Como usar a automação de marketing para seu e-commerce

Como usar a automação de marketing para seu e-commerce

A automação de marketing é um conceito essencial para melhorar a eficiência de campanhas e otimizar o relacionamento de uma marca com o consumidor. Neste texto, você vai entender quais vantagens são oferecidas pela prática e como aplicá-las em seu e-commerce.

A era digital está aí! Cada vez mais, os hábitos de consumo das pessoas estão condicionados a algum tipo de tecnologia. Trata-se da era de ouro dos e-commerces, que contam com diversas formas de abordagens e estratégias para atrair as pessoas até sua loja e convertê-las em clientes fidelizados. E, para tornar tudo isso viável, existe a automação de marketing.

Não importa qual estratégia de marketing digital você deseja adotar: a automação pode torná-la mais barata, eficiente, e até potencializar o número de pessoas que podem ser alcançadas.

Para deixar você por dentro do assunto, elaboramos este post explicando o que é a automação de marketing para e-commerce, quais são suas vantagens e como ela pode ser aplicada na gestão da sua loja virtual. Confira!

O que é a automação de marketing?

A palavra automação se refere ao ato de tornar automático. No cotidiano de uma empresa, isso geralmente tem a ver com a utilização de softwares e outras tecnologias para otimizar a execução de determinados processos, buscando melhorar os resultados.

Como isso é feito? Ao otimizar os processos, é possível melhorar a experiência do cliente, que é o melhor caminho para ampliar as vendas.

Imagine a equipe de marketing de uma empresa. Ela é responsável por gerar conteúdo para o blog e replicá-lo em suas redes sociais. Todas as ações são estudadas, desde o tipo de conteúdo a ser gerado, até o horário de publicação das postagens.

Após o momento do post, é preciso gerenciar o engajamento e ficar de olho nas métricas que servem de análise para a eficiência da estratégia. Além de engajar, a equipe tem outro objetivo: a geração de leads. Isso pode ser alcançado por meio do preenchimento de formulários em uma landing page, geralmente, em troca de acessos para um material mais exclusivo.

Após gerar o lead, é preciso analisar se ele está pronto para ser acionado pelo time de vendas, ou se ainda precisa ser educado. Percebeu como o volume de trabalho é intenso? Quanto maior a empresa, mais complexo fica. A boa notícia é que a automação de marketing serve como uma verdadeira mão na roda.

Utilizando as ferramentas certas, é possível otimizar todo o processo. Isso inclui o agendamento de posts nos horários certos, o disparo de mensagens personalizadas para contatos específicos e a avaliação do estágio em que o lead se encontra.

Como ela pode ser aplicada em um e-commerce?

Um dos principais desafios enfrentados por um e-commerce, na hora de converter uma venda, é a falta de confiança do consumidor. Isso é apontado por mais de 33% dos entrevistados pelo estudo E-commerce Trends 2018.

Uma fórmula interessante para quebrar essa barreira é a disponibilização de espaço para que os compradores deixem suas opiniões sobre o produto. Explicamos: vivemos na era do Marketing 4.0, termo cunhado por Philip Kotler.

Uma de suas principais características é a horizontalização da relação entre marca e cliente. Ou seja, os consumidores tendem a confiar cada vez mais em outros compradores do que na marca propriamente dita. Por isso, contar com boas resenhas sobre o produto é essencial.

Assim, combinando técnicas de email marketing com automação do marketing, uma marca pode alcançar todos os indivíduos que já realizaram compras na loja e sugerir que deixem uma opinião sobre o produto adquirido. O ideal é focar aqueles que apresentam maior satisfação, já que a probabilidade de deixarem comentários positivos é maior.

A automação na relação com o cliente

Utilizamos o exemplo da automação de marketing como forma de incentivar compradores a escreverem suas resenhas sobre o produto, mas é possível fazer muito mais. Você sabia que 97,3% das pessoas já abandonaram um carrinho antes de finalizar uma compra em um e-commerce?

Utilizando as ferramentas de segmentação e automação, você pode disparar mensagens para lembrar o visitante dos produtos deixados no carrinho e até indicar ofertas para encorajá-lo a finalizar a transação.

Para itens recém-comprados, é possível disparar mensagens com atualizações sobre o status do pedido, desde o momento da compra até a realização da entrega.

Trata-se, então, de uma excelente oportunidade para nutrir o lead de acordo com o estágio do funil em que ele se encontra. Se feita de forma eficiente, essa comunicação com o consumidor pode ser o necessário para potencializar a satisfação de sua experiência e fazer com que retorne em um futuro próximo.

Quais são as vantagens apresentadas?

Quando um visitante entra em sua loja virtual, a ferramenta de automação rastreia toda a sua jornada dentro do site. Por si só, isso já apresenta vantagens, afinal, você terá insights claros sobre as áreas e itens que despertaram maior interesse.

A seguir, vamos listar e explicar alguns dos principais benefícios que a automação de marketing pode trazer para um e-commerce.

Nutrição de leads

Uma pessoa entrou em sua loja, navegou por mais de uma hora, mas não realizou compra alguma. Porém, em algum momento, ela deixou suas informações de contato. Isso já é suficiente para dar início a uma campanha de nutrição de leads.

Com a automação, o visitante que não realizou nenhuma compra entra automaticamente em uma categoria de contatos com características semelhantes. A partir daí, é possível iniciar um processo de educação sobre o produto, oferecendo ofertas, descontos e conteúdos pertinentes que tornem a empresa uma autoridade em determinado assunto.

Preparação do lead para a conversão

Você provavelmente já ouviu falar em funil de vendas, certo? Trata-se de uma representação do caminho realizado pelos clientes, desde o momento do primeiro contato até a decisão de compra.

Como vimos, nem todas as pessoas estão prontas para decidir uma compra no primeiro momento, mas isso pode mudar com o tempo. Portanto, é importante não perdê-las de vista.

A automação de marketing permite identificar em qual etapa do funil se encontra o lead: topo, meio ou fundo. Então, você pode gerar o conteúdo certo direcionado a converter cada lead e levá-lo para a próxima fase.

Assim, o fundo do funil contará com leads já educados. Esses contatos estão prontos para serem abordados por um vendedor ou por um email que os conduza finalmente à realização da compra.

Atualização de campanhas

Sabemos que, no marketing, é difícil acertar de primeira. Por isso, é sempre recomendado acompanhar de perto os resultados de suas estratégias para definir se é preciso realizar alterações em algum ponto.

A automação de marketing gera relatórios essenciais para avaliar o comportamento dos consumidores e a efetividade das campanhas de marketing. É possível, por exemplo, saber quantos contatos reagiram positivamente a uma mensagem e quantos a ignoraram.

Com esses dados, a marca tem maior facilidade em realizar as alterações necessárias para manter ou otimizar o efeito que as campanhas têm sobre os leads.

Redução dos custos

No marketing de conteúdo, um dos conceitos mais importantes é o de gerar o material certo, para a pessoa certa, no momento mais adequado — ter uma persona é fundamental nessa tarefa. Como a automação de marketing permite a identificação do momento da jornada de compra em que o consumidor se encontra, ela facilita imensamente esse processo.

Isso acontece porque sua marca deixa de desperdiçar dinheiro em conteúdos que não são adequados ao lead, tornando seus esforços mais eficientes.

Contatos no topo do funil não receberão conteúdo de fundo de funil, e vice-versa. Além disso, o agendamento de disparos no momento certeiro evita o investimento em mensagens que jamais serão lidas pelo contato.

Diminuição do tempo investido

Outra vantagem é a diminuição do tempo gasto para conduzir todo o processo manualmente. Imagine que a sua empresa comece a gerar muitos leads, com características e necessidades diferentes. Dias inteiros de trabalho podem ser utilizados para organizar e planejar o contato com todos esses indivíduos, ou você pode usar a automação de marketing.

Com a automação, as tarefas e informações são processadas de forma muito mais rápida, deixando muito mais tempo de sobra para sua equipe trabalhar em outros aspectos da campanha e até intensificar os esforços para aquisição de novos clientes. Em outras palavras, você reduz o custo necessário para conseguir novos consumidores.

A automação de marketing para e-commerce é uma prática essencial para potencializar os resultados de sua loja virtual. Além de tornar os processos mais rápidos e eficientes, a automação otimiza sua relação com o consumidor e permite que você intensifique os esforços para adquirir novos clientes sem precisar gastar um centavo a mais.

O mercado de e-commerces é aquecido e extremamente competitivo. Portanto, contar com uma ferramenta capaz de otimizar a relação com o cliente e melhorar sua experiência é essencial para manter-se vivo na disputa com a concorrência.

E aí, ficou claro o que é a automação de marketing para e-commerce e como ela pode ser utilizada em seu negócio?

Ao longo do texto, mencionamos algumas técnicas de marketing de conteúdo. Quer saber mais? Dê uma olhada neste post com 10 dicas de marketing de conteúdo para e-commerce!

*Conteúdo produzido por Rock Content.

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