alguns usuários mantêm todos os aplicativos e dados na nuvem, enquanto outros usam um modelo híbrido, mantendo certos aplicativos e dados em servidores privados e outros na nuvem.
O que é o Amazon Web Service (AWS)?
O Amazon Web Service (AWS) é um serviço de computação remota integrado que fornece à infraestrutura de computação em nuvem pela Internet. Possui diversos produtos e serviços de computação em nuvem, como servidores, armazenamento, rede, computação remota, e-mail e segurança.
A AWS pode ser dividida em dois produtos principais:
- EC2: que é onde os arquivos do seu site/aplicação ficarão armazenados e no qual irá realizar a conexão com os Web servers (Httpd, Nginx, etc) e;
- Amazon Simple Storage Service (S3): que é um serviço de armazenamento de objetos, oferece escalabilidade líder do setor, disponibilidade de dados, segurança e performance.
O Amazon EC2 e o Amazon S3 são os dois principais serviços de Infraestrutura como Serviço (IaaS), usados por desenvolvedores de soluções de aplicativos em nuvem em todo o mundo. Além de outros serviços, que complementam o seus serviços de nuvem de acordo com a sua necessidade, como:
Elastic Load Balancing: Responsável pela função de Load Balancer, que distribui a carga conforme o que é utilizado (Distribuindo entre as instâncias de banco de dados, Web Server, arquivos, etc).
Amazon Glacier: É utilizado para armazenar os arquivos de backup do seus serviços. Mantém retenções semanais, diárias e mensais.
Amazon RDS Service: É onde ficarão armazenados os Bancos de Dados. O ambiente é Auto Escalável e possibilita a utilização do MySQL ou uma instância específica exclusiva para o PostgreSQL.
A AWS é tão grande e presente no mundo da computação que agora é pelo menos 10 vezes o tamanho de seu concorrente mais próximo, além de hospedar sites e aplicativos populares como Netflix e Instagram.
AWS vs. Azure vs. Google Cloud
Vantagens do AWS
A AWS empacota recursos de computação, armazenamento e banda larga escaláveis e virtualmente ilimitados, isso proporciona algumas vantagens, como:
Escalabilidade e adaptatividade
Uma das vantagens mais notáveis da AWS é a escalabilidade no uso do cliente, evitando gastos desnecessários com a computação em nuvem.
À medida que a empresa cresce, a AWS fornece recursos para ajudar na expansão e, como um modelo de negócio flexível, não será preciso gastar tempo analisando a necessidade ou não de aumentar o uso da computação.
Segurança e confiabilidade
Atualmente, a AWS tem dezenas de data centers em todo o mundo, que são monitorados continuamente e mantidos rigorosamente. A descentralização dos dados garante que um desastre em uma região não cause uma perda permanente de dados em todo o mundo.
Os datas centers e os dados contidos neles estão protegidos contra inserção de comandos sem autorização e, com a experiência da Amazon em serviços na nuvem, interrupções e possíveis ataques são rapidamente identificados e facilmente solucionados, 24 horas por dia.
Se você é um gestor de uma empresa, além de conhecer todas essas vantagens da AWS, é recomendável conhecer o Quadrante Mágico do Gartner. Assim, será possível planejar investimentos de maior qualidade e livres de riscos.
Posição no Quadrante Mágico do Gartner 2018
O relatório do Quadrante Mágico do Gartner é um documento publicado anualmente pela empresa de consultoria Gartner Group, onde são apresentadas as principais empresas de tecnologia com a sua posição em sua área de atuação.
Esse relatório ajuda organizações que pretende investir em tecnologia a compreender melhor o posicionamento de um fornecedor dentro da sua área de atuação e com essas informações fica mais fácil e embasado tomar decisões.
O Quadrante Mágico Gartner avalia cada fornecedor com base na capacidade de completar e executar a visão. Além disso, classifica cada fornecedor em quatro quadrantes diferentes:
Líderes: Classificados no topo da matriz e pontuação mais alta em ambos os critérios. Geralmente, esses fornecedores são empresas estabelecidas com grandes bases de clientes e fortes posições no mercado.
Desafiadores: Próximos dos líderes. Esses fornecedores tendem a não ter visão, mas têm o potencial de transformar em líderes se os planos futuros forem aprimorados.
Visionários: Geralmente são empresas menores com visões razoáveis. No entanto, esses fornecedores não têm capacidade de executar tais visões.
Concorrentes de nicho: Tipicamente startups ou empresas mais novas sem visão e execução.
Todos os anos, organizações e especialistas do setor aguardam ansiosamente as descobertas divulgadas pelo grupo de pesquisa Gartner, e o Quadrante Mágico do ano de 2018 para Infraestrutura e Serviços na Nuvem não é diferente.
O Quadrante Mágico de 2018 é mostrado aqui:
A Amazon Web Services é nomeada como líder novamente pelo oitavo ano consecutivo. Outro ponto é que no ano de 2018, o Gartner foi mais rigoroso nos critérios de escolha, incluindo apenas fornecedores globais que atualmente têm ofertas integradas de IaaS e PaaS com hiperescala ou que estão desenvolvendo essas ofertas.
E como podemos ver a AWS é uma escolha ideal para qualquer empresa grande ou pequena. Além de todas as vantagens mencionadas anteriormente a AWS é uma empresa líder no segmento o que proporciona tranquilidade e robustez no armazenamento de dados.
Conclusão
A nuvem da Amazon é uma opção popular para pessoas e empresas por vários motivos, incluindo redução de custos, aumento de produtividade, velocidade e eficiência, desempenho e segurança.
Por fim, sua empresa pode ter todas as configurações e otimizações aplicadas nos ambientes Amazon Web (AWS) em pouco tempo, utilizando o gerenciamento AWS da SECNET.
Dessa forma, você contará com os especialistas Cloud da SECNET para a gestão da sua aplicação nos ambientes AWS, sendo que o ambiente será configurado exatamente para as necessidades de sua aplicação.